INFORMATIVO

RECADO DA AMS – consulta marcada

Atenção Dona Castorina Aparecida de Assis, sua consulta com o cirurgião-geral está agendada para esta terça-feira dia 11 de março, às 13 horas. Contudo, a guia deve ser retirada com urgência nesta segunda-feira (10/03). Compareça à Unidade Básica de Saúde do Jardim Colonial para pegar o documento. Mais informações 3901-1042.

DIA DA MULHER tem programação até dia 29 em Apucarana

A programação do Mês da Mulher se estenderá até o dia 29 de março. Hoje (sábado – 8 de março), dia em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Praça Rui Barbosa vai ser palco, entre 9 e 16 horas, de uma série de atividades alusivas à data. O Núcleo de Aconselhamento, Testagem e Tratamento de Apucarana (NATTA) disponibilizará testes rápidos de HIV e Hepatite, além de orientações sobre a Saúde Bucal. A Secretaria da Mulher e Assuntos da Família vai cuidar da beleza das apucaranenses, oferecendo esmaltação de unhas ao longo do dia. Na mesma linha entra a participação do SENAC prestando o serviço de design de sobrancelha. No espaço SESC, as mulheres terão atendimentos de avaliação postural, ginástica multifuncional e orientações sobre saúde. Já o SESI/SENAI marca sua participação com aferição do teste de visão e curso de mecânica básica para mulheres. A programação na Praça Rui Barbosa é uma realização da ACIA, Núcleo Setorial de Floriculturas (Programa Empreender), SESC, SENAC, SESI/SENAI, Secretaria da Mulher, Natta (Núcleo de Aconselhamento Testagem e Tratamento de Apucarana), Sivana, Prefeitura Municipal de Apucarana, Câmara da Mulher Empreendedora e Sicoob. Ao longo do mês, haverá ainda diversas outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), na Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca), Centro de Apoio Social ao Adolescente (CASA), entre outros locais.

APUCARANA CONVOCA APROVADOS em concurso público

A Secretaria de Gestão Pública da Prefeitura de Apucarana publicou nesta sexta-feira (07/03) edital convocando 87 candidatos aprovados no concurso público realizado neste mês de fevereiro. Todos os relacionados devem comparecer nesta terça-feira (11/03), às 14 horas, no salão nobre do prédio central para ato de investidura no cargo, sob pena de perda da vaga. Para o cargo de auxiliar de serviços gerais estão sendo chamados os aprovados do 1º ao 41º lugar; para operário, do 1º ao 21º lugar; para motorista de veículo pesado, do 1º ao 15º lugar; para pedreiro, do 1º ao 3º lugar; para pintor, do 1º ao 3º lugar; para eletricista, do 1º ao 3º lugar; para encanador o 1º lugar.  O edital completo pode ser consultado no site da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br) ou no Jornal Tribuna do Norte, na sessão de Publicação de Atos Oficiais. O candidato convocado somente será contratado se obedecidos os requisitos para investidura no cargo, previstos no item 6 do Edital n.º 004/2013, de 20 de dezembro de 2013, de abertura do Concurso Público.

TARIFA SOCIAL DA ÁGUA: Residencial Sumatra I terá mutirão para cadastramento

A Sanepar e a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizam hoje (sábado – 08/03), no Residencial Sumatra I, um mutirão para cadastramento dos moradores no Programa “Tarifa Social – Água para Todos”. Agentes comerciais da Sanepar permanecerão no Clube da Sabedoria, localizado na Avenida Aviação, 2.765 – Núcleo Hab. Castelo Branco, das 8 horas da manhã ao meio-dia. Também estarão sendo negociados débitos, visando o enquadramento no programa. Para ser beneficiada com a Tarifa Social a família precisa morar em imóvel de até 70 metros quadros, ter renda de até 2 salário mínimos (Nacional), ou, per capita de meio salário, e consumir até 10 metros cúbicos (m3) de água por mês, para até quatro pessoas, ou 2,5 m3/mês por morador. Interessados no cadastro ou recadastramento no programa devem levar documentos pessoais, fatura da Sanepar e um documento do imóvel (carnê do IPTU). Caso seja beneficiário de algum outro programa social do governo municipal, estadual ou federal, deve apresenta o último extrato com o valor da bolsa paga. Famílias de até quatro pessoas pagam, no Programa Tarifa Social, apenas R$ 6,20, pelo abastecimento com água tratada, e R$ 3,10, pela coleta e tratamento do esgoto sanitário. Mais informações junto ao Centro Social Urbano, do Parque Bela Vista, na quarta-feira, das 12 às 17 horas, ou quinta e sexta-feira das 8 às 17 horas, pessoalmente ou pelo telefone 3425-1511.

ROTA DA FÉ DE SÃO JOSÉ acontece neste sábado

Com a chegada de cerca de 250 peregrinos, prevista para hoje (sábado – 08/03), Apucarana será integrada à Rota da Fé. Criada há cerca de 10 anos, o roteiro de turismo religioso pela primeira vez sairá do seu local de origem, que é a região de Campo Mourão. A peregrinação faz parte das atividades preparatórias à tradicional Festa de São José, que ocorre no dia 19 de março. De acordo com o padre Antonio Luiz de Oliveira, pároco e reitor do Santuário São José, esta edição do evento foi batizada de Rota da Fé de São José e estará em Apucarana neste sábado e domingo. A rota, que começa em Campo Mourão, passará por Barbosa Ferraz e Lunardelli, onde existem santuários dedicados à Santa Rita de Cássia, e por Novo Itacolomi, onde tem um espaço dedicado à Madre Paulina. Em Apucarana, os peregrinos serão acolhidos no Santuário de São José e no Colégio São José, onde irão pernoitar. A chegada dos ônibus com os romeiros está prevista para as 18 horas de sábado com concentração em frente ao Colégio São José. Em seguida, haverá procissão até o Santuário São José, onde será celebrada a Santa Missa. No domingo, a programação inicia logo cedo, às 6h30, com alvorada festiva, seguida por café da manhã, missa, palestra sobre a vida de São José, visitação às salas de iconografia e à gruta, momento de oração, almoço e visitação a pontos turísticos.

FALTOSOS DO CURSINHO GRATUITO PODERÃO perder vaga em Apucarana

A coordenação do Cursinho Pré-vestibular e de Aperfeiçoamento da Prefeitura de Apucarana, oferecido gratuitamente a jovens de baixa-renda e oriundos da rede pública de ensino, lançou nesta sexta-feira um alerta aos alunos faltosos.  Segundo professora Junardel Costa Souza Ferreira, um número considerável, de um total de 126 matriculados, está deixando de comparecer regularmente às aulas, que acontecem de segunda a sexta-feira, no período noturno, nas dependências do Polo Presencial Apucarana da UAB. “Quando do início das atividades, no dia 17 de fevereiro, repassamos todas as orientações aos alunos, frisando que faltas consecutivas ou alternadas teriam como pena a perda da vaga”, conta a coordenadora. Caso esses alunos não compareçam às aulas já nesta segunda-feira, serão chamados os que aguardam na fila de espera pela oportunidade. Durante todo este semestre, os alunos vão ter aulas de português (gramática, redação e literatura), matemática, física, química, geografia, história geral, história do Brasil, biologia e língua estrangeira. Os professores são voluntários.

APUCARANA VAI RECEBER campeonato de karatê interestilos

De 3 a 6 de abril, Apucarana sedia o Campeonato Zonal Sul/Sudeste/Centro-Oeste de Karatê Interestilos 2014. A competição será disputada no Centro Esportivo Madre Josafata, no Colégio Nossa Senhora da Glória (Glorinha) em uma promoção da Associação Karatê Vida e supervisão da Federação Paranaense de Karatê Esportivo. Realizado nas categorias mirim, infantil, infanto, juvenil, júnior, adulto e master (masculino e feminino), a projeção da organização é contar com a participação de mais de 900 atletas, sendo 400 deles pertencentes ao Paraná. Nesta semana, o prefeito Beto Preto (PT) foi pessoalmente comunicado da competição pelo carateca Alan Pereira da Silva, proprietário da “Karatê Vida”. “Temos trabalhado bastante para resgatar o esporte em nossa cidade e ao recebermos uma competição grandiosa como esta, ficamos bastante confiantes de que estamos no caminho certo. Desejamos sucesso ao evento, todas as delegações serão muito bem recebidas pelo município”, disse o prefeito. O Campeonato Zonal também terá a presença de atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Brasília. “Os melhores karatecas destes estados virão para Apucarana, num campeonato que promete um alto índice técnico”, frisa Alan, que também é presidente da Federação Paranaense de Karatê Esportivo.

POLO DA UAB REALIZA Seminário de Gestão Pública

Já estão abertas, em Apucarana, as inscrições para o 1º Seminário de Gestão Pública. O evento acontece neste dia 20, às 19 horas, no Cine Teatro Fênix. Uma promoção do Polo Presencial Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligado localmente à Secretaria Especial de Ensino Superior da Prefeitura de Apucarana, o interessado deve acessar o blog http://poloapucarana.blogspot.com.br/ e preencher todos os dados do formulário. A participação é aberta à comunidade em geral, independente de ser ou não aluno dos cursos UAB. Segundo destaca a diretora do polo, professora Mara Regina Neves Nicolau, serão três palestras. A primeira, com o tema “O Sistema Único de Saúde e a Responsabilidade do Gestor”, será proferida pelo médico Carlos Alberto Gebrin Preto, prefeito de Apucarana. A segunda temática “Os Mecanismos de Controle da Gestão Pública”, terá como palestrante Luiz Eduardo Cheida, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná. Ainda com nome a ser confirmado, o seminário será encerrado com a palestra “O Papel do Tribunal de Contas no Controle da Gestão Pública”. Aos participantes será emitido certificado.

UBS DO ACLIMAÇÃO transfere para dia 12 entrega de medicamentos

Atenção pacientes da UBS do Jardim Aclimação. Devido ao feriado de Carnaval, a entrega de medicamentos para hipertensos (pressão arterial) e diabéticos que aconteceria nesta semana na Igreja São José, foi transferida para o dia 12 de março, às 9h30, no mesmo local. Dúvidas ou mais informações pelo 3901-1055.