Corredor de Apucarana participa de 204 competições em um ano

Exatamente um ano depois de começar a se dedicar ao atletismo amador, o pintor apucaranense Aparecido Justino Dias, o popular “pastor”, vai disputar 204ª corrida de rua ao cruzar linha de largada da 52ª Prova Pedestre 28 de Janeiro, na noite de hoje (1). A paixão pelo esporte surgiu quando, incentivado pelo prefeito Beto Preto e com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, ele competiu na 51ª edição da 28 de Janeiro, em 2013.

Membro da equipe Pé Vermelho, em um ano de atletismo Aparecido coleciona medalhas de participação em competições de várias partes do país, algumas, inclusive, de âmbito nacional, como a Maratona de 42 km, em Dourado (MS), a Meia Maratona (21 km) do Rio de Janeiro, e a última São Sivestre, onde foi com a missão pessoal de divulgar a prova 28 de Janeiro. A última corrida foi há duas apenas duas semanas, no 17º Troféu Cidade de São Paulo (10 km), realizada dentro da programação festiva dos 460 anos da cidade de São Paulo.

Um diferencial na participação de Aparecido, nos eventos de atletismo é o ritual de sempre competir levando a bandeira Apucarana, divulgando o município onde quer que passe. “Treino nas ruas de Apucarana uma média de 5 vezes por semana, de 10 a 30 km ao dia”, informa, revelando o secreto do seu condicionamento físico aos 50 anos. “Meu objetivo não é competir, mas sim participar. Não importa a medalha, o importante é a saúde. Meu problema na coluna não existe mais. Incentivo as pessoas a correr, o atletismo é muito bom. Já completei 1.513 km correndo desde a Prova 28 de janeiro de 2013”, comemora.