Semana de Ciência e Tecnologia mobiliza a comunidade acadêmica de Itacoatiara

O público lotou o auditório do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET), na noite desta segunda-feira (13), para assistir a cerimônia de abertura da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema, no ano de 2014, é ‘Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social’.
Assim com já aconteceu em anos anteriores, a SNCT no município de Itacoatiara está sendo organizada com a parceria Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Na cerimônia de abertura que foi presidida pelo Reitor em exercício, professor Hedinaldo Lima, contou ainda com a participação do Diretor do ICET, professor Fábio Ferreira, do Prefeito dos Campi, professor Atlas Barcelar, da Pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Maria do Socorro Chaves, que proferiu a palestra de abertura da Semana, do professor Luiz Antonio Pinto, representando a UEA, do professor Leonardo Monteiro, representando o CETAM, da professora Luzia Rodrigues, representando a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), do professor Claudemilson de Oliveira, representando a Coordenadoria das Escolas Estaduais e da professora Ester Figueiredo, Secretária Municipal de Educação.
O Reitor em exercício, professor Hedinaldo Lima, enfatizou tema da semana. “A ciência e a tecnologia devem vir para tornar a sociedade melhor e mais justa, fundamentada em valores éticos e não apenas trazer ganhos econômicos. É fundamental ainda ressaltar o papel das instituições (CETAM, UEA e UFAM) que se irmanaram em prol de tão grande causa”, completou.
Em sua fala, o diretor do ICET, professor Fábio Ferreira, rememorou o crescimento da Semana de C&T em Itacoatiara com sua primeira edição realizada no ICET em 2007. “É com muito orgulho que celebramos mais uma abertura da SNCT em Itacoatiara, que neste ano, conta com mais de 1800 inscritos, este número que só cresce a cada ano, foi fruto do árduo trabalho da comissão organizadora composta pelas três instituições (CETAM, UEA e UFAM) e do inegável apoio das agências financiadoras (FAPEAM e CNPq)”, comentou.
Durante a cerimônia aconteceram ainda momentos culturais, em que talentos do município se expuseram em apresentações musicais.
Sobre o evento
A SNCT em Itacoatiara vai até o dia 17 de outubro, engloba o 6º Simpósio Interinstitucional CETAM, UEA e UFAM, a 8ª Semana de Informática – CESIT/UEA, a 6ª Semana de Engenharia Florestal, a 2ª Semana de Saúde Coletiva e o 2º Encontro de Educação Técnica do Estado do Amazonas, e outros eventos integrados.
O evento é multi e interdisciplinar e objetiva mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.