INFORMATIVO

CENTRO DA JUVENTUDE OFERTA aulas em 13 atividades  

O Centro da Juventude “Alex Mazaron” iniciou nesta semana uma extensa programação de atividades nos períodos matutino, vespertino e noturno. São oferecidas aulas em diversas modalidades esportivas, além de dança, teatro, informática e artesanato. “Há opções de boxe chinês, capoeira, karatê, jiu jitsu, natação, tênix de mesa, skate, xadrez e modalidades esportivas de quadra”, detalha o secretário interino de Esportes, Paulo Aparecido Kisner. Abertas a interessados a partir dos 12 anos, as inscrições ainda podem ser feitas na secretaria do Centro da Juventude, localizado à Rua Piratininga, no Jardim Diamantina, próximo ao Pátio de Máquinas da Prefeitura. “A oferta de atividades à noite visa atrair também o interesse dos adultos, abrangendo o atendimento ao maior número possível de pessoas da comunidade. Nossa equipe inclui técnicos, instrutores, educadores físicos, pedagogos e assistente social, entre outros. Recebemos também um grande reforço nos equipamentos”, informa Paulo Kisner. 

 

AUTARQUIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO muda de endereço

A Autarquia Municipal de Apucarana (AME) vai atender em novo endereço a partir da próxima segunda-feira (10), à Rua Tamandaré, 115, na Barra Funda. No local já funciona a parte operacional (departamento de engenharia) da autarquia, bem como o depósito da merenda escolar. “Agora o setor pedagógico vai ocupar no mesmo espaço, unificando as equipes”, justifica a secretária municipal de educação, Marli Regina Fernandes da Silva.  A Autarquia de Educação estava instalada há cinco meses no prédio do antigo Hospital Menino Deus, ao lado do Colégio Cerávolo, na Rua Érico Veríssimo, nº 127. Com a mudança,  a AME contará com novo número de telefone: 3425-9079.

 

APUCARANA VAI COBRAR pela limpeza e roçagem de terrenos

Os donos de terrenos baldios em Apucarana têm até sábado (08/02) para realizar a roçagem e limpeza de seus imóveis. Finalizado este prazo e o proprietário por ventura não tenha realizado o trabalho por conta própria, uma empresa terceirizada pela prefeitura vai executar os serviços necessários e o custo será cobrado pelo município. Além da roçagem e limpeza, também é exigida a retirada de entulhos dos terrenos, visando evitar que o local seja utilizado como depósito de lixo e, consequente, proliferação de insetos nocivos à saúde. A prefeitura vem fazendo a sua parte mantendo a conservação dos prédios, parques e logradouros públicos. A manutenção periódica dos terrenos também é uma questão de saúde pública. Conforme levantamento da secretaria da Saúde, historicamente as áreas não edificadas são responsáveis por mais de 50% do índice de infestação do mosquito da dengue no município. A cobrança pelos serviços realizados pela empresa terceirizada será encaminhada através de boleto e os proprietários terão que realizar o pagamento em 30 dias. De acordo com determinação legal, se o pagamento não for feito dentro do prazo, a cobrança, acrescida de encargos legais, será lançada no carnê do IPTU do ano seguinte, sendo vedado o pagamento do tributo sem o pagamento da taxa da roçagem e dos outros serviços executados pelo município.

 

CAMINHADA RURAL COMEMORA os 70 anos de Apucarana

A Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap) realiza neste domingo (09/02) a Caminhada Rural Apucarana 70 anos. O percurso será de 11 quilômetros em meio a propriedades da zona rural e as inscrições deverão ser feitas até sexta-feira (07/02), no horário das 8 às 18 horas no Cine Teatro Fênix, ao custo de apenas R$25 por pessoa. A saída, dia 9 de fevereiro, será às 7 horas da Praça Valmor Santos Giavarina (Praça da Cascata). A adesão à caminhada dará direito a café da manhã rural e almoço rural. “As inscrições somente serão aceitas de forma antecipada diretamente na Funcap”, reforça Ednei Mansano, diretor-presidente da entidade. A participação é aberta a pessoas de todas as idades. Para mais informações a pessoa pode entrar em contato pelo fone 3423-2944.

 

GUARDA MIRIM ABRE matrículas em Apucarana

A Secretaria da Juventude da Prefeitura de Apucarana comunica que estão abertas as matrículas para jovens e adolescentes que queiram ingressar na Guarda Mirim. As atividades vão acontecer no Centro da Juventude Alex Mazaron, localizado no Jardim Diamantina. O objetivo do programa é a colocação de jovens no mercado de trabalho através da Lei do Menor Aprendiz. A idade mínima para ingresso é de 14 anos. As matrículas devem ser feitas diretamente no centro da juventude, localizado na Rua Piratininga, s/n – próximo ao pátio de máquinas da prefeitura. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 3424-0629 ou pelo e-mail centrodajuventudeapucarana@gmail.com.

 

APUCARANA REALIZA FORMATURA coletiva de cursos Pronatec

A Prefeitura de Apucarana lembra a todos os alunos que concluíram cursos profissionalizantes no ano passado dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), do Governo Federal, que a formatura coletiva acontece nesta segunda-feira (10/02), às 19h30, no Clube 28 de Janeiro, localizado na Praça Semiramis Braga. As capacitações aconteceram por intermédio de entidades como Sesi/Senai, Senac e Sest/Senat, em parceria com as secretarias Municipais da Mulher e Assuntos da Família e da Assistência Social e Agência do Trabalhador de Apucarana/Sistema Nacional do Emprego (Sine). Ao todo, receberão o certificado profissional 499 pessoas, que receberam a formação gratuitamente. Neste dia será ofertado um atendimento diferenciado pela Agência do Trabalhador, para posterior captação de vagas no mercado de trabalho. Além dos alunos e representantes das entidades parceiras do Pronatec em Apucarana, são convidados para a formatura autoridades políticas, lideranças comunitárias e empresários no ramo da indústria e comércio. Os formandos são para os cursos de eletricista de automóveis, desenhista de produtos gráficos, auxiliar administrativo (três cursos), costureiro, operador de empilhadeira, operador de pá-carregadeira, porteiro e vigia, torneiro mecânico, soldador, pintor de imóveis, mecânico de sistema de freios, eletricista predial, padeiro e confeiteiro, manicure e pedicure, auxiliar de cozinha, recepcionista, padeiro e confeiteiro, operador de computador, operador de caixa, cabeleireiro assistente, inglês básico, auxiliar de cobrança.

 

CINE FÊNIX RECEBE exposição “História da Comunicação Ferroviária

Até o dia 10 de fevereiro, o Cine Teatro Fênix recebe a exposição “História da Comunicação Ferroviária”. O evento faz parte da grade festiva em comemoração aos 70 anos de Apucarana e é uma realização da Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap) em parceria com o Museu Histórico de Londrina. São peças do acervo do museu londrinense, como fotografias, radiocomunicadores, telégrafos, telefones, entre outros objetos que colaboraram para o trabalho no setor ao longo dos anos. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 3423-2944.

 

CURSINHO GRATUITO ABRE INSCRIÇÕES para mais uma turma semestral

Vai até o dia 14 de fevereiro, das 14 às 20 horas, no prédio do Polo Presencial Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o prazo para inscrições junto à seleção do Cursinho Pré-vestibular e de Aperfeiçoamento da Prefeitura de Apucarana. Oferecido gratuitamente a alunos de baixa-renda, oriundos da rede pública de ensino ou beneficiários de bolsas, estão sendo ofertadas 100 vagas. As aulas da nova turma têm início dia 17 de fevereiro. Interessados devem comparecer o mais rápido possível para retirar a ficha de inscrição e se informar da documentação exigida. As aulas são ministradas por professores voluntários de segunda a sexta-feira, no período noturno e os índices de aprovação em vestibulares e concursos públicos têm sido bastante positivos. A sede do cursinho gratuito da Prefeitura de Apucarana fica localizada na Praça Rui Barbosa, 12. Mais informações sobre o processo de inscrição para a primeira turma semestral de 2014 podem ser obtidas pelo telefone 3425-2899.

 

CANIL PROCURA por mais voluntários

Visando ampliar as ações de proteção aos animais na cidade, o Canil Municipal de Apucarana realiza neste dia 15 de fevereiro, às 15 horas, no salão nobre da prefeitura, a primeira reunião de voluntários do ano. Para participar, a entidade está convidando todos da sociedade que se solidarizam com a causa animal. Mais informações pelo 3901-1051.

 

 

APUCARANA 70 ANOS – CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E PRESTIGIE

 

DATA HORÁRIO EVENTO LOCAL REALIZAÇÃO CONTATO
09/02 07:00H CAMINHADA RURAL APUCARANA 70 ANOS  SAÍDA: PRAÇA DA CASCATA

ROTEIRO: CHÁCARA BOA VISTA AO RECANTO SÓ ALEGRIA

FUNCAP/PREFEITURA FUNCAP
11/02 19:00H PROCISSÃO DA LUZ E MISSA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DE LURDES CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LURDES CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LURDES SUPERINTENDENCIA DE COMUNIDADES
15/02 09:00h INAUGURAÇÃO DO PARQUE 70 ANOS PARQUE JABOTI GABINETE GABINETE/OBRAS
16/02 08:00H CAVALGADA DE NOSSA SENHORA DO DESTERO PARÓQUIA CRISTO REI JD. DIAMANTINA PARÓQUIA CRISTO REI SUPERINTENDENCIA DE COMUNIDADES