Contribuintes de Apucarana terão que imprimir boleto de taxas pela internet

O Departamento de Tributação da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Apucarana já realizou o lançamento do ISS Fixo, ISS Estimado, Alvará de Licença para Funcionamento e Alvará de Vigilância Sanitária do exercício de 2014. Ao todo são 9 mil empresas, entre comércio em geral e prestadores de serviço, que têm até o dia 10 de abril para saldar as taxas e ficar em dia com o fisco municipal.

Ao todo, o valor global lançado é de cerca de R$3,5 milhões. A novidade para este ano, alerta o secretário da pasta, Marcello Augusto Machado, é que os contribuintes de Apucarana terão que imprimir o boleto para pagamento pela internet. “Até o ano passado eram emitidos e enviados os clássicos carnês. A partir de agora, implantamos o sistema online, para dar mais agilidade ao processo”, comunica.

Segundo o superintendente de Tributação, Anderson Tonin, o acesso ao sistema é simples e rápido. “O primeiro passo é acessar o site oficial da prefeitura, no endereço http://www.apucarana.pr.gov.br e, já na página principal, na galeria “Serviços Online”, clicar no ícone “ISS Emissão de Carnê”. Feito isto, na tela seguinte vai ser solicitada a seleção do tipo de cadastro. A escolha deve ser pelo “Mobiliário”. A partir daí o contribuinte vai escolher o tipo de carnê (taxa), o exercício e a opção de impressão (parcela, carnê completo, parcelas vencidas ou a vencer)”, detalha Tonin.

Apesar da tecnologia já estar bastante democratizada, o superintendente diz que o contribuinte que por ventura não tenha acesso a um computador conectado à internet pode solicitar impressão junto ao setor de tributação, que fica localizado no térreo do prédio administrativo central da prefeitura.

Fiscalização – Contados 10 dias do vencimento das taxas municipais, a Superintendência de Tributação comunica que vai fazer um pente fino nos inadimplentes. “Realizaremos uma fiscalização e, além de ter que recolher ao cofres municipais o imposto devido, o inadimplente deve estar ciente de que estará sujeito a pagar juros e multa de 1 a 100 UFM (Unidade Fiscal do Município)”, esclarece Anderson Tonin, responsável pelo setor. De acordo com ele, o valor atual de uma UFM corresponde a R$56,59.

Mais informações sobre o novo método para pagamento das taxas em Apucarana podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, pelo telefone 3422-4000.