INFORMATIVO

 CHEIDA PALESTRA EM Seminário de Gestão Pública de Apucarana

Apucarana realiza o 1º Seminário de Gestão Pública. O evento acontece hoje (quinta-feira – 20/03), às 19 horas, no Cine Teatro Fênix. Uma promoção do Polo Presencial Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligado localmente à Secretaria Especial de Ensino Superior da Prefeitura de Apucarana. A participação é aberta à comunidade em geral, independente de ser ou não aluno dos cursos UAB. Segundo destaca a diretora do polo, professora Mara Regina Neves Nicolau, serão três palestras. A primeira, com o tema “O Sistema Único de Saúde e a Responsabilidade do Gestor”, será proferida pelo médico Carlos Alberto Gebrin Preto, prefeito de Apucarana. A segunda temática “Os Mecanismos de Controle da Gestão Pública”, terá como palestrante Luiz Eduardo Cheida, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná. O seminário será encerrado com a palestra “O Papel do Tribunal de Contas no Controle da Gestão Pública”, com técnicos do TCE/PR. Aos participantes será emitido certificado.

BULLYING É TEMA DE capacitação de educadores

A Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana promove nesta sexta-feira (21/03), às 8h30, no salão nobre da prefeitura, capacitação a profissionais do Núcleo Regional de Educação e Autarquia Municipal de Educação sobre bullying na escola. Com o tema “Faça amizade, não faça bullying”, a meta é preparar os profissionais como multiplicadores para o lançamento da campanha em toda rede de ensino, que acontece no dia 26 de março às 9 horas, também no salão nobre da prefeitura. Lançamento que contará com a presença de várias autoridades e que prevê que, num período que se estenderá até o dia 23 de maio, as crianças e adolescentes efetuem desenhos e redações sobre o tema. A premiação acontecerá no salão nobre da prefeitura no dia 23 de maio.

TERCEIRIZADA INICIA APLICAÇÃO de lama asfáltica em Apucarana

As equipes próprias da prefeitura, responsáveis pela manutenção da malha viária de Apucarana, ganharam nesta semana um importante reforço. Tive início o trabalho da empresa Asfaltopav Serviços de Pavimentação Ltda, que foi contratada via licitação para promover aplicação de lama asfáltica em 100 mil metros quadrados de asfalto. A primeira rua beneficiada pelo contrato foi a Rua Gonçalves Dias, que corta as vilas Vera Cruz, Ivone e Vila Maria. “Nesta etapa inicial vamos promover recuperação das ruas do Bairro 28 de Janeiro e imediações, e da Barra Funda. Na sequência, paulatinamente, beneficiaremos diversas outras regiões”, pontua o prefeito Beto Preto (PT). Além da aplicação da lama asfáltica, estão previstos ainda serviços de limpeza, regularização das ruas, operação tapa-buracos e pintura de ligação com emulsão asfáltica. O investimento total do pacote é de R$ 742 mil. “São recursos do próprio município que serão utilizados na melhoria da malha viária em dez regiões da cidade”, esclarece Beto. O contrato com a empresa é pelo período de um ano. O secretário de Obras, vice-prefeito Júnior da Femac, destaca que a empresa possui equipamentos de ponta, capazes de recuperar uma área de 3 a 4 mil metros quadrados por dia. “Somados os esforços que já dispomos com nossas equipes próprias, este contrato possibilita que avancemos com maior agilidade na recuperação da malha viária da cidade”, observa.

LAMA ASFÁLTICA exige tempo de secagem

Devido suas características, após aplicada a lama asfáltica necessita de pelo menos 48 horas para secagem. Para tanto, nas ruas em que a benfeitoria chega, o trânsito de veículos e pedestres sobre a via é proibido. “Não há exceções, seja veículo leve ou pesado, moto ou bicicleta, para que o material seque e a obra seja concluída com qualidade, é necessário que a comunidade respeite as barreiras e não transite sobre a rua”, pede Júnior da Femac, secretário de Obras. Ele diz que os moradores podem ajudar a prefeitura e atuar como fiscais. “Se necessário, devem acionar as autoridades, como a Guarda Municipal”, orienta. O telefone para contato é o 3422-7344.

APUCARANA SE PREPARA PARA competições esportivas

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Apucarana tem pela frente duas importantes competições. Neste dia 28 de março, às 9 horas, no Centro Esportivo Madre Josafata, do Colégio Nossa Senhora da Glória (Glorinha), tem início as disputas dos Jogos Escolares do Paraná – Fase Municipal. Os jogos vão até o dia 4 de abril. Outra grande competição em fase de organização pela prefeitura é o Torneio 1º de Maio de Futebol Amador, ou Torneio do Trabalhador, cujas inscrições vão até esta sexta-feira (21/03) e devem ser feitas nas dependências do Centro da Juventude. “O congresso técnico está agendado para as 19 horas do dia 26 de março, também no Centro da Juventude”, informa o secretário interino. A primeira fase do Torneio 1º de Maio acontecerá do dia 6 ao dia 13 de abril. As quartas de final no dia 27 e as semifinais e final, no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Serviço: Mais esclarecimentos sobre estas e outras ações da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana podem ser obtidas por meio dos telefones 3422-5184 ou 3162-4234.

DIA DA MULHER NA UBS DO Dom Romeu

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Takaidi Myadi, do Núcleo Habitacional Dom Romeu, preparou para este sábado (22/03) uma extensa programação em comemoração ao Mês da Mulher. As atividades de saúde e beleza estarão à disposição das mulheres do bairro entre 9 e 17 horas. Será ofertado exame preventivo contra o câncer de útero, atendido pedido para mamografia e prestado serviço odontológico. Também poderão ser feitos testes rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV e uma equipe de nutricionista e fisioterapeuta estará presente para orientações. Os cuidados com a beleza, por sua vez, ficarão por conta dos serviços de esmaltação de unha e designe de sobrancelhas. A maioria dos postos de saúde está desenvolvendo, em dias distintos, atividades comemorativas ao Dia da Mulher.

UBS DO TRABALHISTA promove evento do mês da Mulher

Neste dia 29 de março, das 8 às 16 horas, a UBS Ana Maria Pepato, do Jardim Trabalhista, realiza uma série de atividades para celebrar o “Mês da Mulher”. Estão previstas palestras com o pessoal da Assistência Social, que vai abordar como ter acesso aos programas Bolsa Família, Leite das Crianças. Minha Casa Minha Vida e Luz Fraterna. Também haverá o Circuito da Saúde com aferição da pressão arterial, testes HGT, IMC e Rua de Recreio. Coleta de preventivo e exame da mamas com a enfermeira Cláudia Miras, palestra Saúde da Mulher com Dr. Gilberto Brandina, palestra Direito da mulher com a Dra. Elza Valim, atividades com o educador Físico Leandro Nery, com a nutricionista Paula Zaninetti, com a fisioterapeuta Andreia Beatriz Pereira, atendimento odontológico com Dra. Nádia Hizuru e tratamento de beleza gratuito com corte de cabelo, esmaltação, pedicure, designer de sobrancelha, argilo terapia e muito mais. A ação contará ainda com Feira da Mulher (exposição dos produtos da oficina da mulher da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família), palestra e dinâmica de grupos com psicóloga e Oficina de Artesanato.

CURSO SOBRE “PROBLEMAS DO USO DE DROGAS” vai capacitar conselheiros e lideranças

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad) comunica que estão abertas as inscrições, até o dia 15 de abril, para a sexta edição do “Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias”. A carga horário do curso, de modalidade a distância, é de 120 horas, e a duração, de quatro meses. O curso é gratuito e serão disponibilizadas 40 mil vagas para candidatos distribuídos em todo território nacional. O objetivo do curso é capacitar os participantes para atuarem na prevenção do uso do crack, álcool e outras drogas. O público-alvo são conselheiros atuantes nos diversos conselhos, líderes comunitários, agentes comunitários de saúde e demais profissionais diretamente envolvidos na questão da prevenção ao uso de drogas no país. Este ano, novo material didático será disponibilizado. “O curso será acessível em Libras (Língua Brasileira dos Sinais) e é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ) com realização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, esclarece Márcia. Mais informações podem ser encontradas no site www.nute.ufsc.br/conselheiros6 ou pelo telefone 3425-1511.

DIA DA MULHER tem programação até dia 29 em Apucarana

A programação do Mês da Mulher se estenderá até o dia 29 de março. Ao longo do mês, com envolvimento da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, haverá ainda diversas outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca), Centro de Apoio Social ao Adolescente (CASA), entre outros locais. Programação completa no site www.apucarana.pr.gov.br.