Guardas mirins ganham oportunidade em agência bancária

A Secretaria Municipal da Juventude de Apucarana, em parceria com a Associação de Educação Familiar e Social do Paraná e Banco do Brasil, realizou neste início de mês o encaminhamento de jovens para o Programa de Aprendizagem Profissional.

O secretário da Juventude, Paulo Aparecido Kisner (Paulão), acompanhou a apresentação dos quatro selecionados. “São jovens matriculados na Guarda Mirim e no Centro da Juventude de Apucarana, na faixa etária dos 15 aos 16 anos, estudantes da rede pública municipal de ensino que irão adquirir conhecimentos em serviços bancários. É muito gratificante acompanhar momentos como estes, ver nos olhos deles, e dos familiares, a alegria e a esperança de um futuro melhor”, destaca Paulão.

Durante a realização do programa, conta o secretário, os jovens serão acompanhados pela equipe do Centro da Juventude que conta hoje com pedagoga e assistentes sociais.

O prefeito Beto Preto (PT) lembra que desde meados do ano passado a Prefeitura de Apucarana, através do Centro da Juventude, incorporou a Guarda Mirim. “A partir de então temos ampliado ainda mais as ações em prol destes jovens, especialmente no tocante à formação para encaminhamento para o mercado de trabalho”, destaca o prefeito.

Além de encaminhamento a empresas como o Banco do Brasil, Copel, entre outras, os atendidos pelo programa participam de cursos profissionalizantes em renomadas instituições com sede na cidade.

Um dos requisitos obrigatórios para ingressar na Guarda Mirim é que o jovem ou adolescente esteja estudando. Além de almoço e lanche que são servidos diariamente, várias atividades são executadas como artes marciais, futsal, oficinas lúdicas, reforço escolar, informática, dança, teatro e roda de conversa.

Serviço: Mais informações podem ser obtidas diretamente no Centro da Juventude de Apucarana ou pelo telefone 3424-0629.