Doutor na área de Esportes ministra capacitação em Apucarana

Educadores físicos e estagiários participaram no sábado (22), das 8 às 13 horas, no Centro da Juventude Alex Mazaron, de uma capacitação especial. O curso foi dirigido pelo diretor do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte e responsável pela área de Inovação e Desenvolvimento Esportivo da Paraná Esporte (Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná), Antônio Carlos Dourado, que tem Doutorado em sua área de atuação.

A capacitação será aplicada agora por educadores físicos e estagiários que irão atuar junto aos 8.500 alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal, a partir de 1º de março. O professor Paulo Aparecido Kisner (Paulão), secretário Especial da Juventude e interino na pasta do Esporte e Lazer de Apucarana, revela que o curso de Avaliação Física foi ministrado gratuitamente pelo Doutor Dourado e terá um acompanhamento bimestral, ao longo de dois anos.

“Está é uma ação inédita na nossa rede, visando capacitar nossos profissionais e estagiários para oferecer educação física de qualidade aos nossos alunos”, assinala Paulão, acrescentando que as práticas de educação física são oferecidas uma vez por semana aos alunos do 1º ao 3º ano e duas vezes aos estudantes do 4º ao 5º ano.

Os ensinamentos repassados pelo Doutor Antônio Carlos Dourado aos professores e estagiários incluem novas técnicas de avaliação do desenvolvimento motor, bem como de crescimento vertical e horizontal dos alunos. “A partir de agora teremos parâmetros para monitorar o desenvolvimento das crianças, checando também nutrição e obesidade, e garantindo um acompanhamento mais eficiente”, avalia o secretário Paulão Kisner.

O professor Antônio Carlos Dourado é graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem Especialização em Avaliação da Performance Motora (UEL), Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.