Prefeitura de Trindade investe em software de gestão para regularizar as contas

Os módulos financeiro e contabilidade da Prodata foram implantados, urgentemente, para normatizar pagamentos e prestação de contas que estavam atrasados

A prefeitura de Trindade (GO) implantou, recentemente, e em caráter de urgência os módulos financeiro e contabilidade da Prodata, empresa de software de gestão. O município, localizado na região metropolitana de Goiânia (GO), estava com a folha de pagamento e prestação de contas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) atrasadas antes da implantação dos programas.

A Prodata iniciou o processo de informatização do município após o processo licitatório. De acordo, com o Gestor do Instituto de Previdência de Trindade (Trindade Prev), Argheu Alves Borges, a contratação da empresa foi vantajosa. Ele cita a inovação tecnológica dos produtos da companhia e a localização da empresa, que tem sede em Goiânia, o que facilita o suporte dos programas do município como fatores diferenciais.

O sistema financeiro da Prodata é composto por quatro módulos: contabilidade, arrecadação, financeiro e orçamento. Destes, o primeiro a ser implantado em Trindade foi o módulo de contabilidade. Desde 2013, o município não enviava ao Tribunal de Contas do Município (TCM-GO) os relatórios de prestação de contas. Este módulo permite ao administrador público o acesso e exploração das informações de forma ágil e descomplicada, com a obtenção de pareceres completos e detalhados. Além disso, o programa é totalmente adequado as normas do TCM o que facilita a construção de relatórios e balancetes.

Outro módulo implantado, urgentemente, para resolver todas as pendências da prefeitura de Trindade foi o financeiro, que permitiu o saldo imediato da folha de pagamento dos servidores públicos que estava atrasada. “Em 10 dias, o pessoal da Prodata conseguiu implantar o programa e quitar a folha de pagamento”, afirma Argheu.

O módulo financeiro possibilita a prefeitura ter controle de toda a movimentação financeira do município ou órgão. Ele proporciona o controle de contas bancárias, saldos a pagar e a receber, emissão de demonstrativo de dívidas, efetivação de pagamentos e realização de transferências bancárias com segurança.

Próximas implantações

Trindade receberá em breve a implantação dos módulos arrecadação e saúde. Isso porque o município acredita que o processo de informatização de prefeituras/órgãos por meio do sistema de gestão gera credibilidade e fortalece o processo de transparência. Além disso, favorece o controle e a gestão financeira municipal. “Ter a prefeitura informatizada possibilita uma gestão mais eficiente, já que as decisões são tomadas em cima de dados gerados por sistemas altamente confiáveis”, afirma Argheu.

Sobre a Prodata:

A Prodata é uma empresa de sistemas de gestão que desde 1985 fornece soluções em software de gerenciamento. A companhia, localizada em Goiânia (GO), tem como foco a excelência na criação de softwares personalizados que facilitam a gerência de forma integrada. A empresa é líder no segmento de médios e grandes municípios e está presente em diversas cidades goianas, além de prefeituras e outros órgãos nos Estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Pará.