INFORMATIVO

 BULLYING É TEMA DE capacitação de educadores

A Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana promove hoje (sexta-feira – 21/03), às 8h30, no salão nobre da prefeitura, capacitação a profissionais do Núcleo Regional de Educação e Autarquia Municipal de Educação sobre bullying na escola. Com o tema “Faça amizade, não faça bullying”, a meta é preparar os profissionais como multiplicadores para o lançamento da campanha em toda rede de ensino, que acontece no dia 26 de março às 9 horas, também no salão nobre da prefeitura. Lançamento que contará com a presença de várias autoridades e que prevê que, num período que se estenderá até o dia 23 de maio, as crianças e adolescentes efetuem desenhos e redações sobre o tema. A premiação acontecerá no salão nobre da prefeitura no dia 23 de maio.

DIA DO PORTADOR da Sindrome de Down

O Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência alerta para este 21 de março, data mundial que marca a “Síndrome de Down”, e as entidades chamam a atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem estar e inclusão das pessoas que nasceram com a síndrome. A data 21/03, ou 3/21 na grafia americana, faz referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam a Síndrome de Down e foi ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. Em 2012, a celebração entrou para o calendário oficial da ONU. Mais informações com a presidente do Conselho, Ana Paula, pelo telefone 3425-1511.

APUCARANA FARÁ NOVA CHAMADA de aprovados em concurso

Os candidatos aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Apucarana no mês de fevereiro, e convocados na semana passada para investidura nos cargos, compareceram nesta quinta-feira (20/03) ao salão nobre do prédio central para uma reunião de instrução e de boas-vindas com o prefeito Beto Preto (PT). Dos 87 convocados, apenas 51 se apresentaram para assumirem funções nos cargos de auxiliar de serviços gerais (25 dos 41 chamados), para operário (16 dos 21 chamados), para motorista de veículo pesado (14 dos 15 chamados), para pedreiro (sem ausência), para pintor (sem ausência), para eletricista (sem ausência) e para encanador (sem ausência), por isto o gestor anunciou que novo edital de convocação deverá ser publicado nos próximos dias para suprir os desistentes. Aos auxiliares de serviços gerais e motoristas, o prefeito fez recomendações especiais, uma vez que vão atuar junto a instituições de ensino, como centros de educação infantil e escolas. A superintendente de Recursos Humanos, Rosmeire Rivelini, salienta que os convocados devem tomar posse nos próximos dias. “Os que compareceram a esta reunião são aqueles que já passaram por exame médico admissional e que estão também na fase de apresentação da documentação exigida. Estando tudo em conformidade, a posse deve ocorrer dentro de uma semana, com todos sendo conduzidos aos seus postos de trabalho”, explica. Ela ratifica a possibilidade de novas convocações e orienta os candidatos que estão na fila de espera a ficarem atentos aos editais. Pela atual necessidade da prefeitura, os cargos com maior número de novos chamamentos devem ser para as funções de auxiliar de serviços gerais e operário. “Isto para suprir as vagas não ocupadas nesta primeira convocação”, finaliza a superintendente. O concurso público tem validade de dois anos, prorrogável por igual período.

DIA DA MULHER NA UBS DO Dom Romeu

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Takaidi Myadi, do Núcleo Habitacional Dom Romeu, preparou para este sábado (22/03) uma extensa programação em comemoração ao Mês da Mulher. As atividades de saúde e beleza estarão à disposição das mulheres do bairro entre 9 e 17 horas. Será ofertado exame preventivo contra o câncer de útero, atendido pedido para mamografia e prestado serviço odontológico. Também poderão ser feitos testes rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV e uma equipe de nutricionista e fisioterapeuta estará presente para orientações. Os cuidados com a beleza, por sua vez, ficarão por conta dos serviços de esmaltação de unha e designe de sobrancelhas. A maioria dos postos de saúde está desenvolvendo, em dias distintos, atividades comemorativas ao Dia da Mulher.

APUCARANA SE PREPARA PARA competições esportivas

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Apucarana tem pela frente duas importantes competições. Neste dia 28 de março, às 9 horas, no Centro Esportivo Madre Josafata, do Colégio Nossa Senhora da Glória (Glorinha), tem início as disputas dos Jogos Escolares do Paraná – Fase Municipal. Os jogos vão até o dia 4 de abril. Outra grande competição em fase de organização pela prefeitura é o Torneio 1º de Maio de Futebol Amador, ou Torneio do Trabalhador, cujas inscrições vão até esta sexta-feira (21/03) e devem ser feitas nas dependências do Centro da Juventude. “O congresso técnico está agendado para as 19 horas do dia 26 de março, também no Centro da Juventude”, informa o secretário interino. A primeira fase do Torneio 1º de Maio acontecerá do dia 6 ao dia 13 de abril. As quartas de final no dia 27 e as semifinais e final, no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Serviço: Mais esclarecimentos sobre estas e outras ações da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana podem ser obtidas por meio dos telefones 3422-5184 ou 3162-4234.

UBS DO TRABALHISTA promove evento do mês da Mulher

Neste dia 29 de março, das 8 às 16 horas, a UBS Ana Maria Pepato, do Jardim Trabalhista, realiza uma série de atividades para celebrar o “Mês da Mulher”. Estão previstas palestras com o pessoal da Assistência Social, que vai abordar como ter acesso aos programas Bolsa Família, Leite das Crianças. Minha Casa Minha Vida e Luz Fraterna. Também haverá o Circuito da Saúde com aferição da pressão arterial, testes HGT, IMC e Rua de Recreio. Coleta de preventivo e exame da mamas com a enfermeira Cláudia Miras, palestra Saúde da Mulher com Dr. Gilberto Brandina, palestra Direito da mulher com a Dra. Elza Valim, atividades com o educador Físico Leandro Nery, com a nutricionista Paula Zaninetti, com a fisioterapeuta Andreia Beatriz Pereira, atendimento odontológico com Dra. Nádia Hizuru e tratamento de beleza gratuito com corte de cabelo, esmaltação, pedicure, designer de sobrancelha, argilo terapia e muito mais. A ação contará ainda com Feira da Mulher (exposição dos produtos da oficina da mulher da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família), palestra e dinâmica de grupos com psicóloga e Oficina de Artesanato.

CURSO SOBRE “PROBLEMAS DO USO DE DROGAS” vai capacitar conselheiros e lideranças

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad) comunica que estão abertas as inscrições, até o dia 15 de abril, para a sexta edição do “Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias”. A carga horário do curso, de modalidade a distância, é de 120 horas, e a duração, de quatro meses. O curso é gratuito e serão disponibilizadas 40 mil vagas para candidatos distribuídos em todo território nacional. O objetivo do curso é capacitar os participantes para atuarem na prevenção do uso do crack, álcool e outras drogas. O público-alvo são conselheiros atuantes nos diversos conselhos, líderes comunitários, agentes comunitários de saúde e demais profissionais diretamente envolvidos na questão da prevenção ao uso de drogas no país. Este ano, novo material didático será disponibilizado. “O curso será acessível em Libras (Língua Brasileira dos Sinais) e é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ) com realização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, esclarece Márcia. Mais informações podem ser encontradas no site www.nute.ufsc.br/conselheiros6 ou pelo telefone 3425-1511.

DIA DA MULHER tem programação até dia 29 em Apucarana

A programação do Mês da Mulher se estenderá até o dia 29 de março. Ao longo do mês, com envolvimento da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, haverá ainda diversas outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca), Centro de Apoio Social ao Adolescente (CASA), entre outros locais. Programação completa no site www.apucarana.pr.gov.br.