Parcerias garante curso de doma racional em Buritis

A Prefeitura do município de Buritis, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho em parceria com o SENAR, deu inicio na ultima terça-feira (25) ao curso de “doma racional”, o lançamento aconteceu no auditório da CEPLAC. Com carga horária de 40 horas de aulas teóricas e 160 horas de aulas práticas, o objetivo é aprender a nova maneira de lidar com o cavalo.

A doma tradicional estabelece o uso da força, se trava uma luta entre o Homem e o cavalo, enquanto que na doma racional, há um tratamento diferenciado com o animal, criando uma confiança e um aprendizado que faz o animal ceder. Esta técnica é importante, tanto para cavalos que prestam serviço em propriedades rurais ou para passeio, esporte ou indicação médica. Além disso, quando o cavalo é domado racionalmente, oportuniza que pessoas com mais idade, que antes não podiam cavalgar, possam experimentar.

O curso de doma racional proporciona menores riscos de acidentes, para domadores e usuários, desembolsando menores custos para sua manutenção. Estiveram presentes na solenidade de abertura o Vice Prefeito Dico (Odeir Ferreira), a Secretaria de Assistência Social e Trabalho Neuselice Caetano, o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura Claudio Bosco, o supervisor Regional  do SENAR Joaquim Anjo de Lima o mobilizador do SENAR Odalio Francisco do Rego, o instrutor do SENAR Saulo Antonio Boerge, produtores e trabalhadores Rurais.