SEMUSA e SESAU entregam em Buritis 35 cadeiras de rodas aos portadores de necessidade especial

A prefeitura do município de Buritis, por meio da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde), representada pelo secretário da pasta Dr. Marcelo Barros, em parceria com o Governo do estado de Rondônia através da SESAU/RO, entregou “35 cadeiras de rodas” aos portadores de necessidade especial, e pares de muletas para locomoção pessoal. A entrega das cadeiras aconteceu na manhã de última segunda última (03), nas dependências do Posto de Saúde no antigo Hospital São Gabriel.

Na oportunidade. Fábio Rodrigues que tem um filho de doze anos, Flaiton Gonçalves Rodrigues, que apresenta necessidades especiais recebeu das mãos da equipe da SEMUSA e SESAU, uma cadeira especial com adequações própria que a situação do usuário requer. Todo o trabalho vem sendo feito através de um cadastro no departamento de ação social para pacientes com dificuldades locomotivas. Para os meios de locomoção a SEMUSA disponibiliza cadeiras de rodas especiais e de banho, andadores, muletas e próteses ortopédicas, que é garantido pelo governo do estado e, ainda cadastramento para aquisição de passe livre estadual e federal para as pessoas com deficiência.

A SEMUSA cadastra pessoas que necessitam de uso contínuo de fraldas, por recomendação médica e distribuição de leite para crianças desnutridas. No planejamento familiar faz distribuição de preservativos, laqueaduras para mulheres e vasectomia para homens interessados em controle da natalidade infantil, além de Tratamentos Fora de Domicílio (TFD). Todos esses benefícios são realizados pelo acolhimento no Posto de Saúde Central, que conta com profissionais, onde constrói propostas de ações capazes de preservar e efetivar os direitos humanos a partir das demandas urgentes da sociedade municipal.