São Miguel se prepara para o encontro regional do território

Na tarde da ultima quarta feira (12) os representantes do poder público e da sociedade civil de São Miguel do Guaporé se reunirão no sindicato dos trabalhadores rurais, para falar sobre o Território do Vale do Guaporé e discutir metas e demandas apresentadas pelo município.

O território da cidadania é um conselho que se reúne entre comunidades civis e políticas de uma determinada região para buscar recursos para a mesma, através dos governos estaduais e federais. O território do vale do Guaporé é composto pelos municípios de São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques, e foi reconhecido no ultimo ano como território da cidadania graças ao empenho do poder público, podendo assim obter recursos da esfera federal.

A reunião teve inicio às 14h30min com a fala vereador Valmir Aparecido Pessoa dos Santos agradecendo a presença de todos, Jerry Adriani Nunes Gonçalves assessor parlamentar do deputado federal Padre Ton falou da necessidade de eleger um novo colegiado do território, o Sr. Genair Capellini, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Rondônia fez esclarecimentos sobre os territórios homologados, das conferências territoriais a nível federal e estadual, ele afirmou que todas as propostas foram aprovadas, só lamenta a dificuldades dos recursos para desenvolver os trabalhos dos Territórios Homologados.

Genair esclareceu que o MDA já estar elaborando um edital para contratar um assessor que irá assessorar as ações dos territórios, falou sobre a elaboração do Plano e procedimentos legais das ações do território, dos Programas que já estão sendo desenvolvidos nos territórios e citou algumas ações como Programa Luz para Todos, Programa de Habitação Rural, Minha Casa Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar, CPR Estoque, Arca das Letras, Documentação Pessoal, PRONAF, e outros.

Após as falas foi decidido o novo colegiado que irá representar o município no encontro regional do território dia 28 em São Francisco do Guaporé. Esteve presente na reunião o vice-prefeito Jairo Alves de Almeida, vereador João de Paulo, secretário de agricultura Arilson Valério da Silva, secretário de meio ambiente Orildo Ferreira dos Santos, secretário de obras Paulo de Souza, secretário de esporte e cultura José Ribeiro dos Santos e representantes de entidade como a EMATER-RO, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais e associações rurais do município.