INFORMATIVO

CAPACITAÇÃO REÚNE EDUCADORES do ciclo de alfabetização em Apucarana

A Autarquia Municipal de Educação (AME), da Prefeitura de Apucarana, realizou nesta quinta-feira (27/02), no polo presencial da UAB, a primeira reunião do ano com as orientadoras e professoras da rede municipal envolvidas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), com envolvimento dos Estados e Municípios, a meta é assegurar em todo o Brasil a plena alfabetização de todas as crianças da rede pública até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em Apucarana, as ações do pacto vêm sendo realizadas deste o ano passado, por intermédio de técnicos formadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que realizam orientações bimestrais, seminários e outros encontros com orientadoras e professoras da rede municipal. “Os trabalhos visam elevar a qualidade do ensino em sala de aula levado todos os dias a cerca de 4 mil crianças dos 1º aos 3º anos das 36 escolas da nossa cidade, evitando que elas cheguem ao 3º ano com defasagem de aprendizado e com isto necessitem ser reprovadas”, frisa professora Marli Regina Fernandes da Silva, secretária Municipal da Educação.

CONTRIBUINTES DE APUCARANA TERÃO que imprimir boleto de taxas pela internet

O Departamento de Tributação da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Apucarana já realizou o lançamento do ISS Fixo, ISS Estimado, Alvará de Licença para Funcionamento e Alvará de Vigilância Sanitária do exercício de 2014. Ao todo são 9 mil empresas, entre comércio em geral e prestadores de serviço, que têm até o dia 10 de abril para saldar as taxas e ficar em dia com o fisco municipal. Ao todo, o valor global lançado é de cerca de R$3,5 milhões. A novidade para este ano é que os contribuintes de Apucarana terão que imprimir o boleto para pagamento pela internet. Até o ano passado eram emitidos e enviados os clássicos carnês. A partir de agora, valerá o sistema online, implantado para dar mais agilidade ao processo. O acesso ao sistema é simples e rápido. O primeiro passo é acessar o site oficial da prefeitura, no endereço http://www.apucarana.pr.gov.br e, já na página principal, na galeria “Serviços Online”, clicar no ícone “ISS Emissão de Carnê”. Feito isto, na tela seguinte vai ser solicitada a seleção do tipo de cadastro. A escolha deve ser pelo “Mobiliário”. A partir daí o contribuinte vai escolher o tipo de carnê (taxa), o exercício e a opção de impressão (parcela, carnê completo, parcelas vencidas ou a vencer).

UBS DO JARDIM COLONIAL CONVOCA pais para pesagem do Bolsa Família

Para garantir o benefício do Bolsa Família, os moradores do Sumatra I que recebem recursos através do programa devem fazer a pesagem dos seus filhos. O procedimento será feito na Unidade Básica de Saúde mais próxima, que é a UBS do Jardim Colonial. Os pais devem procurar a unidade no período das 13 às 16h30, munidos do número do “cadúnico” e de um documento de identificação. A pesagem das crianças, que deve ser feita até o dia 7 de março, é uma exigência do Governo Federal e que garante a continuidade da liberação do benefício. As famílias do Sumatra I que não providenciarem a pesagem dos filhos dentro do prazo correm o risco de perder o benefício do Bolsa Família. Outras informações na UBS do Jardim Colonial ou pelo telefone 3109-1042.

CENTRO DE OFICINAS OFERTA cursos gratuitos para mulheres

Estão abertas, no Centro de Oficinas Mulher Cidadã, inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos de informática básica, decoupagem, bordado em chinelo, biscuit, patch apliquê e design de sobrancelhas. “As atividades são direcionadas a mulheres com idade acima dos 16 anos”, esclarece Denise Canesin Moisés Machado, secretária da Mulher e Assuntos da Família. Os cursos têm em média dois meses de duração. O Centro de Oficinas Mulher Cidadã fica na Rua Castro Alves, 335 – Jardim América. Os documentos necessários para inscrição são: cópia do RG e CPF, mais comprovante de residência. Outras informações pelo 3426-9153.

HABITAÇÃO: APUCARANA prossegue com cadastramento

O Departamento de Habitação da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana comunica que permanece com o trabalho de cadastramento de famílias de baixa renda interessadas em conquistar uma moradia popular pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O interessado deve comparecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, ao Centro Social Urbano, Parque Bela Vista, munido de RG, CPF, título de eleitor de Apucarana, Número do NIS. O cadastramento é para quem tem renda familiar de até R$1.600,00. Quem já tem inscrição junto ao Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, do Movimento de Moradias Populares (UMP) e UMMAR, também pode realizar cadastramento junto à Secretaria de Assistência Social. Dúvidas ou mais informações pelo telefone 3425-1511.