INFORMATIVO

UBS DO VALE VERDE realiza atividades do HIPERDIA

A Unidade Básica de Saúde Ruth Eugênio da Silva, localizada no Núcleo Habitacional Vale Verde, vai ter atividades do HIPERDIA neste sábado (22/02). A coordenação da UBS está convocando hipertensos e diabéticos a comparecerem na unidade, a partir das 8h30. Diversas atividades serão desenvolvidas, entre as quais o exame do Diabetes e a medição da pressão arterial. O HIPERDIA é um programa que oferece cuidados especiais às pessoas que sofrem de diabetes e de hipertensão arterial, conhecida popularmente como “pressão alta”.

EDUCADORES FÍSICOS DA PREFEITURA participam de capacitação em Apucarana

Responsável pela área de Inovação e Desenvolvimento Esportivo da Paraná Esporte (Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná) e diretor do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, professor Dr. Antônio Carlos Dourado, vai estar em Apucarana neste sábado (22/02). Das 8h30 às 13 horas, no Centro da Juventude Alex Mazaron, localizado no Jardim Diamantina, o especialista ministra uma capacitação aos educadores físicos e estagiários que vão atuar, a partir de 1º de março, junto aos cerca de 8,5 mil alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal. Segundo explica professor Paulo Aparecido Kisner (Paulão), secretário Especial da Juventude e interino na pasta do Esporte e Lazer de Apucarana, o curso de Avaliação Física será ministrado gratuitamente e terá acompanhamento bimestral, ao longo de dois anos. “Está é uma ação inédita na nossa rede, que vai melhor capacitar os nossos profissionais e estagiários para oferecer a melhor educação física aos nossos alunos”, salienta Paulão. Ao longo do ano letivo, as práticas de educação física são oferecidas uma vez por semana aos alunos do 1º ao 3º ano e duas vezes semanais para os estudantes do 4º ao 5º ano. Quem é – Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Antônio Carlos Dourado tem especialização em Avaliação da Performance Motora, também pela UEL, mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

APUCARANA RECUPERA PONTE sobre o Rio Pessegueiro

Trafegar pelas estradas rurais de Apucarana está cada vez mais seguro. Além de já ter promovido a recuperação de mais de 300 dos cerca de 600 quilômetros de vias pertencentes ao município, a Secretaria Municipal da Agricultura conta com parceria da Secretaria Municipal de Serviços Públicos que atua na frente de reforma e reconstrução de pontes.  Nesta semana, relata o secretário de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves, foi concluída a recuperação da ponte sobre o Rio Pessegueiro, importante via de escoamento da produção de leite, soja e milho da região do Bilotte. “Foram três dias de trabalho, onde contamos com a parceria do agricultor Paulo, que forneceu dois eucaliptos para servir de longarina. Nós, da prefeitura, complementamos com a mão de obra e o restante do material”, detalha Gonçalves. Em média, uma ponte é recuperada ao mês pela Prefeitura de Apucarana. “Desde o início do mandato já promovemos a reconstrução total de 6 pontes e recuperação parcial (revitalização) de pelo menos outras oito”, relata o secretário de Serviços Públicos. De acordo com ele, as principais localidades já atendidas são a região do Rio do Cerne, Barreiro, Barra Nova, Santa Luzia. “Estamos finalizando agora duas pontes sobre o Rio Clementino, na região do Distrito de São Pedro Taquara. O serviço está em fase de acabamento”, diz. A próxima localidade a receber a recuperação de ponte é a do Rio Taquarão, em São Pedro Taquara, na estrada rural que liga Apucarana a Marilândia do Sul. “Será uma grande obra, já que a travessia tem cerca de 17 metros de comprimento”, finaliza.

VENCIMENTO DO IPTU será 10 de abril

Devido à greve de funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), a Superintendência de Tributação da Prefeitura de Apucarana comunicou nesta semana que o vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2014 será o dia 10 de abril. Quem pagar em cota única vai receber no ato um desconto de 10%. Para este exercício, o valor global lançado em Apucarana é de R$14 milhões. Aprovados pela Câmara de Vereadores, os reajustes do IPTU neste ano variaram de 5,58% a 18%, de acordo com a localização e valorização dos imóveis. Mais informações pelo telefone 3422-4000.

APUCARANA INSCREVE PARA EVENTO intermunicipal de Proteção e Defesa Civil

Estão abertas as inscrições para a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, que acontece nesta terça-feira (25/02) no campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-AP). Os interessados devem se inscrever no site da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br), no Quartel do Corpo de Bombeiros da Vila São Carlos, ou no dia da Conferência. Estão convidados 14 municípios da região, em especial o pessoal ligado às coordenadorias municipais de defesa civil, mas a pretensão é reunirmos ainda professores e acadêmicos de faculdades, representantes do Poder Público, de conselhos profissionais, comunidade científica, sociedade civil e organizada, bem como membros dos Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudecs). Segundo o Major Hemerson Saqueta, comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Apucarana (4º SBGI), o objetivo do evento é fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e Defesa Civil. A Conferência Intermunicipal tem a participação da Prefeitura de Apucarana, do Conselho Comunitário de Segurança de Apucarana, da 13ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Durante a conferência serão indicados 6 delegados para participação na etapa estadual, que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril. Haverá almoço no local. O campus da UTFPR-AP, local do evento, fica localizado na rua Marcílio Dias, n º. 635 – Vila Nova. Dúvidas ou mais informações sobre a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil poderão ser obtidas no Setor B8 (Defesa Civil) do 4º SBGI de Apucarana pelo telefone (43) 3422-1515.

CENTRO DE OFICINAS OFERTA cursos gratuitos para mulheres

Estão abertas, no Centro de Oficinas Mulher Cidadã, inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos de informática básica, decoupagem, bordado em chinelo, biscuit, patch apliquê e design de sobrancelhas. “As atividades são direcionadas a mulheres com idade acima dos 16 anos”, esclarece Denise Canesin Moisés Machado, secretária da Mulher e Assuntos da Família. Os cursos têm em média dois meses de duração. O Centro de Oficinas Mulher Cidadã fica na Rua Castro Alves, 335 – Jardim América. Os documentos necessários para inscrição são: cópia do RG e CPF, mais comprovante de residência. Outras informações pelo 3426-9153.

HABITAÇÃO: APUCARANA prossegue com cadastramento

O Departamento de Habitação da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana comunica que permanece com o trabalho de cadastramento de famílias de baixa renda interessadas em conquistar uma moradia popular pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O interessado deve comparecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, ao Centro Social Urbano, Parque Bela Vista, munido de RG, CPF, título de eleitor de Apucarana, Número do NIS. O cadastramento é para quem tem renda familiar de até R$1.600,00. Quem já tem inscrição junto ao Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, do Movimento de Moradias Populares (UMP) e UMMAR, também pode realizar cadastramento junto à Secretaria de Assistência Social. Dúvidas ou mais informações pelo telefone 3425-1511.