Prefeito Beto Preto homenageia pioneiro Adelino Miquelão

Em solenidade realizada em seu gabinete, o prefeito Beto Preto homenageou na noite de ontem (7) o pioneiro de Apucarana Adelino Valentim Miquelão, residente há 75 anos no distrito da Caixa de São Pedro. O evento foi prestigiado por amigos, familiares, vice-prefeito Júnior da Femac e o vereador Mauro Bertori.

Aos 89 anos e sete meses, como faz questão de detalhar, Adelino recebeu das mãos de Beto Preto uma placa com os dizeres: “Pessoas de sensibilidade deixam marcadas suas presenças onde passam. Sua marca fica na história do distrito da Caixa de São Pedro”. “Está é um forma de manifestarmos o respeito que temos pelos pioneiros de Apucarana. É um reconhecimento a contribuição do senhor Adelino para criação e crescimento do município. Temos que recordar tudo que aconteceu para chegarmos até aqui, ano em que Apucarana comemora 70 anos”, disse Beto Preto.

Acompanhando dos pais João e Rosa Miquelão, Adelino chegou, aos 14 anos, a localidade que se tornou Caixa de São Pedro, no dia 3 de outubro de 1938, de onde nunca saiu. É testemunha viva do surgimento do município de Apucarana, já que o distrito se formou primeiro que a cidade. Sempre trabalhando na zona rural, foi carroceiro, o único da época que transportava a produção agrícola do local até Arapongas para comercialização.

Viveu o auge da agricultura cafeeira. “Chegamos a colher 200 sacos por mil pés da café nas décadas de 60 e 70. Trabalhei muito na minha vida, porque sabia que aqui eu podia ganhar dinheiro. Vi Apucarana nascer e crescer. Acompanhei tudo de perto”, recorda. Sempre tirando o sustento da família da agricultura, Adelino também foi proprietário de uma máquina de beneficiar café na Caixa de São Pedro, onde casou com Julia de Bortoli Miquelão. Ele vive há 50 anos na mesma casa, na Fazenda Ficheira.

A história de Adelino é motivo de orgulho para grande família que formou. Seus 6 filhos, 17 netos e 15 bisnetos esperam ansiosos à comemoração dos 90 anos da patriarca, no meio do ano. “Vai ser uma grande festa”, afirma Adelino, mostrando-se emocionado com a homenagem recebida do Prefeito Beto Preto. “Isso foi uma coisa muito boa que recebi. Votei no Beto e peço a Deus que ele faça um bom mandato. As pessoas precisam da ajuda dele”, afirma.