Vacinação contra a paralisia infantil e sarampo encerram nesta sexta-feira

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana alerta que a campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) e sarampo segue até sexta-feira (12/12). As doses estão disponíveis, gratuitamente, em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacina. O atendimento é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. “A dose da vacina contra pólio é oral (gotinhas) e a contra o sarampo (tríplice viral) é injetável. Pedimos aos pais ou responsáveis que ainda não levaram suas crianças para vacinar, que compareçam sem falta até esta sexta-feira. Com saúde não se brinca”, pontua o prefeito Beto Preto (PT), que é medico.

Um balanço divulgado nesta terça-feira (09/12) pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica revela que ainda restam muitas crianças a serem imunizadas em Apucarana. Tendo como referência mínima 95% de imunização, até o momento foram vacinadas 80% das 10.123 crianças estabelecidas como meta contra a paralisia infantil, e cerca de 75% do total de 7.310 crianças contra o sarampo. “Os pais ou outros responsáveis devem levar junto a carteira de vacinação”, reforça o diretor-presidente da AMS, enfermeiro Roberto Kaneta.
A campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) tem como público alvo crianças a partir de seis meses até cinco anos incompletos. Já a de sarampo atende na faixa etária a partir de um ano até cinco anos incompletos. Mais informações sobre os locais de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 3422-5888.
A campanha de vacinação nacional, iniciada em 8 de novembro, já vacinou em todo o país 9,5 milhões de crianças contra a poliomielite, o que representa 74,8% da meta estabelecida. Contra o sarampo, 7,3 milhões de crianças já receberam a dose, cerca de 66,9% do público-alvo.