Exército participa das festividades dos 70 anos de Apucarana

Bastante satisfeito com a participação popular durante a agenda festiva em celebração ao septuagésimo aniversário de Apucarana, onde as pessoas prestigiaram sempre em grande número todas as atrações, o prefeito Beto Preto (PT) agradeceu nesta quarta-feira (29/01) a todos os parceiros que possibilitaram a prefeitura oferecer uma diversificada programação de eventos. Em especial, ele enalteceu ao envolvimento do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BImec). “Dos 70 anos da cidade, o trigésimo está presente há 45 anos. E nesta data significativa, Apucarana mais uma vez torna público o orgulho em ter em seu território tão importante instituição, de âmbito nacional”, disse Beto. Ele frisou que o 30º BImec ocupa posição estratégica como sentinela de todo o Norte do Paraná na defesa da soberania do país.

Como partícipe das festividades de aniversário, o comandante do 30ª BImec, tenente-coronel Marcio Luiz Passos Tibério, ofereceu um jantar para autoridades e outras lideranças de Apucarana. O evento aconteceu segunda-feira nas dependências do batalhão e, no âmbito político, contou com a presença do prefeito Beto Preto (PT), secretários municipais e alguns vereadores. Já na terça-feira, aniversário da cidade, a banda do exército protagonizou um belo espetáculo no Cine Teatro Fênix.

Outro destaque da participação do Exército nos festejos foi a desmontagem e montagem de um jipe militar em apenas cinco minutos, atividade que aconteceu também nesta terça-feira na Praça Rui Barbosa. “Foi uma novidade para o público, onde todos ficaram bastante surpresos pela destreza dos soldados. Eles cumpriram a missão até mesmo antes dos cinco minutos e o veículo saiu funcionando”, relatou o prefeito.

Outra ação que envolveu o 30º BImec dentro da grade comemorativa foi a concessão de título de cidadão honorário ao agropecuarista Oezir Marcelo Kantor. A proposição do título, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores, foi do presidente da Câmara Municipal, José Airton Deco de Araújo. Na ocasião, Kantor recebeu a comenda do município de Apucarana, entregue pelo prefeito Beto Preto. A honraria é uma retribuição ao trabalho do agropecuarista, que é “Amigo do Batalhão” e já detém desde 2010 a Ordem do Mérito Militar, que é a maior distinção honorífica dada pelo Exército Brasileiro, concedida há poucos civis em tempo de paz.

Mas o ponto alto das atividades com envolvimento do Exército Brasileiro, dentro da programação dos 70 anos de Apucarana, ficou por conta da inauguração do Monumento ao Expedicionário, em espaço cedido pelos poderes Executivo e Legislativo junto ao Centro Cívico José de Oliveira Rosa. O ato contou com a presença do general Altair José Polsin, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel (15ª BDA INF MEC), do prefeito Beto Preto e vereadores.

Com a iniciativa, incentivo e patrocínio do colaborador Emérito do Exército, Oezir Marcelo Kantor, a obra contou com a parceria da Prefeitura e do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada, de Apucarana. De forma inovadora, o monumento de duas faces homenageia de um lado os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na Itália durante a 2ª Guerra para conquistar a paz, e do outro lado os combatentes da Força de Paz, que nos dias atuais, lutam para manter a paz em países como o Haiti.