FACED forma 104 acadêmicos e vive expectativa de recredenciamento

A formatura de 104 acadêmicos da Faculdade Apucarana Cidade Educação (FACED) foi marcada ontem (13) pela expectativa de recredenciamento da instituição de ensino Conselho Estadual de Educação. Os formandos da noite, pelos cursos de Pedagogia, Letra e Filosofia, protagonizaram em evento carregado de emoção diante da conquista, alcançada depois momentos de incertezas sobre o fechamento ou não da instituição de ensino. 

“Vale lembrar que estar aqui hoje é resultado de uma grande luta de quatro anos, pois não tínhamos apenas as dificuldades de sermos acadêmicos, mas também a incerteza de que todo nosso sacrifício poderia ser em vão. Passamos três anos e oito meses sem ter a garantia de que teríamos nossos diplomas reconhecidos. Em 2013 veio a conquista do reconhecimento dos nossos cursos, o melhor presente que todos nós poderíamos receber”, disse a oradora das turmas Adriana Presoto.

Adriana ressaltou ainda a importância da continuidade da FACED. “Não podemos permitir que uma instituição de educação feche suas portas. A FACED não é importante somente para Apucarana, mas para todo Vale do Ivaí”, observou.

Durante sua existência, a FACED formou 166 acadêmicos e a manutenção das atividades agora depende da resposta ao pedido de renovação do credenciamento da faculdade feito pelo prefeito Beto Preto, em novembro de 2013, ao Conselho Estadual de Educação.  “Nos próximos dias 10, 11 e 12 de março, uma comissão virá à Apucarana para avaliar a nossa FACED. Quem sabe teremos a oportunidade de já em julho oferecer o vestibular para uma nova turma do curso de Filosofia. Estamos lutando com todas nossas forças para que a FACED continue”, declarou Beto Preto.

Beto destacou o caráter especial que envolveu a colocação de grau dos acadêmicos na noite de ontem. “Todos vocês são vencedores. Mesmo diante das dificuldades, das incertezas em relação ao reconhecimento do diploma e das críticas, vocês persistiram no grande objetivo de viver esse momento. Aos formados de Pedagogia adianto que a prefeitura vai abrir concurso nesta área, expandindo o mercado de trabalho para muitos de vocês”, anunciou.

Homenageado pelo prefeito com a entrega de uma placa de honra, o paraninfo geral das turmas 2013/02, João Carlos Gomes, secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, trilhou a trajetória da FACED. Em 2012, a faculdade formou 8 alunos em Pedagogia. No primeiro semestre de 2013 foram 54, sendo 11 de Filosofia, 15 Letras e 28 de Pedagogia. “Agora a faculdade apresenta o surpreendente percentual de quase o dobro de formandos em relação ao ano anterior. São 44 licenciados em Letras, 42 em Pedagogia e 18 em Filosofia. Essa trajetória não pode parar. Todos os esforços, por parte da administração municipal e da SETI, estão voltados para que num futuro próximo possamos oferecer um novo vestibular nesta instituição de ensino”, afirmou.

Além do prefeito Beto Preto e do secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, a mesa de honra da solenidade de colação de grau foi composta pela diretora geral da FACED Cibele Barneze, e do secretário Especial de Ensino Superior, Fernando José de Freitas.