INFORMATIVO

APUCARANA VAI COBRAR pela limpeza e roçagem de terrenos

Os donos de terrenos baldios em Apucarana têm até hoje (sábado – 08/02) para realizar a roçagem e limpeza de seus imóveis. Finalizado este prazo e o proprietário por ventura não tenha realizado o trabalho por conta própria, uma empresa terceirizada pela prefeitura vai executar os serviços necessários e o custo será cobrado pelo município. Além da roçagem e limpeza, também é exigida a retirada de entulhos dos terrenos, visando evitar que o local seja utilizado como depósito de lixo e, consequente, proliferação de insetos nocivos à saúde. Conforme levantamento da secretaria da Saúde, historicamente as áreas não edificadas são responsáveis por mais de 50% do índice de infestação do mosquito da dengue no município. A cobrança pelos serviços realizados pela empresa terceirizada será encaminhada através de boleto e os proprietários terão que realizar o pagamento em 30 dias. De acordo com determinação legal, se o pagamento não for feito dentro do prazo, a cobrança, acrescida de encargos legais, será lançada no carnê do IPTU do ano seguinte, sendo vedado o pagamento do tributo sem o pagamento da taxa da roçagem e dos outros serviços executados pelo município.

SECRETARIA DE MEIO Ambiente anuncia novo horário de funcionamento

A partir desta segunda-feira (10/02), a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana tem novo horário de atendimento. A repartição não vai mais fechar para almoço, assim quem necessitar recorrer aos serviços da Sema poderão ser atendidos de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3423-0142.

BOSQUE REABRE nesta terça em Apucarana

Após duas semanas fechado para melhorias estruturais, o Bosque Municipal Parque das Aves, de Apucarana, reabre normalmente para visitação nesta terça-feira (11/02). De responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana, o Parque das Aves também possui alguns exemplares de répteis e primatas. Fica localizado na Rua Clóvis da Fonseca, esquina com a Rua João Antônio Braga Cortes (próximo ao Country Clube). Mais informações pelo telefone 3424-0774. O funcionamento é de terça a domingo, das 10 às 17 horas.

HABITAÇÃO: APUCARANA prossegue com cadastramento

O Departamento de Habitação da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana comunica que permanece com o trabalho de cadastramento de famílias de baixa renda interessadas em conquistar uma moradia popular pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O interessado deve comparecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, ao Centro Social Urbano, Parque Bela Vista, munido de RG, CPF, título de eleitor de Apucarana, Número do NIS. O cadastramento é para quem tem renda familiar de até R$1.600,00. Quem já tem inscrição junto ao Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, do Movimento de Moradias Populares (UMP) e UMMAR, também pode realizar cadastramento junto à Secretaria de Assistência Social. Dúvidas ou mais informações pelo telefone 3425-1511.

CLIMA ATÍPICO FORÇA ADIAMENTO da Caminhada dos 70 anos

A Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap) não vai mais realizar neste domingo (09/02) a Caminhada Rural Apucarana 70 anos. Devido a persistência do clima quente e seco, que atinge o município desde o início do ano, a organização decidiu adiar o evento para uma data ainda a ser marcada. “Esperamos o máximo para tomar esta decisão. Infelizmente não houve chuva e, pensando no bem estar de todos os envolvidos neste evento, desde a equipe de suporte, passando pelo pessoal da alimentação até os inscritos, tivemos que tomar esta decisão de adiarmos a caminhada”, esclarece Ednei Mansano, diretor-presidente da Funcap. Além do intenso calor, por se tratar de roteiro rural, a organização citou a poeira como fatores que motivaram o adiamento. A nova data será agendada assim que o clima se mostrar favorável. As pessoas que já pagaram a inscrição têm duas opções. Resgatar a taxa de R$25 ou esperar a nova data para participação. Para mais informações a pessoa pode entrar em contato pelo telefone 3423-2944.

APUCARANA REALIZA FORMATURA coletiva de cursos Pronatec

A Prefeitura de Apucarana lembra a todos os alunos que concluíram cursos profissionalizantes no ano passado dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), do Governo Federal, que a formatura coletiva acontece nesta segunda-feira (10/02), às 19h30, no Clube 28 de Janeiro, localizado na Praça Semiramis Braga. As capacitações aconteceram por intermédio de entidades como Sesi/Senai, Senac e Sest/Senat, em parceria com as secretarias Municipais da Mulher e Assuntos da Família e da Assistência Social e Agência do Trabalhador de Apucarana/Sistema Nacional do Emprego (Sine). Ao todo, receberão o certificado profissional 499 pessoas, que receberam a formação gratuitamente. Neste dia será ofertado um atendimento diferenciado pela Agência do Trabalhador, para posterior captação de vagas no mercado de trabalho. Além dos alunos e representantes das entidades parceiras do Pronatec em Apucarana, são convidados para a formatura autoridades políticas, lideranças comunitárias e empresários no ramo da indústria e comércio. Os formandos são para os cursos de eletricista de automóveis, desenhista de produtos gráficos, auxiliar administrativo (três cursos), costureiro, operador de empilhadeira, operador de pá-carregadeira, porteiro e vigia, torneiro mecânico, soldador, pintor de imóveis, mecânico de sistema de freios, eletricista predial, padeiro e confeiteiro, manicure e pedicure, auxiliar de cozinha, recepcionista, padeiro e confeiteiro, operador de computador, operador de caixa, cabeleireiro assistente, inglês básico, auxiliar de cobrança.

AUTARQUIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO muda de endereço

A Autarquia Municipal de Apucarana (AME) vai atender em novo endereço a partir desta segunda-feira (10), à Rua Tamandaré, 115, na Barra Funda. No local já funciona a parte operacional (departamento de engenharia) da autarquia, bem como o depósito da merenda escolar. “Agora o setor pedagógico vai ocupar no mesmo espaço, unificando as equipes”, justifica a secretária municipal de educação, Marli Regina Fernandes da Silva.  A Autarquia de Educação estava instalada há cinco meses no prédio do antigo Hospital Menino Deus, ao lado do Colégio Cerávolo, na Rua Érico Veríssimo, nº 127. Com a mudança,  a AME contará com novo número de telefone: 3425-9079.

CENTRO DA JUVENTUDE OFERTA aulas em 13 atividades

O Centro da Juventude “Alex Mazaron” iniciou nesta semana uma extensa programação de atividades nos períodos matutino, vespertino e noturno. São oferecidas aulas em diversas modalidades esportivas, além de dança, teatro, informática e artesanato. “Há opções de boxe chinês, capoeira, karatê, jiu jitsu, natação, tênix de mesa, skate, xadrez e modalidades esportivas de quadra”, detalha o secretário interino de Esportes, Paulo Aparecido Kisner. Abertas a interessados a partir dos 12 anos, as inscrições ainda podem ser feitas na secretaria do Centro da Juventude, localizado à Rua Piratininga, no Jardim Diamantina, próximo ao Pátio de Máquinas da Prefeitura. “A oferta de atividades à noite visa atrair também o interesse dos adultos, abrangendo o atendimento ao maior número possível de pessoas da comunidade. Nossa equipe inclui técnicos, instrutores, educadores físicos, pedagogos e assistente social, entre outros. Recebemos também um grande reforço nos equipamentos”, informa Paulo Kisner.

GUARDA MIRIM ABRE matrículas em Apucarana

A Secretaria da Juventude da Prefeitura de Apucarana comunica que estão abertas as matrículas para jovens e adolescentes que queiram ingressar na Guarda Mirim. As atividades vão acontecer no Centro da Juventude Alex Mazaron, localizado no Jardim Diamantina. O objetivo do programa é a colocação de jovens no mercado de trabalho através da Lei do Menor Aprendiz. A idade mínima para ingresso é de 14 anos. As matrículas devem ser feitas diretamente no centro da juventude, localizado na Rua Piratininga, s/n – próximo ao pátio de máquinas da prefeitura. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 3424-0629 ou pelo e-mail centrodajuventudeapucarana@gmail.com.

CURSINHO GRATUITO ABRE INSCRIÇÕES para mais uma turma semestral

Vai até o dia 14 de fevereiro, das 14 às 20 horas, no prédio do Polo Presencial Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o prazo para inscrições junto à seleção do Cursinho Pré-vestibular e de Aperfeiçoamento da Prefeitura de Apucarana. Oferecido gratuitamente a alunos de baixa-renda, oriundos da rede pública de ensino ou beneficiários de bolsas, estão sendo ofertadas 100 vagas. As aulas da nova turma têm início dia 17 de fevereiro. Interessados devem comparecer o mais rápido possível para retirar a ficha de inscrição e se informar da documentação exigida. As aulas são ministradas por professores voluntários de segunda a sexta-feira, no período noturno e os índices de aprovação em vestibulares e concursos públicos têm sido bastante positivos. A sede do cursinho gratuito da Prefeitura de Apucarana fica localizada na Praça Rui Barbosa, 12. Mais informações sobre o processo de inscrição para a primeira turma semestral de 2014 podem ser obtidas pelo telefone 3425-2899.

CANIL PROCURA por mais voluntários

Visando ampliar as ações de proteção aos animais na cidade, o Canil Municipal de Apucarana realiza neste dia 15 de fevereiro, às 15 horas, no salão nobre da prefeitura, a primeira reunião de voluntários do ano. Para participar, a entidade está convidando todos da sociedade que se solidarizam com a causa animal. Mais informações pelo 3901-1051.

PARÓQUIA PREPARA LOUVOR À PROTETORA dos refugiados no estrangeiro

A Paróquia Cristo Rei, localizada no Jardim Diamantina, realiza neste dia 16 de fevereiro tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora do Desterro, que é um título católico dado à Santíssima Virgem Maria em representação à fuga da Sagrada Família com o Menino Jesus para o Egito, por causa da perseguição do Rei Herodes. Nossa Senhora permaneceu cerca de quatro anos fugitiva, desterrada no Egito, por isso, também é conhecida como Nossa Senhora da Fuga. A festividade religiosa, que faz parte da programação de eventos dos 70 anos de Apucarana, comemorados no último dia 28 de janeiro, terá como atrações de destaque almoço por adesão, 2ª Cavalgada e a 5ª Carreata Nossa Senhora do Desterro, com bênçãos dos carros e celebração tropeira com o pároco local, Padre Pedro Odair Machado (Pe. Pedrinho). O almoço por adesão da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Desterro, na Paróquia Cristo Rei, começará a ser servido a partir das 11h30 no salão paroquial. No cardápio haverá frango e linguiça assada, arroz, farofa e três tipos de salada. Os cartões de adesão, ao custo de apenas R$10 por pessoa, podem ser adquiridos na secretária da paróquia. Mais informações e reservas pelo telefone 3426-8283.

APUCARANA 70 ANOS – CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E PRESTIGIE

DATA HORÁRIO EVENTO LOCAL REALIZAÇÃO CONTATO
11/02 19:00H PROCISSÃO DA LUZ E MISSA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DE LURDES CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LURDES CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LURDES SUPERINTEN

DÊNCIA DE COMUNIDADES

15/02 09:00h INAUGURAÇÃO DO PARQUE 70 ANOS PARQUE JABOTI GABINETE GABINETE/OBRAS
16/02 08:00H CAVALGADA DE NOSSA SENHORA DO DESTERO PARÓQUIA CRISTO REI JD. DIAMANTINA PARÓQUIA CRISTO REI SUPERINTENDENCIA DE COMUNIDADES