Autarquia de Educação vistoria frota do transporte escolar

Com a finalidade de garantir um transporte seguro e de qualidade para os alunos apucaranenses, a Autarquia Municipal de Educação (AME) providenciou uma rigorosa inspeção nos veículos de sua frota do transporte escolar. A vistoria foi feita na manhã desta quinta-feira (05/02), no pátio de máquinas da prefeitura.

Ao todo, 21 ônibus e micro-ônibus e 6 vans foram inspecionados por agentes da 15ª CIRETRAN, do 10º Batalhão de Polícia Militar, da Guarda Municipal e por equipe da própria AME.  Os itens verificados foram: pintura da lataria, para-choques dianteiro e traseiro, pneus, estepes, emplacamento, faixas amarelas com 40 centímetros, alvará, licenciamento, existência de chave de roda, triângulo e macaco hidráulico, extintores de incêndio, cinto de segurança, lanternas, luzes de freio e indicativa de ré, entre outros.

A vistoria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), por sua vez, já havia sido realizada gradativamente nos meses de dezembro e janeiro.

Segundo o diretor geral de transporte escolar municipal, Ailton Rodrigues de Souza, os veículos inspecionados são todos da frota própria da Autarquia Municipal de Educação. “Já os proprietários de ônibus e vans terceirizados devem apresentar o certificado de vistoria de seus carros por ocasião da renovação dos contratos, que está em andamento”, afirmou.

A fiscalização de hoje constatou que os 27 veículos examinados estão em ótimas condições de uso. “Apenas três ônibus apresentaram luzes de freio queimadas, que foram imediatamente substituídas”, acrescentou.

A Autarquia Municipal de Educação possui atualmente 58 linhas do transporte escolar que passam por todos os bairros da cidade. Cerca de 6 mil alunos, das redes municipal e estadual de ensino, utilizaram o serviço em 2014, mas um amplo trabalho vem sendo feito para garantir a essas crianças vagas mais próximas às suas casas a partir do novo ano letivo.

A diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, garante que agora já está tudo pronto para a volta às aulas na próxima segunda-feira (09/02). “O objetivo da vistoria é assegurar aos estudantes um transporte seguro, confortável e dentro dos padrões de qualidade”, disse ela.