Festa em louvor à Nossa Senhora do Desterro reúne cerca de 3 mil fiéis

A tradicional festa em louvor à Nossa Senhora do Desterro, promovida pela Paróquia Cristo Rei, localizada no Jardim Diamantina, reuniu cerca de 3 mil fiéis.  O prefeito de Apucarana, Beto Preto, e o vice, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), participaram de vários momentos da celebração. A festa teve início às 9 horas de domingo (16/02) com a Missa Novena Perpétua de Nossa Senhora do Desterro, seguida pela 5ª Carreata e bênção de veículos, almoço por adesão e 2ª Cavalgada com celebração tropeira. 

De  acordo com a ministra Zeni da Silva, coordenadora da festividade, cerca de 400 automóveis participaram da carreata, enquanto a cavalgada teve 550 participantes. “A celebração tropeira contou, inclusive, com a participação do nosso pároco, o padre Pedrinho (Pedro Odair Machado). Os demais cavaleiros e amazonas vieram de 22 municípios, abrangendo Apucarana, o Vale do Ivaí,  Arapongas, Londrina, Cambé, Mauá da Serra e Jaguariaíva”, cita Zeni.

Com percurso de 20 quilômetros, a cavalgada chamou atenção por onde passava. “Foi muito bonito de ver. Na Avenida Viação e na Central do Paraná, por exemplo, as pessoas iam até as janelas ou saíam até as ruas para acompanhar a passagem da cavalgada”, conta Zeni. No encerramento, foi feita a entrega da premiação ao cavaleiro e amazonas mais novo e mais idoso, à comitiva mais animada e ao cavaleiro destaque.

O vice-prefeito participou da entrega dos troféus e parabenizou os organizadores do evento, que atraiu milhares de fiéis de diversos municípios paranaenses. “Além dos cavaleiros que vieram de 22 municípios, também tivemos o registro de excursões oriundas de Jaguapitã, Califórnia e Mandaguari. A Festa em Louvor à Nossa Senhora do Desterro está, junto com outras celebrações e espaços com temática religiosa de Apucarana, entre os destinos turísticos religiosos do Paraná”, enfatiza Junior da Femac. O vice-prefeito afirmou que o Município buscou atender a todas as solicitações feitas para contribuir com o evento, entre as quais a disponibilização de ambulância e enfermeiros e de guardas municipais, entre outras.