Apucarana quer estimular avicultura

A Prefeitura de Apucarana está iniciando negociações com a Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari (Cocari), visando parcerias para implantação de aviários em várias regiões rurais do município. O tema foi discutido em reunião mantida ontem pelo prefeito Beto Preto com Jaime Scardoelle Filho, responsável técnico pela área de Fomento Avícola da Cocari. Do encontro também participaram o ex-deputado Estadual Miltinho Púpio, que mantém estreita relação com dirigentes da Cocari; e o secretário municipal da Agricultura, João do Carmo Fonseca.
Com a instituição de lei municipal que permite a parceria da Prefeitura de Apucarana com produtores rurais, para execução de obras de terraplanagem e de restauração de carreadores, Beto Preto vislumbra a possibilidade de crescimento da avicultura em Apucarana. “Trata-se de uma atividade rentável e que pode contribuir de forma significativa no ICMs do Município”, avalia o prefeito.
Scardoelle confirma que a avicultura está crescendo na região e lembra que, atualmente, a Cocari exporta cortes de aves para Rússia e outros países. “Estamos aqui para conversar e estreitar o nossos relacionamento com Apucarana, a pedido do ex-deputado Miltinho Púpio que é um entusiasta do agronegócio”, afirma o técnico da Cocari.
Ele aproveitou o encontro com o prefeito Beto Preto e o secretário da Agricultura, João do Carmo Fonseca, para conhecer mais a respeito do Programa Terra Forte. Conforme pondera o prefeito, no futuro a prefeitura poderá até firmar uma parceria com a Cocari, no segmento de agroindústria, para aproveitar o potencial do setor de fruticultura.
Beto Preto lembrou que o “Terra Forte” começou em maio de 2013, com o objetivo de diversificar e gerar emprego e renda na agricultura familiar. “A área escolhida para investimento foi a fruticultura, com a adesão inicial de 110 produtores rurais”, informou ele, acrescentando que hoje o programa já agrega 210 cadastrados. De acordo com as regras do programa, nas primeiras colheitas, os participantes do programa irão repassar frutas para a merenda escolar de Apucarana.
Na parceria, os agricultores recebem mudas de frutíferas, calcário e fosfato, além de toda a assistência técnica de manejo. Já foram plantadas uva rústica de mesa, uva para vinho, maracujá, goiaba e figo. A secretaria da agricultura também já tem quase prontas para entrega de mudas de banana e morango, nas próximas etapas do programa.
Na presença do técnico da Cocari, o prefeito Beto Preto aproveitou a ocasião para assinar mais onze contratos de agricultores que aderiram ao Terra Forte e estão recebendo 18 mil mudas de maracujá, para dar início à cultura.