Informatização de compras e licitações podem evitar fraudes em municípios

A partir de 2016 todos os processos de compras e licitações dos municípios deverão ser cadastrados no site do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/GO), com upload dos arquivos correspondentes, em até três dias uteis após a publicação oficial. A determinação foi publicada na Instrução Normativa 12/2014, no dia 4 de Dezembro de 2014, no site do órgão.

Um dos pontos positivos dessa exigência é a prevenção contra fraudes em processos licitatórios ou outras irregularidades nos processos de compras. A Prodata Gestão Estratégica está entre as empresas que oferecem aos municípios goianos todas as ferramentas necessárias para atender esta demanda. “Cada vez mais as prefeituras precisam investir em seus processos de compras para se adequarem às exigências do TCM. Por meio do software é possível monitorar todo o processo de compras e licitações”, explica o gerente da Prodata, Marcus Flávio Arruda.

Mesmo antes da exigência do TCM, alguns municípios já utilizam o software Prodata para o Módulo Compras. Em Formosa, o superintende de compras do município, Agilson Rodrigues, conta que o sistema supre todas as necessidades da Prefeitura, principalmente, ao evitar o extravio de processos. “Todo o acompanhamento pode ser feito online pelo sistema, bem como as consultas aos relatórios de liquidação dos fornecedores, evitando pagamentos em duplicidade, por exemplo”, pontua. Desde 2012 a Prefeitura de Formosa utiliza o Módulo Compras.

O Módulo Compras da Prodata:
O Módulo Compras é um sistema eficiente que oferece legitimidade em todos os processos de compras e licitações. O software auxilia a contratação de serviços ou compras de produtos originários ou não de licitações. O módulo é preparado para controlar todas as aquisições e licitações por meio dos submódulos Almoxarifado, Licitação e Pregão Presencial.

Sobre a Prodata:
A Prodata é uma empresa de sistemas de gestão que desde 1985 fornece soluções em software de gerenciamento. A companhia, localizada em Goiânia (GO), tem como foco a excelência na criação de softwares personalizados que facilitam a gerência de forma integrada. A empresa é líder no segmento de médios e grandes municípios e está presente em diversas cidades goianas, além de prefeituras e outros órgãos nos Estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Pará.