INFORMATIVO

 DIA DA MULHER NA UBS DO Dom Romeu

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Takaidi Myadi, do Núcleo Habitacional Dom Romeu, preparou para este sábado (22/03) uma extensa programação em comemoração ao Mês da Mulher. As atividades de saúde e beleza estarão à disposição das mulheres do bairro entre 9 e 17 horas. Será ofertado exame preventivo contra o câncer de útero, atendido pedido para mamografia e prestado serviço odontológico. Também poderão ser feitos testes rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV e uma equipe de nutricionista e fisioterapeuta estará presente para orientações. Os cuidados com a beleza, por sua vez, ficarão por conta dos serviços de esmaltação de unha e designe de sobrancelhas. A maioria dos postos de saúde está desenvolvendo, em dias distintos, atividades comemorativas ao Dia da Mulher.

FEIRA DO ENTARDECER voltará normalmente na próxima quinta-feira

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio comunica que, em virtude das chuvas, a Feira do Entardecer foi suspensa na última quinta-feira (20/03). Entretanto, a Feira vai ocorrer normalmente na próxima semana. Realizada na Praça Rui Barbosa todas as quintas-feiras, das 18 às 22 horas, cada edição reúne cerca de mil pessoas. A Feira do Entardecer conta com 22 barracas, oferecendo atrativos como comidas típicas, doces, flores e brinquedos para as crianças.

CURSO DE ORGÂNICOS – Agrônomo do Tecpar abordará certificação da propriedade

O 5º módulo do Curso de Orgânicos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, vai abordar o processo de certificação das propriedades. A aula desta segunda-feira (24/03), que ocorre às 9 horas no Salão Nobre da Prefeitura de Apucarana, contará com a presença do engenheiro agrônomo e de alimentos, Alexandre Laurani Agarie, do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar). De acordo com o secretário municipal de Agricultura, João Carmo Fonseca, serão repassadas informações sobre as medidas que devem ser tomadas para adequar a propriedade e garantir a obtenção da certificação. “O especialista do Tecpar vai falar sobre tudo aquilo que é necessário para garantir a certificação, como adubação verde, proteção dos mananciais e cercas vivas para separar as áreas de produção, entre outros assuntos”, cita Fonseca.

HPV – APUCARANA JÁ imunizou mais de 1000 meninas

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Autarquia de Saúde de Apucarana divulgou nesta sexta-feira (21/03) uma parcial dos resultados já obtidos localmente dentro da campanha de introdução da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) no calendário nacional. Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, Apucarana está fornecendo imunização gratuita a meninas de 11 a 13 anos. Na rede privada, uma única dose pode custar mais de R$300. Desde o dia 10, quando teve início os trabalhos, a primeira dose da vacina – de um total de três – já chegou a 1.100 adolescentes, o que corresponde a pouco mais de 37% da meta de atender a 2.960 meninas.  As ações estão sendo desenvolvidas na modalidade de busca ativa, com as equipes da Saúde indo a todas as escolas da cidade, seja do ensino público ou particular, onde existam alunas dentro da faixa etária alvo. Nesta sexta-feira, as unidades atendidas foram as escolas estaduais São Bartolomeu e Izidoro Luiz Cerávolo. Com a vacina contra o HPV oficializada dentro do calendário de vacinação nacional, o Governo Federal já divulgou que no ano que vem as doses serão ofertada também para meninas de 9 e 10 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos. A vacina adotada no Brasil é a quadrivalente, que confere proteção contra o HPV 6, 11, 16, 18. O esquema vacinal adotado é o estendido, composto por três doses. Além desta primeira, as meninas deverão se submeter à aplicação de uma segunda dose em seis meses e, a terceira, cinco anos após a primeira dose. A meta nacional para este ano é imunizar 4 milhões de meninas entre 11 e 13 anos de idade. O investimento é de cerca de R$1,1 bilhão.

 

CURSO SOBRE “PROBLEMAS DO USO DE DROGAS” vai capacitar conselheiros e lideranças

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad) comunica que estão abertas as inscrições, até o dia 15 de abril, para a sexta edição do “Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias”. A carga horário do curso, de modalidade a distância, é de 120 horas, e a duração, de quatro meses. O curso é gratuito e serão disponibilizadas 40 mil vagas para candidatos distribuídos em todo território nacional. O objetivo do curso é capacitar os participantes para atuarem na prevenção do uso do crack, álcool e outras drogas. O público-alvo são conselheiros atuantes nos diversos conselhos, líderes comunitários, agentes comunitários de saúde e demais profissionais diretamente envolvidos na questão da prevenção ao uso de drogas no país. Este ano, novo material didático será disponibilizado. “O curso será acessível em Libras (Língua Brasileira dos Sinais) e é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ) com realização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, esclarece Márcia. Mais informações podem ser encontradas no site www.nute.ufsc.br/conselheiros6 ou pelo telefone 3425-1511.

UBS DO TRABALHISTA promove evento do mês da Mulher

Neste dia 29 de março, das 8 às 16 horas, a UBS Ana Maria Pepato, do Jardim Trabalhista, realiza uma série de atividades para celebrar o “Mês da Mulher”. Estão previstas palestras com o pessoal da Assistência Social, que vai abordar como ter acesso aos programas Bolsa Família, Leite das Crianças. Minha Casa Minha Vida e Luz Fraterna. Também haverá o Circuito da Saúde com aferição da pressão arterial, testes HGT, IMC e Rua de Recreio. Coleta de preventivo e exame da mamas com a enfermeira Cláudia Miras, palestra Saúde da Mulher com Dr. Gilberto Brandina, palestra Direito da mulher com a Dra. Elza Valim, atividades com o educador Físico Leandro Nery, com a nutricionista Paula Zaninetti, com a fisioterapeuta Andreia Beatriz Pereira, atendimento odontológico com Dra. Nádia Hizuru e tratamento de beleza gratuito com corte de cabelo, esmaltação, pedicure, designer de sobrancelha, argilo terapia e muito mais. A ação contará ainda com Feira da Mulher (exposição dos produtos da oficina da mulher da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família), palestra e dinâmica de grupos com psicóloga e Oficina de Artesanato.

DIA DA MULHER tem programação até dia 29 em Apucarana

A programação do Mês da Mulher se estenderá até o dia 29 de março. Ao longo do mês, com envolvimento da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, haverá ainda diversas outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca), Centro de Apoio Social ao Adolescente (CASA), entre outros locais. Programação completa no site www.apucarana.pr.gov.br.