INFORMATIVO

PROCON DE APUCARANA FAZ MUTIRÃO de atendimento neste sábado

Para marcar o Dia Internacional do Consumidor, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Apucarana, realiza hoje (sábado – 13/03), das 8 às 13 horas, um mutirão para atendimento especial. A ação contará com a participação da Copel, Sanepar, OI, e TIM, que terão agentes autorizados para dar orientações e solução de problemas junto aos consumidores. O atendimento deste sábado é uma grande oportunidade para quem trabalha. Bastante atuante, o Procon de Apucarana neste primeiro bimestre do ano atendeu a quase 2 mil consumidores. Foram 1.204 atendimentos em janeiro e 706 em fevereiro. O atendimento do Procon Apucarana é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O endereço é a Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 424 – Sala 1. Telefone: 3425-2034 – 0800-643-6400 – E-mail: procon@apucarana.pr.gov.br.

CRAS DA VILA REGINA promove Ação Comunitária

O Centro de Referência de Assistência Social CRAS IV – Vila Regina, realiza hoje (sábado – 15/03), das 8 às 12 horas, nas dependências da Escola Municipal Papa João XXIII, ação comunitária em comemoração ao Mês da Mulher. O evento irá reunir alguns serviços na área da Saúde (agendamentos de preventivos, orientações básicas de saúde, informações sobre uso/abuso de álcool e drogas, prevenção sobre doenças sexualmente transmissíveis), da Assistência Social (CRAS/CREAS, Programas Sociais, Benefícios sociais, Habitação e demais encaminhamentos), da Agência do Trabalhador de Apucarana (orientações e encaminhamentos para Trabalho/Emprego), da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (oficinas de maquiagens, design de sobrancelhas, argiloterapia), e do SESC (recreação e jogos), bem como demais atividades voltadas aos participantes. A escola fica na Rua João XXIII, 85 – Vila Regina. Mais informações 3425-1511. 

ESTRADA PARA RIO BOM recebe tapa-buraco

A Secretaria de Obras deu início nesta semana ao trabalho de conservação do asfalto na estrada velha para Rio Bom. A operação tapa-buraco, que é realizada anualmente, vai contemplar mais uma vez todo o trecho dentro dos limites do município de Apucarana. “Estamos recuperando 19 quilômetros, compreendendo trecho que inicia na confluência com o Contorno Sul até a divisa entre os territórios municipais, na ponte Nicolau Kowalski. É um investimento que temos que fazer periodicamente, pois o tráfego nesta rodovia é intenso o ano inteiro”, destaca o prefeito Beto Preto (PT). O secretário de Obras, vice-prefeito Júnior da Femac, lembra que a estrada é bastante utilizada tanto pelos moradores de Rio Bom, quanto por comunidades apucaranenses – em especial as do KM 10 e São Domingos -, sem contar com os agricultores de ambas cidades, que dependem da estrada em condições de tráfego para produzirem e escoarem as riquezas que produzem. “A estrada ainda é utilizada por uma linha de ônibus intermunicipal que faz o trajeto Apucarana – Rio Bom várias vezes ao dia”, relata o secretário. Os trabalhos devem ser concluídos em 10 dias. O serviço vai absorver 350 toneladas de massa asfáltica na modalidade CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). “Temos no local 12 operários, três caminhões, um rolo compactador e uma camioneta”, relata o secretário. O investimento é de cerca de R$30 mil. Outra equipe da Secretaria de Obras também realiza uma operação tapa-buraco no Jardim Tibagi. “A manutenção e a recuperação asfáltica requerem esforços diários, por isto mantemos frentes de trabalho em diversos pontos da cidade”, comunica Júnior.

TERAPIA LARVAL – Autarquia de Saúde promove palestra

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove neste dia 28, às 19h30, no polo da UAB, palestra sobre a “Terapia Larval”. O evento voltado aos profissionais de saúde visa desmitificar a terapia de tratamento de feridas com larvas de moscas para futura implantação nos atendimentos da rede pública de saúde do município. Pouco conhecido do Brasil, a terapia que será apresentada em Apucarana promete revolucionar o tratamento de feridas de difícil cicatrização. Terapia larval é um tipo de bioterapia, que envolve a introdução intencional de larvas vivas desinfectadas em tecidos humanos ou animais feridos (como a pele) com a proposta de seletivamente limpar somente o tecido necrótico (morto) da ferida, melhorando a cura. Isso ocorre porque as larvas se alimentam somente do tecido necrótico. A palestra “Terapia Larval: Evitando Amputações e Salvando Vidas” será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Brisola Marcondes, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Há 38 anos lecionando e pesquisando em universidades federais, Carlos Brisola Marcondes possui graduação em Ciências Biomédicas pela Escola Paulista de Medicina (1973), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (1997). Em seu currículo constam cerca de cem trabalhos científicos. É autor dos livros “Entomologia Médica e Veterinária”, “Doenças Transmitidas e Causadas por Artrópodes”; e “Terapia Larval: de lesões de pele causadas por diabetes e outras doenças”. INFORMAÇÕES: tatibalu@hotmail.com

CURSO ENSINA ELÉTRICA predial e residencial para mulheres

A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana, em parceria com o Senai, inscreve para curso gratuito de auxiliar de eletricista predial e residencial. A capacitação é exclusivamente para mulheres e acontece no Senai todos os dias, das 13h40 às 17h30. Inscrições e mais informações no Centro de Oficinas da Mulher – Rua Castro Alves, 335 – Jardim América, ou pelo telefone 3426-9153.

CHEIDA PALESTRA EM Seminário de Gestão Pública de Apucarana

Já estão abertas, em Apucarana, as inscrições para o 1º Seminário de Gestão Pública. O evento acontece neste dia 20, às 19 horas, no Cine Teatro Fênix. Uma promoção do Polo Presencial Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligado localmente à Secretaria Especial de Ensino Superior da Prefeitura de Apucarana, o interessado deve acessar o blog http://poloapucarana.blogspot.com.br/ e preencher todos os dados do formulário. A participação é aberta à comunidade em geral, independente de ser ou não aluno dos cursos UAB. Segundo destaca a diretora do polo, professora Mara Regina Neves Nicolau, serão três palestras. A primeira, com o tema “O Sistema Único de Saúde e a Responsabilidade do Gestor”, será proferida pelo médico Carlos Alberto Gebrin Preto, prefeito de Apucarana. A segunda temática “Os Mecanismos de Controle da Gestão Pública”, terá como palestrante Luiz Eduardo Cheida, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná. O seminário será encerrado com a palestra “O Papel do Tribunal de Contas no Controle da Gestão Pública”, com técnicos do TCE/PR. Aos participantes será emitido certificado.

DIA DA MULHER tem programação até dia 29 em Apucarana

A programação do Mês da Mulher se estenderá até o dia 29 de março. Ao longo do mês, com envolvimento da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, haverá ainda diversas outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca), Centro de Apoio Social ao Adolescente (CASA), entre outros locais. Programação completa no site www.apucarana.pr.gov.br.