Prefeitura amplia discussão sobre plano diretor

Dentro do objetivo de tornar o processo mais participativo possível, a prefeitura de Apucarana promoveu ontem a segunda reunião técnica para discutir mudanças no plano diretor do município, desta vez voltada principalmente a imobiliaristas. Há cerca de um mês, o tema foi debatido tecnicamente com engenheiros, arquitetos e construtores e nas duas oportunidades não faltaram sugestões em torno dos principais alterações propostas pelo estudo do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).

Uma delas diz respeito à verticalização, ou seja, a construção de prédios em regiões onde hoje não é permitido. Outra proposta é a ampliação do perímetro urbano, visando habilitar novas áreas para receber recursos do Governo Federal, através do Ministério das Cidades.

As discussões agora serão expandidas à população em geral, em forma de audiência pública, prevista para o mês de março. “Em breve vamos publicar no diário oficial a data da audiência pública e automaticamente disponibilizar, para consulta em geral, o anteprojeto de alterações no plano diretor, já com as considerações levantadas nas reuniões técnicas”, informa o vice-prefeito e diretor do Idepplan, Júnior da Femac.

Esperamos uma grande representatividade dos vários segmentos da sociedade na audiência pública. É a oportunidade para manifestações em torno desse importante tema. O plano diretor estabelece como, onde e em que ritmo Apucarana vai crescer. Esta em discussão o futuro desenvolvimento de Apucarana, com conseqüências diretas no dia a dia de todo cidadão”, avalia Junior.