INFORMATIVO

ENCONTRO DA MULHER Rural chega a 21ª edição

O Governo do Paraná, através da Seab e Emater, e a Prefeitura de Apucarana promovem hoje (quinta-feira – 11/09) o 21º Encontro da Mulher Rural. O evento acontece na sede da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), no período das 8 às 16 horas, e deve receber agricultoras de vários municípios da região. Em 2013, o encontro reuniu cerca de 500 participantes e a expectativa é repetir esse número novamente na edição deste ano. Tradicional desde 1994, o encontro faz parte do Calendário Oficial do Estado do Paraná e conta ainda com o apoio da Belagrícola, Kowalski, Cocamar, Banco do Brasil e Pró-rural. De acordo com Jandira Valmórbida, extensionista da Emater e coordenadora do evento, o tema do encontro deste ano é renda e desenvolvimento. A abertura oficial está marcada para as 9 horas e deverá contar com a presença do prefeito Beto Preto e das chefias dos escritórios regionais da Seab e Emater, além de outras lideranças ligadas ao setor agrícola. Ao longo do dia, estão programadas diversas atividades, como a palestra “O Caminho para o Sucesso”, com Roberjan Rossini, a entrevista “Informação na Medida Certa” e o teatro “Da Vassoura à Calculadora”, além de apresentação artística e show de prêmios (bingo para as mulheres).

SUICÍDIO: REDE DE SAÚDE ALERTA SOCIEDADE para a importância da prevenção

Com o lema “Suicídio: o primeiro passo é tocar no assunto”, o Departamento de Saúde Mental da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana promove hoje (quinta-feira – 11/09), no Polo Presencial da UAB, uma agenda para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A ideia é promover uma capacitação sobre a prevenção do suicídio, disseminando informações que contribuam para que as pessoas, não só para os profissionais, possam identificar os principais sintomas do problema e saibam reconhecer aqueles que estão precisando de ajuda. Para a programação especial estão convidada sobretudo entidades e instituições da comunidade envolvidas com a escuta de pessoas em sofrimento, como igrejas e outros grupos religiosos, clubes de serviço, escolas, entre outros. Programação: coffee-break às 8 horas, solenidade de abertura com autoridades às 8h30, palestra com a Dr. Amanda Minikowski às 9 horas. Após o almoço, às 13 horas, a palestra será com o psicólogo Valmir da Silva. Às 14 horas acontece oficina de intervenção com argila, às 15h30 mesa redonda com profissionais da rede de atenção psicossocial e discussão de casos. O encerramento está previsto para as 17 horas, com entrega de certificado e material de apoio (folder e cartilha).

PREFEITO PARTICIPA DE REUNIÃO COM mutuários do “Guaracy Freire” nesta quinta

Mais uma reunião, agendada para essa quinta-feira (11/09), buscará uma solução para a situação dos imóveis do Núcleo Habitacional Osmar Guaracy Freire. A audiência pública contará com a presença do prefeito Beto Preto e equipes das áreas de assistência social e procuradoria jurídica do Município. Os moradores das 344 casas que compõem o residencial estão sendo convocados para comparecer na escola do bairro (Professor Alcides Ramos), às 19h30 desta quinta-feira. O Município está intermediando uma solução para o impasse que se arrasta há anos entre os moradores e a Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento das casas. A reunião desta quinta-feira é mais um passo em busca do entendimento.

CINE TEATRO FÊNIX RECEBE espetáculo “Cárcere”

A Fundação Cultural e Turismo de Apucarana (Funcap) comunica que o Cine Teatro Fênix recebe neste dia 17, a peça Cárcere, um evento do projeto Palco Giratório dentro da 33ª Semana Literária do Sesc. Uma promoção da Fecomércio/PR, Sesc/PR com apoio da Funcap, o espetáculo acontece a partir das 20 horas e o ingresso gratuito deve ser retirado de segunda a sexta-feira, no local, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A diretora-presidente da Funcap, professora Maria Agar Borba Ferreira, destaca que Cárcere (um solo de Vinícius Piedade), retrata uma semana na vida de um presidiário que será refém numa rebelião iminente. “Ele vive em ritmo de contagem regressiva e suas expectativas, impressões, reflexões e sensações são expressadas por ele num diário que o ator leva para o palco”, relata Maria Agar. A classificação é direcionada ao público adulto. Sobre o ator Vinicius Piedade é ator, diretor, escritor. Participou do projeto Solos do Brasil, aprofundando estudo sobre técnicas de teatro solo. Estudou Direção Teatral com Antônio Abujamra e Gianni Ratto, Mímica com Luís Louis, Dança com Hugo Rodas, Texto Corporal com Eduardo Coutinho, Filosofia e estética com Luís Fuganti, Canto com Caio Ferraz, Teatro Essencial com Denise Stoklos, Teatro Dinâmico e Máscara Neutra com Ricardo Napoleão, Teatro do Oprimido com Armindo Rodrigues Pinto e Interpretação com Telma Vieira. No ano de 2011, o seu texto Cárcere – em parceria com Saulo Ribeiro – foi editado em alemão pela editora Zuckerhut Theaterverlag. Em outubro de 2012, fez sua primeira apresentação nos Estados Unidos, em Nova York, com o espetáculo Cárcere (traduzido como JAILHOUSE). Mais informações sobre o espetáculo pelo telefone 3422-1323.

PROGRAMA DE PRÓTESES JÁ DEVOLVEU SORRISO a quase mil pessoas em Apucarana

Desde o mês de março deste ano, o Departamento de Odontologia da Autarquia de Saúde da Prefeitura de Apucarana já atendeu com novas próteses odontológicas mais de 900 pacientes. Mensalmente, são fabricadas e entregues uma média de 150 unidades. O trabalho é feito exclusivamente com recursos da Saúde, através de profissionais da própria autarquia, por intermédio do Laboratório Municipal de Próteses Dentárias. Nesta quarta-feira (10/09), foram entregues 22 novas próteses a pacientes atendidos pela área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Takaiti Myiadi, no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti. Os profissionais de odontologia recomendam que próteses dentárias sejam trocadas a cada 5 anos, mas o Departamento Municipal de Odontologia tem encontrado casos em que elas não eram trocadas há mais de 30 anos. Um destes casos é da aposentada Olinda da Silva, moradora do Sanches dos Santos. Ela conta que sua prótese já tinha mais de 15 anos. “Tinha muita dor na gengiva e estava com dificuldade na alimentação. Este programa da prefeitura está sendo muito bom, pois precisava trocar e não tenho condições de pagar. O atendimento foi muito rápido”, disse Dona Olinda. Outra beneficiada com a prótese do programa da Autarquia Municipal de Saúde foi a moradora do Parque das Indústrias, Ana Lúcia Alves Rodrigues. Ela conta que sua primeira prótese odontológica foi feita na rede particular, mas que o atendimento que está tendo do município foi melhor. “Fui muito bem atendida aqui no postinho. Fiz a prótese antiga no dentista particular e não durou nem um ano e meio. Ela gastou rápido. Agora estou aqui com a nova, feita pelo programa municipal e estou muito contente, encaixou direitinho. Recomendo, as pessoas podem procurar porque é de qualidade”, testemunha. Mais informações 3422-5888.

FUNDAÇÃO CONVOCA POPULAÇÃO para recontar história da cidade a partir de fotos

A Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap) iniciou o Projeto Apucarana em Fotos: Recontando a História dos 70 anos. A ideia é contar com a contribuição da população para reunir o máximo possível de fotos antigas. Interessados em contribuir devem comparecer ao Cine Teatro Fênix levando fotografias antigas da cidade. Todo o material será aproveitado e catalogado para compor o resultado final do projeto. O Departamento de Turismo está à disposição, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas no hall de entrada do Cine Teatro, onde imediatamente irão digitalizar a foto. Ou seja, as pessoas podem ficar despreocupadas, pois levarão suas fotos embora no mesmo momento, assinando apenas um termo autorizando o uso de imagem dentro do “Projeto Apucarana em Fotos: Recontando a História dos 70 anos”. Posteriormente, o material digitalizado será disponibilizado para visitação e consulta através da internet. Não são apenas fotos coloridas, mas também em preto e branco. E se as mesmas estiverem com algum tipo de rasgo, mancha, poderão ser usadas dessa forma mesmo. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone 3423-2944.

PIRAPÓ PROMOVERÁ 10ª EDIÇÃO da Feira do Café

De 19 a 21 de setembro acontece a 10ª Feira do Café (Feicafé), no Distrito de Pirapó. A programação contará com os concursos de Redação, Café Qualidade, Bolo do Café e Rainha do Café, além de atividades técnicas direcionadas aos cafeicultores, exposição e desfile de máquinas agrícolas, praça de alimentação, missa campal, corrida pedestre, shows artísticos e o tradicional cantinho do café. O Concurso e Baile Rainha do Café ocorre no dia 12 de setembro e as demais atividades da programação estão concentradas nos dias 19, 20 e 21 de setembro. Haverá show com o cantor Roberto Nunes (dia 19), com as bandas 100Freskura e Cowboys do Asfalto (dia 20) e Inox (dia 21). Também terá dois momentos para o show de violeiros e uma apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Londrina.  O evento, que em edições anteriores reuniu um público de cerca de 20 mil pessoas, é uma promoção da Associação dos Cafeicultores de Apucarana, Rádio Massa FM, Emater e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, tendo ainda o apoio da Prefeitura de Apucarana, Ministério do Desenvolvimento Agrário, empresas do setor agrícola e instituições bancárias. Mais informações no site www.apucarana.pr.gov.br.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA o campeonato de futsal adulto

Já se encontram abertas as inscrições do Campeonato Municipal de Futsal -  categorias  adulto e veterano. As inscrições vão até o dia 22 de setembro, podendo ser feitas no Centro da Juventude e também no site da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br). Cada equipe poderá inscrever no máximo12 atletas, mais dirigentes.  Na categoria veteranos, estão aptos a participar da competição os nascidos no ano de 1973. Todos os atletas necessitam ter o vínculo com o Município, ou seja, trabalhar e ter título de eleitor em Apucarana. Conforme Paulo Kisner, secretário municipal de Esportes e Lazer, os jogos acontecerão nos distritos e bairros de Apucarana. “Vamos  levar o futsal às comunidades, com jogos no Núcleo Habitacional João Paulo, Distrito do Pirapó, Jardim Ponta Grossa e Distrito da Vila Reis”, assinala. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, afirma que o Município está promovendo melhorias em ginásios de esportes que receberão partidas do campeonato de futsal. Outras informações sobre o Campeonato Municipal de Futsal podem ser obtidas no Centro da Juventude, localizado na Rua Piratininga, 464, no Jardim Diamantina, ou pelo telefone (43) 3422-5184. Fonte: www.oesporte.com.br.