UPA de Senador Canedo informatiza atendimento

Sistema de gestão estratégica foi implantado na Unidade de Pronto Atendimento para agilizar auxílio médico

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senador Canedo informatizou o atendimento com a implantação do sistema de gestão estratégica da Prodata, empresa de softwares de gestão. Após um ano de utilização do programa, diversas melhorias são notadas no atendimento e gestão da unidade.

A ideia de instalar o sistema surgiu com o atual diretor administrativo da unidade, Fernando Pelozo. O software da Prodata, que é feito por módulos totalmente integrados, foi implantado na UPA sofrendo as adaptações necessárias para atender as demandas do local.

Pelozo indica que o sistema contribuiu com a melhoria da produtividade dos médicos. Antes, era possível encontrar médicos ociosos ou em momento de descanso impróprio enquanto que a demanda por atendimento era grande. Com o sistema de gestão estratégica, os médicos conseguem se organizar para prestar um bom atendimento e ainda ter sua pausa na jornada do plantão.

Com base nos dados que o sistema produz, o diretor se antecipa a situações e planeja a unidade para momentos mais críticos. Por exemplo, em dezembro de 2013, a UPA de Senador Canedo realizou 9.275 atendimentos, o maior número registrado no ano. Isso, de acordo com o diretor administrativo, possibilita que você prepare a unidade para o mesmo período do próximo ano reforçando o número de médicos no plantão, estocagem de medicamentos e etc.

O sistema também admite gerenciar o plantão dos médicos, montando uma escala onde os profissionais são alternados em diversas especialidades, de modo a otimizar o atendimento e não sobrecarregar ninguém. De acordo com Pelozo, “o modelo da Prodata permite administrar e não apagar incêndios.”

Anteriormente, não havia o controle de como estava o auxílio médico. Hoje, com as planilhas e banco de dados é possível saber como anda o atendimento, o que está funcionando e o que não esta. E assim, direcionar esforços para resolver o problema específico de maneira ágil e prática.

Com o sistema, e possível fazer a classificação de risco do paciente e obter informações como o tempo de espera e o número de atendimentos por dia. Dessa forma, o gestor deixa de resolver problemas na simples admissão e classificação do paciente para se administrar a unidade gastando tempo com situações imprescindíveis.

Sobre a Prodata:

A Prodata é uma empresa de sistemas de gestão que desde 1985 fornece soluções em software de gerenciamento. A companhia, localizada em Goiânia (GO), tem como foco a excelência na criação de softwares personalizados que facilitam a gerência de forma integrada. A empresa é líder no segmento de médios e grandes municípios e está presente em diversas cidades goianas, além de prefeituras e outros órgãos nos Estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Pará.