INFORMATIVO

CAMPANHA ANUAL LUTA PELO FIM da violência contra a Mulher

Com o mote “Vida digna, com respeito e diretos, é o que nós mulheres queremos”, já teve início a programação apucaranense da campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. Encabeçada pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, as atividades de sensibilização abrangem palestras e atos públicos em diversos locais, como unidades básicas de saúde, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro da Juventude, e entidades sociais. O lançamento oficial da campanha, com a presença do prefeito Beto Preto (PT) e outras autoridades, acontece hoje (quinta-feira – 20/11), às 9 horas, no Cine Teatro Fênix. Material de divulgação da programação está sendo distribuído pela prefeitura e também está disponível no site oficial da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br) ou na rede social www.facebook.com/prefeituradeapucarana. O objetivo é mobilizar a sociedade nesta luta e enfatizar que a violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos. Estatísticas oficiais revelam que uma em cada três mulheres será humilhada, estuprada, agredida ou abusada física ou sexualmente em sua vida.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL MARCA DIA Nacional da Consciência Negra em Apucarana

O Cine Teatro Fênix recebe hoje (quinta-feira – 20/11), atividades do Dia Nacional da Consciência Negra. Os eventos são uma promoção da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana e do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Social. Com a presença do prefeito Beto Preto (PT), da secretária da pasta, Márcia Regina de Sousa, e do presidente do conselho, Marcos Fagundes, a abertura oficial acontece às 9 horas. O ponto alto da manhã acontece a partir das 10 horas, com a palestra “O enfrentamento do racismo se dá antes no âmbito do sexismo”, que será ministrada pelo professor Guilherme Bomba. Às 10h45, o tema será “20 de Novembro”, apresentado pelo Dr. Ernani José dos Santos. “Será emitido certificado das palestras, com a entrega acontecendo a partir do dia 26 na secretaria executiva do conselho municipal”, comunica a secretária Márcia. Encerrando a programação, às 20 horas, no platô da Praça Rui Barbosa, está previsto a realização de um desfile afro. Mais informações podem ser obtidas junto ao Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, localizado na Rua João Matiuzzi, 279 – Parque Bela Vista. O telefone de contato é o 3425-1511 – ramal 27.

FUTSAL: FUTSAL chega às quartas-de-finais

Semana decisiva no Campeonato de Futsal, categoria adulto, em Apucarana. Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/11), na Escola Municipal José Idésio Brianezi, no Núcleo João Paulo I, acontecem as partidas válidas pelas quartas-de-finais. Após mais de um mês de competição, oito equipes buscam o título: Kolumbus FC/Serigrafia da Lua, Santos Surf Volts, Passarinho Automóveis/L2 Confecções Palmeirinhas/Ecobier, Stivar Futsal e Paraná Sul Máquinas/Multividros. O prefeito Beto Preto (PT) destaca que o campeonato, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, contou com 28 equipes dividas em oito grupos. “As primeiras colocadas de cada grupo estão nesta fase”, relata. Hoje (quinta-feira), às 19h30, jogam Plenitude x Palmeirinhas/Ecobier. Às 20h30, Kolumbus F.C/Serigrafia da Lua x Paraná Sul Máquinas/Multividros. Na sexta-feira, a partida das 19h30 será entre o Apucarana Futsal e Stivar Futsal. Logo depois jogam Passarinho Automóveis/L2 Confecções e Santo Surf Volts. Estiveram participando: Plenitude F. C., Pro-Sport, Esporte Clube Jataí, Santos Surf Volts, Seven Jeans, Àdgua/Tigre, KFC, Palmeirinhas/Ecobier, Palmeirinhas “B”, Esporte Tancredo, Passarinhos Automóveis/L2 Confecções, União de Amigos, Boina Verde, Juvenil Serralheria Caldeira, Apucarana Futsal, Eletran/Lanchonete do Lagoa, Estamparia Neves, Lubricenter, Paraná Sul Máquinas/Multividros, Comander Futsal, Real Pirapó, Myla Bonés, Stivar Futsal e Mason Aviamentos. O artilheiro do campeonato é Claudemir Aparecido Oliveira, do Santos Surf Volts, com 14 gols marcados.

ESCOLAS E CMEIS MUNICIPAIS abrem período de matrículas

A Autarquia Municipal de Educação (AME) comunica que está aberto o período de matrículas para o ano letivo 2015. As vagas são para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados devem comparecer até sexta-feira (21/11), à escola ou CMEI mais próximo de sua casa. Os documentos necessários para a matrícula das crianças são certidão de nascimento, carteirinha de vacinação, conta de luz atualizada e documento de identificação (RG) de pelo menos um dos pais. Já para os adultos são exigidos apenas o comprovante de residência e o documento de identificação com foto. Unicamente para as famílias dos Residenciais Jaçanã e Sumatra I e II e, a AME oferecerá um cronograma diferenciado de matrículas. Residenciais Sumatra I e Jaçanã – Os moradores desses dois bairros serão atendidos no sábado (22/11), das 8 às 12 horas, na sede da nova escola, localizada à Avenida Magno Cavalcanti Cerqueira, s/n. Residencial Sumatra II – Já os futuros moradores dessa comunidade poderão realizar as matrículas na mesma ocasião em que assinarão seus contratos habitacionais com a Caixa Econômica Federal, nos dias 19 e 20 de novembro, no ginásio de esportes do SESI, situado na Avenida Aviação, 1851 – Jardim Aeroporto.

“A BRUXA DO CEMITÉRIO” GANHA exibição comemorativa no Cine Fênix

A Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana exibe neste domingo (23/11), às 20h30, no Cine Teatro Fênix, o filme “A Bruxa do Cemitério”. Uma produção do cineasta apucaranense Semi Salomão, que completa 10 anos de trabalho. “E para marcar esta data, reapresentaremos o filme que iniciou a sua carreira”, esclarece professora Maria Agar Borba Ferreira, secretária municipal. A entrada é gratuita. “Emitimos 480 convites, que é a lotação máxima do teatro, que devem ser retirados na bilheteria do Cine Fênix no dia do filme, a partir das 18 horas”, informa. A Bruxa do Cemitério – O grande sucesso da carreira do cineasta Semi Salomão completa 10 anos. Em 2004 conquistou público e crítica com repercussão na mídia nacional e internacional. A história apresenta um grupo de jovens que em uma festa regada a álcool e drogas acaba acidentalmente matando um dos amigos. Eles resolvem esconder o corpo em uma região inóspita, onde se deparam com forças sobrenaturais e o espírito da bruxa, que habita o cemitério, persegue um a um dos jovens. O filme é considerado “cult” e marcou o inicio da carreira como diretor de Semi Salomão

VACINAÇÃO CONTRA POLIO continua até dia 28

Atenção pais ou responsáveis por crianças em fase de vacinação. A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana lembra que está em andamento a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo. A imunização pode ser feita gratuitamente nos 22 postos de saúde que dispõem de sala de vacinação até o dia 28 deste mês. A meta no município é vacinar 10.123 crianças contra a paralisia infantil e 7.310 contra o sarampo. A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) tem como público alvo crianças a partir de seis meses até cinco anos incompletos. Já a de sarampo atende na faixa etária a partir de um ano até cinco anos incompletos. Mais informações 3422-5888.

APUCARANA ABRE UNIDADE de plantão do Prefis 2014

Com o mote “Fique em dia e ajude a construir a cidade que você quer” já começou a funcionar, na antiga loja de vendas da Paranatex localizada na Avenida Curitiba, Barra Funda, a unidade especial de plantão do REFIS (Recuperação Fiscal da Prefeitura de Apucarana). Uma iniciativa da Secretaria da Fazenda para melhor atender aos contribuintes que desejam renegociar débitos relativos a tributos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviço (ISS), alvarás e asfalto (contribuição de melhoria), vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, até o dia 31 de dezembro. A meta da prefeitura é recuperar cerca de R$ 5 milhões de tributos em atraso. Podem ser renegociados débitos inscritos ou não em dívida ativa. Os descontos com juros e multas de mora podem chegar a até 100%. Os descontos dos juros e das multas dependem da forma de pagamento que o contribuinte optar no momento da negociação. Ao pagar à vista, o desconto será de 100%. Já para o parcelamento em até 12 vezes, o desconto será de 80%. De 13 a 24 parcelas, o desconto cai para 60% e de 25 a 36 parcelas, para 40% tanto para os juros quanto para as multas. Mais detalhes pelo 3422-4000.

ASERFA RECADASTRA túmulos do Cemitério Cristo Rei

Até o dia 31 de dezembro, titulares com aforamento perpétuo de terreno não edificado, edificado vazio ou edificado abandonado no recinto do Cemitério Municipal Cristo Rei, devem comparecer à Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) para recadastramento e comprovação da propriedade. A medida, que visa regularizar as áreas e otimizar o ambiente do local, foi autorizada via decreto municipal pelo prefeito Beto Preto (PT). O título de aforamento perpétuo foi concedido até 1.989, ano em que foi criada a Aserfa, e estabelecido o monopólio dos serviços póstumos ao poder público municipal. Os terrenos cujas propriedades não forem comprovadas no tempo hábil, sendo detectados abandono de sepultura ou o não recadastramento, serão revertidos ao patrimônio público. O atendimento para o recadastramento, que vai até o dia 31 de dezembro, acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sede da autarquia – Rua Gastão Vidigal, 777, próximo ao terminal urbano de passageiros. O telefone para contato com a Aserfa é o (43) 3422-1053