“Outubro Rosa” tem programação no Centro de Oficinas da Mulher

A programação do Outubro Rosa teve prosseguimento ontem (16) em Apucarana, com um evento promovido pelo Centro de Oficinas da Mulher, um departamento vinculado à Secretaria da Mulher em Assuntos da Família. Foi realizado um chá da tarde antecedido por palestras voltadas à prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

Para um público formado por alunas do Centro de Oficinas da Mulher, o enfermeiro do setor de oncologia do Hospital da Providência, Marcelo Pereira, abordou sobre a importância da mamografia e outros exames para o diagnóstico de câncer. A nutricionista da Autarquia Municipal de Saúde, Maiara Mello, deu enfoque à alimentação para prevenção da doença. Também houve o testemunho de Marta Regina Martineli da Costa que enfrentou e venceu o câncer de mama há 19 anos. “Depois de assistir um programa na TV sobre a doença, ainda durante a apresentação fiz o autoexame e detectei um caroço no meio seio. Fiz o tratamento e me curei, mas destaco a importância de descobrir a doença o mais cedo possível. Isso contribui muito para o sucesso da superação da enfermidade”, relata.

Atualmente, Marta está enfrentando um novo desafio na sua saúde. “Descobri recentemente que estou com leucemia e apareceram dois caroços no meu seio. Estou me mantendo firme como dá primeira vez e vou superar isso novamente”, afirma.