Curso de produção de orgânicos tem aula inaugural

Agricultores de Apucarana vão aprender a cultivar orgânicos em suas propriedades. A aula inaugural do curso ocorreu nesta segunda-feira (03/02), no salão nobre da Prefeitura, e contou com cerca de 50 participantes. Ao todo, haverá 20 módulos, com aulas – teóricas e práticas – todas as segundas-feiras. A médio prazo, a intenção é proporcionar a oferta de orgânicos em Apucarana, especialmente hortifrutigranjeiros, buscando atender a demanda cada vez mais crescente por este tipo de produto.

O curso é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, tendo como parceiros a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). “Junto com a aula inaugural, assinamos um convênio com a Fecea, que vai orientar os produtores no tocante ao gerenciamento da propriedade”, afirma João Carmo Fonseca, secretário municipal de Agricultura.

Conforme Fonseca, nos próximos dias também deverá ser formalizada a parceria com o Tecpar. “O Instituto vai fazer a certificação das propriedades, garantindo que o produto a ser comercializado é orgânico”, explica Fonseca, lembrando que o curso é mais uma ação da atual administração que visa incentivar a diversificação rural.

De acordo com Antônio Roberto Nogueira, diretor municipal de Agricultura e que vai coordenar o curso, os produtores aprenderão a aplicar a homeopatia e preparados caseiros pra combater pragas e doenças. “Serão também passadas técnicas de recuperação do solo e de adubação, além de orientações sobre prospecção de mercado”, esclarece.

Nogueira afirma ainda que, a princípio, a intenção é comercializar os produtos orgânicos em Apucarana e somente depois buscar outros locais de venda. “Pretendemos colocar os orgânicos na merenda escolar, dentro dos programas governamentais de aquisição que já existem. Outra possibilidade é a Feira do Produtor e até mesmo ter um local específico de comercialização para criar um vínculo com o consumidor”, projeta.