Edu Guedes estrela a campanha do dia das mães do Shopping Sul

Edu Guedes, chef de cozinha e apresentador do programa Hoje em Dia da TV Record, estrela a nova campanha do dia das mães do Shopping Sul, que premiará um cliente e um acompanhante com uma viagem de quatro dias para a praia do Forte. Na Bahia, os contemplados participarão de uma “aula show” com o apresentador. O gosto pela cozinha surgiu na infância por influência
da avó. Hoje, ele é conhecido pelas receitas e pela simpatia. Durante as gravações do comercial, Edu Guedes falou sobre a gastronomia goiana e o prazer em estar próximo do público.

*A culinária goiana é famosa pela simplicidade e por seus ingredientes exclusivos, como o pequi e a guariroba, por exemplo. O que você conhece da cozinha goiana?*

Eu conheço bastante, nos últimos 14 anos eu tenho vindo muito para Goiás, em diversos locais. Já comi o frango com guariroba, o pequi, o quiabo. Eu já fiz risoto de pequi e fica super gostoso. Os frutos do cerrado eu conheço bastante porque existem muitos sorvetes que fazem sucesso fora. Fui comer uma pamonha no hotel que estou hospedado e me perguntaram se eu queria doce, salgada ou a típica. Eu respondi que queria a típica, porque eu gosto de prestigiar o que é típico.

Quando eu vou a algum estado, estou prestigiando as pessoas que me prestigiam também. Então, eu faço questão de experimentar as coisas da região, e aproveito para conhecer novas receitas para fazer no programa.
Ano passado eu fui à feira do mel, o mel daqui é excelente, e até conheci uma goiana que aprendeu a fazer uma receita de pão de mel, estava em dificuldades financeiras e até montou um negócio dela a partir dessa receita. É isso: é prestigiar quem prestigia a gente.

*O público do Shopping Sul é gostam de gostam de comida simples, bem elaborada e feita na hora (comida caseira). Quais dicas você daria para os nossos clientes incrementarem mais os pratos e fazerem bonito na hora de receber os amigos e a família em casas?*

Sempre que as pessoas vão receber alguém em casa, devem pensar nos convidados. Exatamente como eu faço no programa, eu tenho que pensar nas pessoas que estão assistindo. Nunca faço o meu gosto pessoal, eu gosto de fazer o que as pessoas querem.

Assistir ao programa é sempre uma boa dica, para aprender novas dicas, novos temperos. Vocês (do estado de Goiás) têm temperos que são simples, típicos e muito gostosos. Então, vocês podem adaptar e mudar o jeito de fazer o frango, por exemplo. A mudança é importante para as pessoas não enjoarem de um determinado sabor. Mudando os ingredientes você consegue
mudar o prato. O goiano tem uma base boa até porque é uma mistura, que lembra outros estados, mas é típica da região. Comi um tutu que lembra um pouco o mineiro, mas com o tempero daqui fica diferente, eu gosto bastante.

Receita não tem classe social. As pessoas acabam fazendo de acordo com a possibilidade delas, é isso que tento fazer no programa. Dar a possibilidade das pessoas fazerem com aquilo que elas têm.

*Como você se sente sendo garoto-propaganda de nossa campanha e, posteriormente, ter um momento mais próximo com nossas clientes, com o prêmio do dia das mães?*

Poder encontrar com as pessoas é muito bom. Poder passar um fim de semana, eu nem vejo como trabalho, é uma felicidade encontrar com as pessoas, tanto que estou levando a minha família para lá também. Sempre que eu faço um trabalho, eu fico feliz e lisonjeado. Espero sempre corresponder da melhor forma para voltar e eu tenho voltado.

*O que você acha da iniciativa do Shopping Sul em promover oficinas gastronômicas abertas a todos os perfis de público que queira aprender a cozinhar?*

Acho super interessante essas iniciativas, as oficinas para as crianças eu acho super importante, porque muitos pais dizem que ‘ah meu filho não come isso’, e aí você pergunta para o pai: mas você come? Muitas vezes o pai não dá o exemplo correto então, a melhor forma de você dar alguma coisa para o seu filho é você colocar ele para fazer junto, colocar ele ao seu lado na cozinha, explicar o porquê, eu faço isso com a minha filha. A oficina é a melhor forma para ensinar e incentivar.

A oficina também é uma boa forma para as pessoas que querem aprender para vender. Eu sei o valor que uma receita tem para uma pessoa que aprendeu e começou a vender, não lembro o nome da pessoa que conheci na feira do mel, mas a receita de pão de mel, que ela aprendeu no programa, transformou a vida dela. Eu fico feliz por isso também.

*Sobre o Shopping Sul –* Administrado pela Terral Shopping Centers, o Shopping Sul se consolidou como o mais importante complexo de compras e lazer da região. Localizado em Valparaíso (GO), às margens da BR-040, o empreendimento possui ótima visibilidade e atende à demanda de moradores de Luziânia, Gama, Novo Gama, Santa Maria, Cidade Ocidental e Cristalina.