INFORMATIVO

CURSO SOBRE “PROBLEMAS DO USO DE DROGAS” vai capacitar conselheiros e lideranças

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad) comunica que estão abertas as inscrições, até o dia 15 de abril, para a sexta edição do “Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias”. A carga horário do curso, de modalidade a distância, é de 120 horas, e a duração, de quatro meses. O curso é gratuito e serão disponibilizadas 40 mil vagas para candidatos distribuídos em todo território nacional. O objetivo do curso é capacitar os participantes para atuarem na prevenção do uso do crack, álcool e outras drogas. O público-alvo são conselheiros atuantes nos diversos conselhos, líderes comunitários, agentes comunitários de saúde e demais profissionais diretamente envolvidos na questão da prevenção ao uso de drogas no país. Este ano, novo material didático será disponibilizado. “O curso será acessível em Libras (Língua Brasileira dos Sinais) e é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ) com realização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, esclarece Márcia. Mais informações podem ser encontradas no site www.nute.ufsc.br/conselheiros6 ou pelo telefone 3425-1511.

CHEIDA PALESTRA EM Seminário de Gestão Pública de Apucarana

Permanecem abertas, em Apucarana, as inscrições para o 1º Seminário de Gestão Pública. O evento acontece nesta quinta-feira (20/03), às 19 horas, no Cine Teatro Fênix. Uma promoção do Polo Presencial Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligado localmente à Secretaria Especial de Ensino Superior da Prefeitura de Apucarana, o interessado deve acessar o blog http://poloapucarana.blogspot.com.br/ e preencher todos os dados do formulário. A participação é aberta à comunidade em geral, independente de ser ou não aluno dos cursos UAB. Segundo destaca a diretora do polo, professora Mara Regina Neves Nicolau, serão três palestras. A primeira, com o tema “O Sistema Único de Saúde e a Responsabilidade do Gestor”, será proferida pelo médico Carlos Alberto Gebrin Preto, prefeito de Apucarana. A segunda temática “Os Mecanismos de Controle da Gestão Pública”, terá como palestrante Luiz Eduardo Cheida, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná. O seminário será encerrado com a palestra “O Papel do Tribunal de Contas no Controle da Gestão Pública”, com técnicos do TCE/PR. Aos participantes será emitido certificado.

APUCARANA VAI ENSINAR LÍNGUA DE sinais a servidores municipais

Os funcionários das secretarias Municipais da Assistência Social, da Mulher e Assuntos da Família, Indústria e Comércio, Agência do Trabalhador e do Centro de Qualificação Total de Apucarana iniciam nesta quarta-feira (19/03), a partir das 15 horas, capacitação em LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais). As aulas serão realizadas no Polo Presencial de Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e fazem parte de uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Segundo destaca o prefeito Beto Preto (PT), o objetivo da iniciativa é inserir os servidores municipais na “cultura dos surdos” através do desenvolvimento da LIBRA em seus aspectos gramaticais, linguísticos e sintáticos. “Com esta capacitação, nossos funcionários certamente poderão oferecer uma melhor acolhida às pessoas surdas atendidas nestas secretarias, humanizando e propiciando a interação e o melhor contato com os surdos, culminando em um atendimento mais digno e adequado para esta fatia da população”, conclui o prefeito. Não haverá custo algum ao servidor. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua de sinais (língua gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida por lei federal. É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. A LIBRAS não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP).

APUCARANA SE PREPARA PARA competições esportivas

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Apucarana tem pela frente duas importantes competições. Neste dia 28 de março, às 9 horas, no Centro Esportivo Madre Josafata, do Colégio Nossa Senhora da Glória (Glorinha), tem início as disputas dos Jogos Escolares do Paraná – Fase Municipal. O secretário interino professor Paulo Aparecido Kisner (Paulão), alerta para o período de inscrições, que vai até o dia 17 na sede da secretaria municipal, hoje instalada no segundo andar da prefeitura. “No dia 21 teremos o congresso técnico, que será realizado no auditório do Centro da Juventude Alex Mazaron, no Jardim Diamantina”, comunica Paulão. De acordo com ele, a fase municipal dos JEP’s vai até o dia 4 de abril. Outra grande competição em fase de organização pela prefeitura é o Torneio 1º de Maio de Futebol Amador, ou Torneio do Trabalhador, cujas inscrições vão até o dia 21 deste mês e devem ser feitas nas dependências do Centro da Juventude. “O congresso técnico está agendado para as 19 horas do dia 26 de março, também no Centro da Juventude”, informa o secretário interino. A primeira fase do Torneio 1º de Maio acontecerá do dia 6 ao dia 13 de abril. As quartas de final no dia 27 e as semifinais e final, no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Serviço: Mais esclarecimentos sobre estas e outras ações da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana podem ser obtidas por meio dos telefones 3422-5184 ou 3162-4234.

TERAPIA LARVAL – Autarquia de Saúde promove palestra

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove neste dia 28, às 19h30, no polo da UAB, palestra sobre a “Terapia Larval”. O evento voltado aos profissionais de saúde visa desmitificar a terapia de tratamento de feridas com larvas de moscas para futura implantação nos atendimentos da rede pública de saúde do município. Pouco conhecido do Brasil, a terapia que será apresentada em Apucarana promete revolucionar o tratamento de feridas de difícil cicatrização. Terapia larval é um tipo de bioterapia, que envolve a introdução intencional de larvas vivas desinfectadas em tecidos humanos ou animais feridos (como a pele) com a proposta de seletivamente limpar somente o tecido necrótico (morto) da ferida, melhorando a cura. Isso ocorre porque as larvas se alimentam somente do tecido necrótico. A palestra “Terapia Larval: Evitando Amputações e Salvando Vidas” será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Brisola Marcondes, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Há 38 anos lecionando e pesquisando em universidades federais, Carlos Brisola Marcondes possui graduação em Ciências Biomédicas pela Escola Paulista de Medicina (1973), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (1997). Em seu currículo constam cerca de cem trabalhos científicos. É autor dos livros “Entomologia Médica e Veterinária”, “Doenças Transmitidas e Causadas por Artrópodes”; e “Terapia Larval: de lesões de pele causadas por diabetes e outras doenças”. INFORMAÇÕES: tatibalu@hotmail.com

CURSO ENSINA ELÉTRICA predial e residencial para mulheres

A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana, em parceria com o Senai, inscreve para curso gratuito de auxiliar de eletricista predial e residencial. A capacitação é exclusivamente para mulheres e acontece no Senai todos os dias, das 13h40 às 17h30. Inscrições e mais informações no Centro de Oficinas da Mulher – Rua Castro Alves, 335 – Jardim América, ou pelo telefone 3426-9153.

DIA DA MULHER tem programação até dia 29 em Apucarana

A programação do Mês da Mulher se estenderá até o dia 29 de março. Ao longo do mês, com envolvimento da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, haverá ainda diversas outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca), Centro de Apoio Social ao Adolescente (CASA), entre outros locais. Programação completa no site www.apucarana.pr.gov.br.