Programa Cooperjovem é lançado na rede municipal de ensino

Alunos do 4º e 5º anos de escolas municipais receberão noções sobre cooperativismo em 2014. Com a capacitação de um grupo de professores, o Programa Cooperjovem foi lançado nesta quinta-feira (06/02), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana. Nesta etapa, o programa atenderá cerca de 300 alunos de cinco escolas municipais.

O Cooperjovem é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), colocada em prática através de uma parceria entre cooperativas e secretarias de educação. Em Apucarana, o programa será desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação (AME), junto com a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cocari).

De acordo com Eliane Felício de Souza Tonin, coordenadora de projetos pedagógicos da AME, o programa atenderá alunos do 4º e 5º anos. “Vamos levar conhecimentos e habilidades aos professores, que ao longo do ano vão desenvolver a temática em sala de aula. O programa levará comportamentos e a cultura do cooperativismo”, explica.

A capacitação desta quinta-feira ficou a cargo do professor e palestrante Amauri Crozariolli, que mantém uma empresa de consultoria na área de desenvolvimento profissional. “O cooperativismo não se restringe ao setor agroindustrial, mas hoje está presente em diversos segmentos, como de crédito e de prestação de serviços. O objetivo é desenvolver o espírito cooperativo na comunidade”, frisa.