Informativo

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE LDO em Apucarana

Lideranças de todos os segmentos e cidadãos em geral de Apucarana estão convidados a participarem de audiência pública nesta quarta-feira (9), a partir das 16h30, no plenário da Câmara Municipal. Durante o evento, o secretário municipal de Fazenda, Marcello Augusto Machado, e o superintende da Controladoria Geral do Município, Caio Salinet, irão apresentar tópicos diversos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é o documento preparatório para o orçamento do município para o exercício de 2015.

UBS DO MARCOS Freire convoca para pesagem

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Núcleo Marcos Freire avisa aos pais responsáveis por crianças atendidas pelo Programa Leite das Crianças de que a pesagem de acompanhamento será feita nesta quarta-feira (09/04), das 13h30 às 16h30. Já para as crianças atendidas pelo “Bolsa Família”, a pesagem já acontece e deve ser procurada até o dia 30 de abril. Dúvidas ou outras informações pelo telefone 3901-1071.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE LDO em Apucarana

Lideranças de todos os segmentos e cidadãos em geral de Apucarana estão convidados a participarem de audiência pública programada hoje (quarta-feira -09/04), a partir das 16h30, no plenário da Câmara Municipal. Durante o evento, o secretário municipal de Fazenda, Marcello Augusto Machado, e o superintende da Controladoria Geral do Município, Caio Salinet, irão apresentar tópicos diversos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é o documento preparatório para o orçamento do município para o exercício de 2015. “Vamos prestar informações e esclarecimentos sobre a LDO, discorrendo sobre as diretrizes as metas fiscais, repasses de recursos, regras e o planejamento do orçamento para o próximo exercício”, informa Marcello Augusto Machado, assinalando que na audiência é aberta à apresentação de propostas e questionamentos.

PROMOTORAS LEGAIS terão reunião nesta quinta-feira

A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, convida as promotoras legais populares de Apucarana para uma reunião. O encontro ocorre nesta quinta-feira (10/04), a partir das 19 horas, no polo Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na Praça Rui Barbosa. As promotoras legais populares são líderes comunitárias que foram capacitadas sobre leis e direitos das mulheres. Com os conhecimentos adquiridos, elas enfrentam situações de violência e de violação de direitos nas comunidades.

QUALIFICAÇÃO TOTAL oferece novos cursos gratuitos pelo PRONATEC

Estão abertas as pré-inscrições para os cursos de gratuitos de Depilador, Maquiador e Inglês Básico pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico). As inscrições podem ser feitas em todos os CRAS, na Agência do Trabalhador e no Centro de Qualificação Total da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana. Os documentos necessários para a inscrição são: número do Cadastro Único (NIS), cópia do CPF, RG e comprovante de endereço. (Se tiver menos de 18 anos é necessária a assinatura e a cópia dos documentos dos pais ou responsável). Para os cursos de Depilador e Maquiador a idade mínima é 18 anos e ensino fundamental 6ª série, para o curso de Inglês Básico a idade mínima é de 15 anos e ensino fundamental 6ª série. Mais informações no Centro de Qualificação Total pelo 33426-7241.

FEIRA DE DOAÇÃO de filhotes acontece neste sábado

O Canil Municipal de Apucarana realiza neste sábado (12/04), das 8h30 às 12 horas, na Praça Rui Barbosa, mais uma Feira de Doação de Filhotes – Cães e Gatos. Os animais já estão vacinados e desvermifugados.Os interessados em adotar devem comparecer munidos de RG ou CPF e, se menor de idade, estar acompanhado de um adulto. No ato, a pessoa assina um termo de responsabilidade pelo animal. A iniciativa tem apoio da Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Soprap) e Canitos. Neste mês, a coordenação do canil comunica a intenção de reeditar a feira em data a ser divulgada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3901-1051. As adoções podem ser feitas diariamente, de segunda a sábado, diretamente no canil municipal, que fica localizado na Avenida Cristiano Kussmaul, s/n, logo abaixo ao Cefas.

APUCARANA INSCREVE PARA novo “Fé na Estrada”

Com apoio da Fundação Cultural e Turismo de Apucarana, de 22 a 25 de maio acontece mais uma edição da Rota Fé na Estrada. Com percurso de 100 quilômetros, a peregrinação religiosa abrange um percurso em meio à propriedades rurais entre as cidades de Apucarana e Lunardelli. O custo por participante, incluso refeições e locais para pernoite, é de apenas R$220. A saída dos participantes acontecerá no Parque Ecológico Santo Expedito e a chegada está prevista para o dia 25 no Santuário Santa Rita de Cássia. Durante toda a caminhada haverá uma equipe dando apoio técnico. Mais informações podem ser obtidas no Cine Teatro Fênix, pelo telefone 3423-2944 ou com Hélio Riciatti, promotor do evento, pelo 9973-6702 ou e-mail riciatti@gmail.com.

POLO DA UAB ABRE VESTIBULAR PARA CURSO de Administração Pública

Estão abertas e seguem até o dia 21, as inscrições para o vestibular do curso gratuito de bacharelado em Administração Pública. A graduação, via polo presencial Apucarana do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), é ofertado na modalidade à distância pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava, com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). No último sábado, os coordenadores da Unicentro, Cleverson Fernando Salache e Loide Andrea Salache, estiveram em Apucarana para divulgar e discutir a organização do vestibular com a direção do polo local. São oferecidas 60 vagas e as provas vão acontecer no dia 25 de maio. A previsão de início das aulas é para o segundo semestre de 2014. As inscrições para o vestibular podem ser feitas pelo site www.unicentro.br/vestibular. O edital está disponível no blog do Polo Apucarana – poloapucarana.blogspot.com.

CARTÕES DO NOVO ROTATIVO já podem ser comprados

O estacionamento rotativo regulamentado voltou a funcionar na área central de Apucarana. O sistema é agora operacionalizado pela empresa Explora Parking, contratada em caráter emergencial pela prefeitura. O escritório já está funcionando na Rua Renê Camargo de Azambuja, nº 678, sala 5, no térreo do Centro Comercial Teodoro Alves (centro). Os talões com dez, vinte ou mais cartões já podem ser comprados pelos motoristas, no local ou com quatorze monitores nas ruas da cidade. Os talões também já estão chegando para comercialização em bancas de jornais e revistas, lanchonetes, restaurantes, farmácias e outros estabelecimentos, junto à área de abrangência do rotativo, com cerca de mil e duzentas vagas de estacionamento. Todos credenciados para venda da “raspadinha” de estacionamento estarão identificados com banner e adesivo. Atualmente, a Explora Parking já opera áreas de estacionamento regulamentado nas cidades de Tubarão-SC, Catalão-GO e Andradina-SP. Mais informações a respeito do estacionamento rotativo regulamentado de Apucarana podem ser obtidas pelo telefone 3033-5099.

CENTRO DE OFICINAS OFERTA cursos gratuitos para mulheres

Estão abertas, no Centro de Oficinas Mulher Cidadã, inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos de informática básica, decoupagem, bordado em chinelo, biscuit, patch apliquê e design de sobrancelhas. “As atividades são direcionadas a mulheres com idade acima dos 16 anos”, esclarece Denise Canesin Moisés Machado, secretária da Mulher e Assuntos da Família. Os cursos têm em média dois meses de duração. O Centro de Oficinas Mulher Cidadã fica na Rua Castro Alves, 335 – Jardim América. Os documentos necessários para inscrição são: cópia do RG e CPF, mais comprovante de residência.