Produtores de hortifrútis abastecem supermercados diariamente

O consumidor não sabe, mas os produtores de hortifrútis abastecem diariamente as redes de supermercados, e para tal envolve uma programação logística complexa, com cadeia de frio para manter o máximo possível do frescor, qualidade dos produtos e shelf life (vida de prateleira). “O serviço está cada vez mais profissional, para garantir que os produtos cheguem sempre com qualidade e frescos na mesa do brasileiro”, explica o presidente da Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo), Ricardo Lopes.

Na alta temporada, que começou agora com a chegada do Verão, tem períodos que o grupo de produtores de hortifrútis associados da Aphortesp comercializa mais de um milhão de pés de alface por dia. “Os pedidos começam a chegar por volta das 10 horas, depois é feita a programação da produção e da entrega”, conta o empresário.

Os 12 associados da Aphortesp ficam nos cinturões verdes do estado de São Paulo, em regiões como Mogi das Cruzes, Ibiúna, Vargem Grande Paulista, São Roque, Holambra, entre outras. Responsáveis pelo expressivo abastecimento de frutas, legumes e verduras, principalmente na Grande São Paulo, utilizam aproximadamente 200 veículos em suas frotas e contam com mais de 700 produtores parceiros. Ressaltamos que os produtores de hortifrútis são homologados pelos supermercadistas e os produtos são rastreáveis e coletados diariamente para controle de qualidade.

Entre as metas da Aphortesp para 2015 consta a criação de um grupo de trabalho para analisar a implementação de um selo de qualidade, com o IBRAHORT (Instituto Brasileiro de Horticultura), para que o consumidor possa identificar nas gôndolas os produtos das empresas associadas e tenham certeza que estão adquirindo produtos frescos e com qualidade garantida.