INFORMATIVO

CANCELADA ENTREGA de AAL no Recanto do Lago

A organização dos festejos dos 70 anos de Apucarana comunica que foi cancelada a inauguração da Academia ao Ar Livre (AAL) do Núcleo Michel Soni (Recanto do Lago), prevista para este sábado (01/02). Uma nova data deve ser agendada e posteriormente comunicada.

SECRETARIA CANCELA AMISTOSOS de aniversário em Apucarana

A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana emitiu nesta sexta-feira (31/01) comunicado informando sobre o cancelamento das partidas amistosas de futebol que seriam realizadas neste domingo (02/02) no campo Hairton Santos, antigo Zé Rico, para celebrar os 70 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Para a data, estavam previstos dois jogos: Excellence/Misto da AMA e Ivaiporã e equipe Máster de Apucarana e Excellence/Misto da AMA contra outro combinado da cidade de Ivaiporã.

 APUCARANA 70 ANOS – PROGRAMAÇÃO segue com inaugurações e Corrida “28”

A agenda de eventos comemorativos ao septuagésimo aniversário do Município prossegue. Hoje (sábado – 01/02, a partir das 9h30, acontece a entrega dos 28 mil metros de asfalto no Jardim Colonial. A solenidade terá as presenças do prefeito Beto Preto, vice Junior da Femac e dos deputados federais Abelardo Lupion e André Vargas. Ainda hoje, acontece a tradicional prova pedestre 28 de Janeiro, com larga às 20 horas e participação de cerca de 2.500 atletas. A “Vinteoitinha”, a ser disputada por quinhentas crianças, terá largada às 15h30. Ambas competições têm seu ponto de início na Praça Rui Barbosa.

CANIL MUNICIPAL REALIZA nova feira de doação

Hoje (sábado – 01/02), das 9 às 14 horas, na Praça Rui Barbosa, o Canil Municipal de Apucarana, com apoio da Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (SOPRAP) e Canitos, promove feira de doação de cães e gatos – adultos e filhotes. Já desvermifugados e vacinados, são cães e gatos. Os interessados devem ser ou estar acompanhados de um responsável com mais de 18 anos de idade. Mais informações pelo telefone 3901-1051.

 CONCURSO PÚBLICO: PREFEITURA ALERTA para alteração em locais de concurso

A Prefeitura de Apucarana alerta aos 983 inscritos no concurso público que vão realizar provas neste domingo (02/02), para os locais de prova definitivos. Devido ao grande número de participantes, que extrapolou a expectativa dos organizadores de atrair cerca de 500 interessados, houve mudanças. Os candidatos marcados inicialmente para comparecer a Escola Municipal Karel Kober agora devem se dirigir à Escola Municipal Marcos Freire. Os candidatos que deveriam fazer a prova na Escola Municipal Marco Freire, por sua vez, foram transferidos para o Colégio Estadual Nilo Cairo, no centro. A prova na Escola Municipal Marcos Freire ficou restrita a três cargos: operador de máquinas, motoristas e eletricista, o que vai facilitar a realização da prova prática devido à proximidade com o pátio de máquinas da prefeitura. Com início da prova marcado para as 8h30, a recomendação é para os candidatos se apresentarem meia hora antes, munidos de carteira de identidade ou carteira de trabalhos originais. É preciso também levar caneta. Mais informações 3422-4000 ou no site www.apucarana.pr.gov.br no link “concursos”.

SECRETARIA DA MULHER REALIZA aula inaugural de cursos

Nesta terça-feira (04/02), às 14 horas, nas dependências do Centro de Oficinas Mulher Cidadã, a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana realiza aula inaugural de diversos cursos profissionalizantes. Oferecidos gratuitamente, são oportunidades de aprendizado em habilidades como cursos de costura e modelagem, informática, manicure, cabeleireiro, design de sobrancelhas e artesanato. O Centro de Oficinas Mulher Cidadã fica na Rua Castro Alves, 335 – Jardim América. As inscrições para novas turmas permanecessem constantemente abertas, pois são cursos rápidos (9 encontros ou 2 meses), com grande rotatividade. Idade mínima: 16 anos, público exclusivamente feminino. Os documentos necessários para inscrição são: cópia do RG e CPF, mais comprovante de residência. Mais informações pelo telefone 3426-9153.

GUARDA MIRIM ABRE matrículas em Apucarana

A Secretaria da Juventude da Prefeitura de Apucarana comunica que estão abertas as matrículas para jovens e adolescentes que queiram ingressar na Guarda Mirim. As atividades vão acontecer no Centro da Juventude Alex Mazaron, localizado no Jardim Diamantina. Segundo informa o prefeito Beto Preto (PT) o objetivo do programa é a colocação de jovens no mercado de trabalho através da Lei do Menor Aprendiz. A idade mínima para ingresso é de 14 anos. “A nossa equipe municipal conta com assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais para dar o suporte ideal aos jovens”, frisa o prefeito. De acordo com o secretário da Juventude, Paulo Aparecido Kisner, as matrículas devem ser feitas diretamente no centro da juventude, localizado na Rua Piratininga, s/n – próximo ao pátio de máquinas da prefeitura. “Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 3424-0629 ou pelo e-mail centrodajuventudeapucarana@gmail.com”, detalha.

APUCARANA VAI COBRAR PELA limpeza e roçagem de terrenos

Os donos de terrenos baldios em Apucarana têm até o dia 8 de fevereiro para realizar a roçagem e limpeza de seus imóveis. Finalizado este prazo e o proprietário por ventura não tenha realizado o trabalho por conta própria, uma empresa terceirizada pela prefeitura vai executar os serviços necessários e o custo será cobrado pelo município. Além da roçagem e limpeza, também é exigida a retirada de entulhos dos terrenos, visando evitar que o local seja utilizado como depósito de lixo e, consequente, proliferação de insetos nocivos à saúde. A prefeitura vem fazendo a sua parte mantendo a conservação dos prédios, parques e logradouros públicos. A manutenção periódica dos terrenos também é uma questão de saúde pública. Conforme levantamento da secretaria da Saúde, historicamente as áreas não edificadas são responsáveis por mais de 50% do índice de infestação do mosquito da dengue no município. A cobrança pelos serviços realizados pela empresa terceirizada será encaminhada através de boleto e os proprietários terão que realizar o pagamento em 30 dias. De acordo com determinação legal, se o pagamento não for feito dentro do prazo, a cobrança, acrescida de encargos legais, será lançada no carnê do IPTU do ano seguinte, sendo vedado o pagamento do tributo sem o pagamento da taxa da roçagem e dos outros serviços executados pelo município.

CINE FÊNIX RECEBE exposição “História da Comunicação Ferroviária

Até o dia 10 de fevereiro, o Cine Teatro Fênix recebe a exposição “História da Comunicação Ferroviária”. O evento faz parte da grade festiva em comemoração aos 70 anos de Apucarana e é uma realização da Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap) em parceria com o Museu Histórico de Londrina. São peças do acervo do museu londrinense, como fotografias, radiocomunicadores, telégrafos, telefones, entre outros objetos que colaboraram para o trabalho no setor ao longo dos anos. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 3423-2944.

CAMINHADA RURAL COMEMORA os 70 anos de Apucarana

A Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap) realiza dia 9 de fevereiro a Caminhada Rural Apucarana 70 anos. O percurso será de 11 quilômetros em meio a propriedades da zona rural e as inscrições deverão ser feitas até o dia 7 de fevereiro, no horário das 8 às 18 horas no Cine Teatro Fênix, ao custo de apenas R$25 por pessoa. A saída, dia 9 de fevereiro, será às 7 horas da Praça Valmor Santos Giavarina (Praça da Cascata). A adesão à caminhada dará direito a café da manhã rural e almoço rural. “As inscrições somente serão aceitas de forma antecipada diretamente na Funcap”, reforça Ednei Mansano, diretor-presidente da entidade. A participação é aberta a pessoas de todas as idades. Para mais informações a pessoa pode entrar em contato pelo fone 3423-2944.

 ESQUEMA ESPECIAL RECEBERÁ DECLARAÇÃO anual de micros em Apucarana

A “Sala do Empreendedor”, localizada na Rua Lapa, 145 – sala 03, está com equipe a postos para receber a declaração anual (DASN SIMEI), referente ao exercício de 2013, de todos os Microempreendedores Individuais de Apucarana (MEI). Um ambiente criado pelo Comitê Gestor Municipal das Micro e Pequenas Empresas, em parceria com a Secretaria da Indústria e Comércio da Prefeitura de Apucarana e Sebrae/PR, especialmente para atender a todos os empreendedores da cidade, na Sala do Empreendedor a pessoa vai encontrar toda a assessoria necessária. “O procedimento (declaração anual) é uma obrigação que deve ser observada em todo o começo de ano por aqueles que possuem o CNPJ neste regime de MEI”, alerta o prefeito Beto Preto (PT). O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Dúvidas e outras informações sobre este e outros serviços oferecidos da Sala do Empreendedor de Apucarana podem ser obtidas pelo telefone 3422-3000. Mais informações sobre o MEI podem ser obtidas pela internet no endereço http://www.portaldoempreendedor.gov.br.

APUCARANA 70 ANOS – CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E PRESTIGIE

 

DATA HORÁRIO EVENTO LOCAL REALIZAÇÃO CONTATO
01/02 09:00H ASFALTO JD. SANTA HELENA JARDIM  SANTA HELENA SEC. OBRAS/ IDEPPLAN SECRETARIA DE OBRAS
01/02 9:30H ASFALTO JD. COLONIAL JD. COLONIAL SEC. OBRAS/ IDEPPLAN SECRETARIA DE OBRAS
01/02 11:00H ASFALTO RESIDENCIAL RAPOSA RESIDENCIAL RAPOSA SEC. OBRAS/ IDEPPLAN SECRETARIA DE OBRAS
01/02 15:30H VINTEOITINHA PRAÇA RUI BARBOSA SEC. ESPORTES SEC. DE  ESPORTES
01/02 20:00H CORRIDA 28 DE JANEIRO PRAÇA RUI BARBOSA SEC. ESPORTES SECRETARIA DE ESPORTES
02/02 9:30H MISSA E PROCISSÃO FLUVIAL DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES REPRESA DO SCHIMIDT MATHIAS HOFFMAN PARÓQUIA CRISTO REICOMUNIDADE MADRE PAULINA IDEPPLAN
03/02 19:00H MISSA DA ESPERANÇA HOMENAGEM AOS PIONEIROS SANTUÁRIO SÃO JOSE SANTUÁRIO SÃO JOSE FUNCAP
09/02 07:00H CAMINHADA RURAL APUCARANA 70 ANOS  SAÍDA: PRAÇA DA CASCATAROTEIRO: CHÁCARA BOA VISTA AO RECANTO SÓ ALEGRIA FUNCAP/PREFEITURA FUNCAP
11/02 19:00H PROCISSÃO DA LUZ E MISSA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DE LURDES CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LURDES CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LURDES SUPERINTENDENCIA DE COMUNIDADES
15/02 09:00h INAUGURAÇÃO DO PARQUE 70 ANOS PARQUE JABOTI GABINETE GABINETE/OBRAS
16/02 08:00H CAVALGADA DE NOSSA SENHORA DO DESTERO PARÓQUIA CRISTO REI JD. DIAMANTINA PARÓQUIA CRISTO REI SUPERINTENDENCIA DE COMUNIDADES