Cipeiros da área da saúde são empossados

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) empossou nesta quarta-feira (05/02) a nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O enfermeiro Luciano Pereira da Silva assumiu a presidência da comissão e vai substituir o também enfermeiro Lauro Alberto Vieira dos Santos. O ato, realizado na sala de reuniões da AMS, contou com a presença do secretário interino da Saúde, Roberto Kaneta, e dos vereadores José Eduardo Antoniassi e Aurita Bertoli.

Junto com o presidente, assumem os demais membros da CIPA, formada por oito componentes, entre titulares e suplentes. Parte dos integrantes foi indicada pelo gestor municipal – prefeito Beto Preto – e o restante foi escolhida, em dezembro, através de votação entre os funcionários da AMS.

Ao deixar o cargo, o enfermeiro Lauro dos Santos fez um balanço das principais ações do mandato, que teve duração de um ano. “Viabilizamos 500 pares de sapatos de segurança, mata-cachorro e antenas de segurança para 8 motos, além da troca de pneus de muitos veículos e de extintores em diversas unidades de saúde”, cita.

O secretário de Saúde destacou as ações educativas e preventivas, entre as quais a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). “Realizamos também no ano passado a estruturação da saúde do trabalhador, com a definição do grau de risco. O nosso objetivo é corrigir algumas distorções, como a do pessoal administrativo, que trabalha no mesmo ambiente dos outros profissionais e não recebe adicional de insalubridade”, explica.

De acordo com o enfermeiro Luciano da Silva, que vai presidir a CIPA pelo próximo ano, as principais ocorrências verificadas na área de saúde estão relacionadas com materiais perfurocortantes, como lâminas e agulhas. “Vamos dar andamento aos trabalhos, observando os setores e buscando capacitar os profissionais”, planeja.