Cinco UBS comemoram Dia da Mulher no sábado

Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Apucarana vão desenvolver atividades comemorativas ao Dia da Mulher neste sábado (22). No posto de saúde Takaidi Myadi, do núcleo habitacional Dom Romeu, as atividades, de saúde e beleza, estarão à disposição das mulheres do bairro entre 9 e 17 horas. No local será ofertado exame preventivo contra o câncer de útero, atendido pedido para mamografia e prestado serviço odontológico. Também poderão ser feitos testes rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV e uma equipe de nutricionista e fisioterapeuta estará presente para orientações. Os cuidados com a beleza, por sua vez, ficarão por conta dos serviços de esmaltação de unha e designe de sobrancelhas.

A programação da UBS Orestes Marquito, do Jardim Marissol, começa às 8 horas com uma caminhada ecológica, seguida do café da manhã. Ao longo do dia, até as 17 horas, ficam disponíveis os seguintes atendimentos: verificação de pressão arterial, peso, altura e teste de diabetes. No entanto, dois serviços – o de exame preventivo e a pesagem do programa bolsa família –  devem ser previamente agendados no postinho.

No Jardim Aclimação, o postinho Miyoji Kogure, vai ficar aberto entre 13 e 17 horas, com a oferta de exames preventivo do câncer de colo de útero e de câncer bucal, exame clínico de mama. Ainda estão agendadas palestras abordando a prevenção de doenças na mulher.

Na UBS Pedro Barreto (Vila Reis) os atendimentos também vão se concentrar no período da tarde (13 às 17 horas) com atualização de vacinas, serviço odontológico e coleta de preventivo. O mesmo horário será cumprido no posto de saúde Bolivar Pavão (Jardim América). No local haverá coleta de preventivo e exame clínico de mama.