Município contrata novos profissionais para o Nasf

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, apresentou nesta quarta-feira (22/01) sete profissionais que foram contratatos pelo município e que vão integrar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O ato, realizado no gabinete municipal, contou com a presença do médico e deputado estadual, Gilberto Martin, que entre os anos de 1999 e 2001, trabalhou no Programa Saúde da Família em Apucarana.

Foram contratados emergencialmente 2 educadores físicos, 4 fisioterapeutas e um nutricionista . “O grupo vai se integrar as quatro equipes do Nasf existentes em Apucarana. Eles estão sendo contratados em caráter temporário, até a metade do ano, quando a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) realizará concurso público para preenchimento do quadro de servidores”, explica Beto Preto.

O prefeito pediu empenho aos novos profissionais, com o objetivo de aumentar o número de visitas domiciliares. Em 2000, quando Beto Preto foi secretário de Saúde, existiam apenas 22 equipes do Saúde da Família e que, naquele ano, fizeram 10.152 visitas. “Hoje existem 38 equipes, mais quatro do Nasf e outras 25 de saúde bucal e a média anual de visitas está em 4.600”, comparou.

“Vamos aumentar as visitas, cuidar dos acamados e atender integralmente os pacientes.  Somente assim, nos despindo das vaidades e dando atenção a quem mais precisa, conseguiremos reverter o modelo antigo de atendimento”, completou, salientando ainda que os novos profissionais serão capacitados e que a Autarquia Municipal de Saúde já iniciou os trâmites para renovar a frota de veículos.

Para Gilberto Martin, a atuação no Saúde da Família e ou nas extensões do programa criadas posteriormente são “extremamente realizadoras” do ponto de vista profissional. Martin lembra que trabalhou em Apucarana entre os anos de 1999 e 2001, quando atuou como médico da família na região da Vila Formosa. “O programa veio para mudar o modelo assistencial e curativo para um atendimento focado na prevenção. Posso afirmar que 80% das internações hospitalares são evitáveis. Por isso, o imenso potencial de ação do Saúde da Família, que hoje virou uma grande estratégia de saúde pública”, avalia Martin, que foi secretário estadual de Saúde na gestão do governador Roberto Requião.

O ato que marcou a apresentação nos novos profissionais contou ainda com presença de Roberto Kaneta, secretário interino da Saúde, Luis Carlos Caramori, diretor do Departamento de Odontologia da AMS e de Lilian Martins Spaciari, coordenadora do Nasf, além de secretários municipais e dos vereadores Luiz Magalhães e Luciano Molina.