Prefeitura anuncia planejamento para resolver problemas da malha viária do Núcleo João Paul

Diante da manifestação de alguns moradores em relação as condições da malha viária do bairro, o prefeito Beto Preto (PT) ponderou nesta segunda-feira (13/01) que devido a erros técnicos cometidos desde a execução da pavimentação inicial das vias, há mais de 30 anos, hoje 80% das ruas do Núcleo Habitacional Papa João Paulo I estão deterioradas. “Todos sabem que os problemas do asfalto deste bairro não são de hoje, mas pouca gente tem conhecimento que as ruas deste núcleo foram feitas originalmente com base de piçarra (material não indicado por sua fragilidade) e sobre ela aplicada uma camada asfáltica de apenas um centímetro de espessura. Ao longo dos anos este erro técnico se tornou um problema crônico que não será resolvido apenas com tapa-buraco, por isto temos um plano mais amplo para a malha viária do bairro”, anuncia o prefeito.

Segundo ele, para amenizar os problemas equipes de tapa-buraco chegam ao bairro nesta semana. “Já tínhamos em nosso cronograma esta operação emergencial. Nossas equipes atuam na região há dias, onde realizamos recuperação no asfalto no Parque Industrial Zona Oeste, no Núcleo Habitacional Osmar Guaraci Freire e na própria entrada principal do João Paulo”, explica Beto.

Além da recuperação emergencial do pavimento, equipes de roçagem já atendem ao Núcleo João Paulo e região. “Estamos promovendo a roçagem e limpeza do campo de futebol e também nas três entradas para o núcleo”, informa.

Como solução para os problemas existentes hoje na malha viária do Núcleo João Paulo, o prefeito Beto Preto anunciou com amplas intervenções que vão exigir obras de drenagem, reperfilamento, recomposição com massa quente (CBUQ) (ruas com maior tráfego, como passagem de ônibus) e aplicação de lama asfáltica (nas ruas mais planas). “É um trabalho misto que vamos promover neste bairro. Inclusive já realizamos testes em uma quadra da Rua Rio Iguaçu”, relata o prefeito.

Para a realização da lama asfáltica a Secretaria de Obras anuncia já ter realizado a licitação. “A tão esperada melhoria vai chegar, atendendo ainda a outros bairros como o Osmar Guaraci, o Jardim Sol Nascente e Gramados. Peço um pouco mais de paciência e convoco a população também a colaborar, mantendo limpa a frente de suas residências, não jogando lixo e entulhos nas ruas, pois consequentemente quando chove tudo isto vai parar nos bueiros, entupindo-os e causando ainda mais danos ao asfalto”, pediu Beto Preto. Segundo estimativa inicial da prefeitura, mais de 100 toneladas de massa asfáltica serão necessárias para promover a recuperação viária no Núcleo João Paulo.