Centro de Oficinas da Mulher realizada aula inaugural e amplia ofertas de cursos

O Centro de Oficinas da Mulher realizou hoje (10) a aula inaugural dos cursos profissionalizantes que oferece gratuitamente para a comunidade. A solenidade, prestigiada por vereadores e secretários municipais, reuniu as 80 alunas já inscritas para o primeiro semestre de 2015. O prefeito Beto Preto, que cumpria agenda em Curitiba, foi representado pelo secretário de governo, Sérgio Luiz Barroso.
Além dos tradicionais cursos como artesanato (biscuit, patch aplique, bordado em chinelo e decoupagem), informática básica, corte e costura, culinária, beleza e estética (cabeleireiro, depilação, manicure e pedicure, e design de sobrancelhas), e de dança, que só em 2014 foram frequentados por 600 mulheres, a programação de atividades neste ano traz várias inovações.
As interessadas em receber qualificação profissionalizante agora também têm a opção de freqüentar aulas de Bordados Manuais; Crochê em Malha para confecção de bolsas, esteiras e tapetes; Pintura em Tecido; Arte em Biscuit; Restauração de Peças e Móveis em Madeira; e Tricô para Bebês. Os novos cursos serão ministrados pelas oficineiras solidárias que fazem parte Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana.
“Vamos manter a estratégia de descentralizar nossa atuação. A proposta é levar as ações realizadas aqui na oficina da mulher também para os bairros”, afirmou a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado. Essa prática é voltada principalmente às mulheres que enfrentam dificuldades para se deslocar até o Centro de Oficinas, no Jardim América. Parte dessa estratégia de descentralização é desenvolvida através do ônibus itinerante equipado com máquinas para oferta do curso de modelagem e costura.
O Centro de Oficinas da Mulher é mantido pela Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, com objetivo de promover a autonomia econômica das mulheres e conseqüente geração de renda. Alguns cursos ainda oferecem vagas e as interessadas devem se dirigir à Rua Castro Alves, 335 – Jardim América. Idade mínima: 16 anos, público exclusivamente feminino. Os documentos necessários para inscrição são: cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações pelo 3426-9153.