Procissão fluvial une fiéis de Apucarana

Com a presença do prefeito Beto Preto (PT), a Comunidade Santa Madre Paulina da Paróquia Cristo Rei, em Apucarana, celebrou neste domingo (02/02), a 3ª Festa em Ação de Graças a Nossa Senhora dos Navegantes. Parte integrante dos festejos dos 70 anos de Apucarana – comemorados no último dia 28 – a festividade religiosa atraiu grande número de fiéis com destaque à celebração de missa e procissão fluvial na Represa do Schmidt.

O prefeito destacou a importância da Fé. “Um povo com Fé é um povo forte. Quero parabenizar a todos que estiveram envolvidos na organização deste evento religioso, que une as pessoas, prega o amor e a proteção de Maria, Mãe de Jesus, para conosco”, disse Beto.

O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes é uma data do calendário católico comemorada todos os anos no dia 2 de fevereiro. O dia chegou ao Brasil através da influência de navegadores portugueses e espanhóis.

Coordenada pelo Ministro Josué Araújo (Tutti), da Igreja Madre Paulina, a festa em Apucarana contou com a presença de outras autoridades municipais, como a do vice-prefeito Júnior da Femac e alguns vereadores. “Após santa missa, na companhia de centenas de fiéis, realizamos a procissão pelas ruas do Residencial Ouro Fino até a Represa do Schmidt, onde a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi colocada num barco para a procissão pluvial, escoltada pelo Corpo de Bombeiros de Apucarana”, relata Tutti.

No retorno da imagem às margens da represa, o Padre Pedrinho, responsável pela Paróquia Cristo Rei, agradeceu aos presentes, já convidando a todos para se mobilizarem para a quarta festa, que acontecerá no início de 2015. “Após esta celebração, foi dada a bênção da Garganta, pois nesta segunda, dia 03, foi o Dia de São Brás, venerado pelos católicos como protetor da garganta”, conta o ministro.

Padroeira do bairro – Segundo relata Tutti, o Núcleo Residencial Ouro Fino escolheu Nossa Senhora dos Navegantes como padroeira e quer transformar a represa em um lugar de devoção, lazer e proteção ao meio ambiente. “Nós da comunidade Madre Paulina, pertencente à Paróquia Cristo Rei, agradecemos a todos pela participação e apoio. Ao senhor prefeito municipal, Dr. Beto Preto, ao vice Júnior da Femac, e a todos os secretários e equipe da prefeitura que colaboram para deixar em dia toda a infraestrutura do local para a realização da festa. Ao 10º Batalhão da Polícia Militar, Guarda Municipal e ao Corpo de Bombeiro e aos veículos de comunicação nossos mais sinceros agradecimentos”, concluiu o ministro.

Tradição – Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos a Maria, Mãe de Jesus Cristo. Conta a tradição que Maria começou a receber essa designação quando os marinheiros e outras pessoas que viajassem pelo mar pediam em suas orações a Maria, proteção na viagem. Eles acreditavam que Maria poderia protegê-los dos perigos que podem acontecer no mar, como tempestades e naufrágios.

Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora das Candeias são outros nomes atribuídos a Nossa Senhora dos Navegantes. No Dia de Nossa Senhora dos Navegantes muitas pessoas também comemoram o Dia de Iemanjá.