Prefeitura recupera estrada na Caixa de São Pedro

A patrulha rural mecanizada, mantida pela Prefeitura de Apucarana, concluiu nesta semana a recuperação da estrada que liga o Distrito de Caixa de São Pedro a PR 444. O trecho, de cerca de 2,5 quilômetros de extensão, é um caminho alternativo para chegar à rodovia, bastante utilizado por produtores rurais para o transporte de grãos e de máquinas. As melhorias chegaram após mais de 6 anos de espera.

O secretário municipal da Agricultura, João Carmo Fonseca, acompanhado do superintendente da pasta, José Luiz Porto, vistoriou os trabalhos nesta sexta-feira (24/01). “O trecho foi recuperado com a execução de vários serviços, como abaulamento da estrada, colocação de piçarra e compactação, além da construção de lombadas e de bigodes para escoamento da água das chuvas”, explica Fonseca.

O secretário lembra que a estrada é muito utilizada para o transporte da safra, uma vez que nas proximidades fica uma empresa de recebimento de grãos e que também comercializa insumos agrícolas. “É a antiga estrada que fazia a ligação a Mandaguari e que até hoje é bastante utilizada por produtores de Apucarana e também de municípios vizinhos”, esclarece.

A recuperação foi aprovada por proprietários rurais e motoristas que utilizam o caminho alternativo. “Ficou nota dez. É o que estávamos precisando, pois a estrada ficou de 6 a 8 anos sem nenhum tipo de melhoria”, afirma Luiz Firmino, que possui uma propriedade de 21 alqueires nas imediações.

O agricultor Luiz Carlos Sartori, que também possui uma van que faz o transporte de estudantes, relata que caminho alternativo reduz o trânsito de maquinários agrícolas no meio do Distrito de Caixa de São Pedro. “Pegando o desvio, não tem risco das máquinas enroscarem nos fios da rede de energia elétrica. Além disso, a estrada diminui a distância até a rodovia em cerca de 3 quilômetros”, completa.