INFORMATIVO

ARBORIZAÇÃO: MEIO AMBIENTE promove audiência pública

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) da Prefeitura de Apucarana promove hoje (sexta-feira – 14/02), Audiência Pública com o tema “Arborização Urbana”. O evento está marcado para iniciar às 19h30 no Salão Nobre da Prefeitura. Mais informações pelo 3423-0142.

CURSINHO GRATUITO ABRE INSCRIÇÕES para mais uma turma semestral

Vai até hoje (sexta-feira – 14/02), das 14 às 20 horas, no prédio do Polo Presencial Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o prazo para inscrições junto à seleção do Cursinho Pré-vestibular e de Aperfeiçoamento da Prefeitura de Apucarana. Oferecido gratuitamente a alunos de baixa-renda, oriundos da rede pública de ensino ou beneficiários de bolsas, estão sendo ofertadas 100 vagas. As aulas da nova turma têm início dia 17 de fevereiro. Interessados devem comparecer o mais rápido possível para retirar a ficha de inscrição e se informar da documentação exigida. As aulas são ministradas por professores voluntários de segunda a sexta-feira, no período noturno e os índices de aprovação em vestibulares e concursos públicos têm sido bastante positivos. A sede do cursinho gratuito da Prefeitura de Apucarana fica localizada na Praça Rui Barbosa, 12. Mais informações sobre o processo de inscrição para a primeira turma semestral de 2014 podem ser obtidas pelo telefone 3425-2899.

CANIL PROCURA por mais voluntários

Visando ampliar as ações de proteção aos animais na cidade, o Canil Municipal de Apucarana realiza neste dia 15 de fevereiro, às 15 horas, no salão nobre da prefeitura, a primeira reunião de voluntários do ano. Para participar, a entidade está convidando todos da sociedade que se solidarizam com a causa animal. Mais informações pelo 3901-1051.

PARÓQUIA PREPARA LOUVOR À PROTETORA dos refugiados no estrangeiro

A Paróquia Cristo Rei, localizada no Jardim Diamantina, realiza neste domingo (16/02) tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora do Desterro, que é um título católico dado à Santíssima Virgem Maria em representação à fuga da Sagrada Família com o Menino Jesus para o Egito, por causa da perseguição do Rei Herodes. Nossa Senhora permaneceu cerca de quatro anos fugitiva, desterrada no Egito, por isso, também é conhecida como Nossa Senhora da Fuga. A festividade religiosa, que faz parte da programação de eventos dos 70 anos de Apucarana, comemorados no último dia 28 de janeiro, terá como atrações de destaque almoço por adesão, 2ª Cavalgada e a 5ª Carreata Nossa Senhora do Desterro, com bênçãos dos carros e celebração tropeira com o pároco local, Padre Pedro Odair Machado (Pe. Pedrinho). O almoço por adesão da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Desterro, na Paróquia Cristo Rei, começará a ser servido a partir das 11h30 no salão paroquial. No cardápio haverá frango e linguiça assada, arroz, farofa e três tipos de salada. Os cartões de adesão, ao custo de apenas R$10 por pessoa, podem ser adquiridos na secretária da paróquia. Mais informações e reservas pelo telefone 3426-8283.

APUCARANA INSCREVE PARA EVENTO intermunicipal de Proteção e Defesa Civil

Começam nesta terça-feira (18/02) as inscrições para a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, que acontece neste dia 25 de fevereiro no campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-AP). Os interessados devem se inscrever no site da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br), no Quartel do Corpo de Bombeiros da Vila São Carlos, ou no dia da Conferência. Estão convidados 14 municípios da região, em especial o pessoal ligado às coordenadorias municipais de defesa civil, mas a pretensão é reunirmos ainda professores e acadêmicos de faculdades, representantes do Poder Público, de conselhos profissionais, comunidade científica, sociedade civil e organizada, bem como membros dos Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudecs). Segundo o Major Hemerson Saqueta, comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Apucarana (4º SBGI), o objetivo do evento é fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e Defesa Civil. A Conferência Intermunicipal tem a participação da Prefeitura de Apucarana, do Conselho Comunitário de Segurança de Apucarana, da 13ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Durante a conferência serão indicados 6 delegados para participação na etapa estadual, que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril. Haverá almoço no local. O campus da UTFPR-AP, local do evento, fica localizado na rua Marcílio Dias, n º. 635 – Vila Nova. Dúvidas ou mais informações sobre a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil poderão ser obtidas no Setor B8 (Defesa Civil) do 4º SBGI de Apucarana pelo telefone (43) 3422-1515.

HABITAÇÃO: APUCARANA prossegue com cadastramento

O Departamento de Habitação da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana comunica que permanece com o trabalho de cadastramento de famílias de baixa renda interessadas em conquistar uma moradia popular pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O interessado deve comparecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, ao Centro Social Urbano, Parque Bela Vista, munido de RG, CPF, título de eleitor de Apucarana, Número do NIS. O cadastramento é para quem tem renda familiar de até R$1.600,00. Quem já tem inscrição junto ao Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, do Movimento de Moradias Populares (UMP) e UMMAR, também pode realizar cadastramento junto à Secretaria de Assistência Social. Dúvidas ou mais informações pelo telefone 3425-1511.

SECRETARIA DE MEIO Ambiente anuncia novo horário de funcionamento

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana tem novo horário de atendimento. A repartição não vai mais fechar para almoço, assim quem necessitar recorrer aos serviços da Sema poderão ser atendidos de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Dúvidas ou mais informações pelo telefone 3423-0142.

CENTRO DA JUVENTUDE OFERTA aulas em 13 atividades

O Centro da Juventude “Alex Mazaron” iniciou nesta semana uma extensa programação de atividades nos períodos matutino, vespertino e noturno. São oferecidas aulas em diversas modalidades esportivas, além de dança, teatro, informática e artesanato. “Há opções de boxe chinês, capoeira, karatê, jiu jitsu, natação, tênix de mesa, skate, xadrez e modalidades esportivas de quadra”, detalha o secretário interino de Esportes, Paulo Aparecido Kisner. Abertas a interessados a partir dos 12 anos, as inscrições ainda podem ser feitas na secretaria do Centro da Juventude, localizado à Rua Piratininga, no Jardim Diamantina, próximo ao Pátio de Máquinas da Prefeitura. “A oferta de atividades à noite visa atrair também o interesse dos adultos, abrangendo o atendimento ao maior número possível de pessoas da comunidade. Nossa equipe inclui técnicos, instrutores, educadores físicos, pedagogos e assistente social, entre outros. Recebemos também um grande reforço nos equipamentos”, informa Paulo Kisner.

GUARDA MIRIM ABRE matrículas em Apucarana

A Secretaria da Juventude da Prefeitura de Apucarana comunica que estão abertas as matrículas para jovens e adolescentes que queiram ingressar na Guarda Mirim. As atividades vão acontecer no Centro da Juventude Alex Mazaron, localizado no Jardim Diamantina. O objetivo do programa é a colocação de jovens no mercado de trabalho através da Lei do Menor Aprendiz. A idade mínima para ingresso é de 14 anos. As matrículas devem ser feitas diretamente no centro da juventude, localizado na Rua Piratininga, s/n – próximo ao pátio de máquinas da prefeitura. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 3424-0629 ou pelo e-mail centrodajuventudeapucarana@gmail.com.