Vice-prefeito prestigia incorporação de novos recrutas em Apucarana

Em solenidade presidida pelo tenente coronel Marcio Luiz Passos Tibério, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) incorporou 276 novos recrutas. A cerimônia, realizada nesta quinta-feira (06/03), nas dependências da unidade local do Exército, contou com a  presença do vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), que no ato representou o prefeito Beto Preto, e do prefeito de Arapongas, Antônio José Beffa.

Três momentos marcaram a cerimônia. Recrutas, familiares, autoridades e convidados foram recepcionados no ginásio de esportes da corporação, onde participaram de um culto de ação de graças. Depois, ainda à paisana, o grupamento de conscritos de 2014 se deslocou até o acesso do 30º BIMec, ocorrendo a abertura do portão das armas e a entrada simbólica dos recrutas. Na sequência, eles vestiram o tradicional fardamento do efetivo e participaram da formatura de incorporação.

De acordo com o tenente coronel Tibério, comandante do 30º BIMec, a incorporação de recrutas ocorre simultaneamente em todas as organizações militares do Exército no País. O contingente que vem para o 30º  BIMec é oriundo de três municípios tributários -  Apucarana, Arapongas e Jandaia do Sul – e que abrangem diversas outras cidades que ficam em seu entorno.  Devido à área de abrangência, a unidade localizada em Apucarana recebe a denominação de “Sentinela do Norte do Paraná”.

Dentro das organizações militares, os recrutas são incentivados ao trabalho em equipe e à ajuda mútua, além de respeitar padrões de hierarquia, disciplina, moral e ética. “A incorporação faz parte do preparo da reserva mobilizável, com o desenvolvimento de atividades de formação básica, qualificação e adestramento”, explica o tenente coronel, salientando que na fase inicial os recrutas ficarão em regime de internato até o dia 21 de março e depois cumprirão o restante do serviço militar podendo visitar regularmente seus familiares.

O prazo mínimo em que eles ficarão na corporação é de 10 meses, período que poderá ser ampliado por até 8 anos, em processos militares que são conhecidos como engajamento e reengajamento.  “Isso dependerá da quantidade de vagas existentes e do desempenho de cada um. Eles poderão ser promovidos a cabo e até a 2º sargento temporário”, observa Tibério.

O vice-prefeito de Apucarana enaltece o trabalho do Exército, salientando que o  30º BIMec  é uma instituição que goza de prestígio e de credibilidade em Apucarana. “Muito nos orgulha ter uma unidade do Exército em Apucarana e de ver os recrutas servindo à Pátria, dedicando praticamente um ano – ou até mais – das suas vidas a esta valorosa instituição. Os pais podem ter certeza que seus filhos estão numa instituição de credibilidade e que os ajudará a serem homens melhores”, assinala.