Sesc Consolação tem 5 dias dedicados a flauta, oboé, clarineta, fagote e saxofone, entre 13 e 17 de agosto

Os concertos são oportunidades especiais para acompanhar grandes músicos e aprender sobre os instrumentos

Cinco dias dedicados a apresentações de flauta, oboé, clarineta, fagote e saxofone, entre 13 e 17 de agosto. É o que programa o Sesc Consolação, que nestes dias receberá músicos para a gravação do DVD “A Família das Madeiras”, a ser lançado pelo Selo Sesc, braço do Sesc São Paulo que difunde o que há de melhor na música brasileira.

Abertos ao público em geral, os concertos vão abordar o surgimento dos instrumentos, seus aperfeiçoamentos técnicos e, sobretudo, a evolução de repertórios, que incluirá tanto obras de música erudita quanto populares.

A Família das Madeiras é um conceito musical que reúne instrumentos de sopro que funcionam por meio da vibração de palhetas de madeira. O nome vem do material com o qual a maioria dos instrumentos é fabricada. Atualmente, alguns desses instrumentos são feitos de metal, como a flauta, o flautin e o saxofone. Mesmo assim seus sons continuam sendo emitidos pela vibração das palhetas de madeira.

Os concertos serão os seguintes:

- dia 13, às 21h: Oboé, com Alexandre Ficarelli, acompanhado pelo pianista Marcos Aragoni; Fagote, com Fábio Cury, acompanhado por Alessandro Santoro (piano e cravo) com participação especial de Romeu Rabelo (contrafagote).

- dia 14, às 21h: Saxofone, com o Quarteto Saxofonia, acompanhado pela cantora Carol Bezerra e pelo percussionista Jonatas Silva.

- dia 15, às 21h: Madeiras, com o Quinteto Villa-Lobos.

- dia 16, às 21h: Flauta, com Cássia Carrascosa, acompanhada pelo pianista Horácio Gouveia e pelo violonista Edmilson Capelupi

- dia 17, às 20h: Clarineta, com o Quinteto Sujeito a Guincho.

O DVD “A Família das Madeiras” fará parte de um projeto do Selo Sesc desenvolvido para amantes da música e que coloca foco nas origens, características e tipo de repertório interpretado. Já foram lançados dois DVDs desta série: “Piano – Uma história de 300 anos” (2011) e “A Família das Cordas” (2013), ambos com direção de Marcelo Machado e roteiro e concepção do jornalista e crítico musical João Marcos Coelho.

João Marcos Coelho – Jornalista e crítico musical do jornal O Estado de S. Paulo desde 1989, do suplemento Eu & Fim de Semana do jornal Valor Econômico e da revista Concerto. Publicou em 2008 o livro “No Calor da Hora – Música e Cultura nos Anos de Chumbo”, pela Editora Algol, finalista no Prêmio Jabuti 2009. Coordena há dez anos o módulo de música contemporânea da CPFL Cultura.

Serviço

Concertos: A Família das Madeiras

Local: Sesc Consolação – Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, tel. 3234-3000

Dias: 13, 14, 15 e 16 de agosto às 21h

Dia: 17 de agosto às 20h

Classificação indicativa: Acima de 14 anos

Ingressos: 2,00 / 5,00 / 10,00

Venda online: A partir do dia 16 de agosto às 18h

Venda presencial: A partir do dia 17 de agosto às 17h30.

Horário de funcionamento da bilheteria: De segunda a sexta das 12h às 22h e sábados das 10h às 21h.