Guajará-Mirim terá novo defensor público

Victor Hugo de Souza Lima foi empossado na manhã desta segunda-feira (10-03) como defensor público substituto em ato ocorrido no gabinete da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO). Ele atuará na comarca de Guajará-Mirim. Victor Hugo substitui o defensor público Bruno Carvalho, que pediu exoneração para assumir como defensor público no Maranhão.

Em seu discurso, Victor Hugo afirmou que a sua posse como defensor público foi um sonho construído ao longo dos anos. Meu objetivo como membro dessa instituição é atender aquelas pessoas que não têm voz e que necessitam da Defensoria para buscar seus direitos.

O defensor público-geral do Estado, Antonio Fontoura Coimbra, declarou que só o fato de o candidato conseguir aprovação em um concurso de nível tão elevado já mostra a sua capacidade e conhecimento na área jurídica. ”Sabemos que o concurso não é fácil e você, certamente, é um vitorioso. Contamos com seu empenho para ajudar no crescimento da instituição”, disse.

Fontoura relatou ainda os avanços que a Defensoria Publica vem obtendo nos últimos anos. Segundo ele, o apoio do Legislativo na aprovação dos projetos tem sido fundamental para o fortalecimento da instituição. “Atualmente podemos dizer que somos independentes”, observou.

O Presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública (Amdepro), defensor público André Vilas Boas, falou da importância da Defensoria Pública com instrumento para levar cidadania às parcelas mais excluídas da sociedade. “Somos multiplicadores dos direitos”, frisou.

Victor Hugo já reside em Rondônia há cerca de cinco anos – ele é natural do Acre. A solenidade foi prestigiada pela desembargadora do TRT 14ª região, Maria Cesarineide – mãe do empossado.

Ela falou da felicidade em presenciar a posse do filho como defensor público, cargo que exerceu no Acre antes de ser desembargadora. Para Maria Cesarineide, o fato de o defensor público ajudar os mais necessitados juridicamente, torna essa profissão gratificante. Victor é casado e tem um filho.