Etíope Fikadu e brasileira Joziane vencem a “28 de Janeiro”

Corrida pedestre teve novo recorde inscritos, com a participação de 2.200 atletas   

Confirmando seu favoritismo, o atleta da Etiópia Fikadu Seboka Dinbuishe (Coquinho/Fila/Caixa) venceu de ponta a ponta a tradicional prova pedestre “28 de Janeiro”, comemorativa ao aniversário de 70 anos de Apucarana. Fikadu cruzou a linha de chegada dos 10 km com o tempo de 30m41s.

Há poucos dias o etíope, de apenas 19 anos, já havia ganho a corrida dos 460 anos da cidade de São Paulo. O vice-campeão em Apucarana foi José Rodrigues da Fonseca (Bross Treinamento), que cruzou a linha de chegada 32 segundos depois de Fikadu.

No feminino a vitória foi da brasileira Joziane da Silva Cardoso (Pé de Vento/Caixa), com o tempo de 34m53s. Ela conseguiu superar a atleta da Tanzânia, Sara Ramadhani Makera, que chegou em segundo lugar, 30 segundos depois da campeã.

No percurso de 5 km o campeão foi Francisco R. de Souza (avulso), completando a prova em 15m28s. em segundo lugar chegou Cleiton Cezário Abrão (Orcampi), com 15m37s. No feminino a campeã foi Caroline Martins Alcamim (Parapua), com o tempo de 19m22s. Ela superou a segunda colocada, Karina Alves da Silva (Acorremar), com quase 2 minutos de vantagem.

Além de troféus e medalhas, a organização da prova distribuiu R$ 32.600,00 em premiação aos primeiros colocados de todas as categorias.

PÚBLICO - Além de quebrar pelo segundo ano consecutivo o recorde de inscritos, a prova apucaranense surpreendeu pelo grande público que prestigiou o evento. De acordo com estimativas da Polícia Militar e Guarda Municipal, um público de cerca de 30 mil pessoas assistiu a corrida pela ruas e avenidas centrais da cidade.

OCTOGENÁRIO - A corrida reuniu competidores de todas as academias de Apucarana e de diversas cidades no eixo Londrina-Maringá. A “28” teve ainda a emblemática participação de Santo Trevizan, de 82 anos de idade, que completou o percurso de 5 km, com o auxílio de sua bengala. Ele participou de 51 edições da prova e só não correu em 2002, quando operou um joelho. Ao cruzar a linha de chegada, o octogenário Santo Trevizan foi efusivamente aplaudido pelo público.

AUTORIDADES - Autoridades do município também abrilhantaram a prova dos 10 km, entre elas o diretor do Fórum Desembargador Clotário Portugal, o Dr. Osvaldo Soares Neto; e o tenente-coronel Márcio Luiz Passos Tibério, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro.

No pódio de premiação o prefeito Beto Preto enalteceu a organização da prova pedestre. “Estamos resgatando os bons tempos da ’28 de janeiro’, rompendo a barreira dos 2 mil atletas e conseguindo manter um alto nível técnico, com a presença de atletas de renome nacional, além de alguns estrangeiros”, comemorou o prefeito.

A competição que completou no aniversário de 70 anos de Apucarana, sua 52ª edição, também foi prestigiada pelo vice-presidente da Câmara Federal, deputado André Vargas, que também se manifestou surpreso pela quantidade de público, organização impecável e o número de participantes. “Apucarana e sua gente estão de parabéns por manter essa prova pedestre, conhecida nacionalmente, e que agora vem ampliando o número de competidores”, destacou Vargas.

COLABORADORES - Promovida pela Secretaria de Esportes de Apucarana, sob a liderança da professora Dione Gaspar, a Prova 28 de Janeiro teve neste ano como colaboradores a Unimed, Unicesumar, Rede Massa de Televisão, Supermercados Alvorada, Vidraçaria Multividros, SportCenter, Coliseum Centro de Artes Marciais, Lojas O Doidão, Renault, CBS Expositores (Profer) e Galeria do Suco.

PARCEIROS - A corrida teve ainda como parceiros o 30º BIMTz, 10º BPM, Sanepar, Corpo de Bombeiros, Samu, Autarquia Municipal de Saúde,WWW.eucorro.com.br , Guarda Municipal de Apucarana, Unopar e Faculdade de Apucarana (FAP).

 

CLASSIFICAÇÃO

Prova 10 km – Masculino

1º lugar – Fikadu Seboka Dinbushe

2º lugar – José Rodrigues da Fonseca

3º lugar – Elessandro Aparecido de Oliveira

4º lugar – José Eraldo Lima

5º lugar – Fernando Alex Fernandes

 

Prova 10 km – Feminino

1º lugar – Joziane da Silva Cardoso

2º lugar – Sara Ramadhani Makera

3º lugar – Eliane Luanda Cardoso Pereira

4º lugar – Franciele Maria de Oliveira

5º lugar – Adriana Sutil da Costa

 

 

Prova 5 km – Masculino

1º lugar – Francisco de Souza

2º lugar – Cleiton Cezario Abrão

3º lugar – Jeferson Vagner de Souza

4º lugar – Dionatan Cardoso dos Santos

5º lugar – Elton Wander Sales

 

Prova 5 km – Feminino

1º lugar – Caroline Martins Alcamim

2º lugar – Karina Alves da Silva

3º lugar – Ana Paula Belarmino dos Santos

4º lugar – Alessandra Rodrigues Gouveia

5º lugar – Eliane Maria Real

 

Categoria especial – Atletas de Apucarana

Masculino

1º Lugar – Rosangelo Paulo De Souza

2º Lugar – Gainete Ferensovicz

3º Lugar -  Davi Vital Da Silva

4º Lugar -  Thiago Henrique Ferreira

5º Lugar - Claudio Jose Mendes

Feminino

1º lugar – Cristiane Rodrigues de Almeida

2º lugar – Rosiane Cristina Bolonhezi
3º lugar – Lourdes Maria De Jesus Oliveira
4º lugar – Juliana Nicoli Gonzalves
5º lugar – Angela Fabiana Lessa